Você sabia que vulcões, terremotos e até tsunamis já atingiram o Brasil?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      21/09/15 às 19h32

O Brasil é visto quase sempre como um país completamente protegido de desastres naturais. Apesar de fenômenos como enchentes e deslizamentos, por aqui não há a ocorrência de furacões, terremotos, tsunamis ou vulcões em erupção, certo?

Talvez nem tanto, isso porque o território brasileiro já foi palco de alguns desses desastres naturais há algum tempo. Atualmente não há relatos de que novos desastres como os do passado possam acontecer, no entanto é bom dar uma espiadinha em como eles ocorreram.

Aliás, nem é preciso voltar muito na linha do tempo para relembrar fenômenos naturais que causaram estragos, em 2009, 2011, 2014 e até esse ano alguns tornados atingiram cidades brasileiras. Mas eles não foram os únicos, veja os desastres naturais que atingiram o país ao longa da sua história:

Terremotos

terremoro

Em 31 de janeiro de 1955 um tremor atingiu a Serra do Tombador, no Mato Grosso. Esse foi o maior terremoto já registrado no país. Para você ter um ideia, ele atingiu 6,2 pontos na escala Richter (em uma contagem de 2,0 a 10,0), sendo considerado forte.

Como na época havia uma população escassa na região, o terremoto acabou não causando tantos danos. No entanto, se ele tivesse ocorrido em uma cidade maior e mais povoada, seria capaz de levar ao chão casas e prédios, bem como causar fissuras nas ruas e estradas.

A região em que o terremoto ocorreu é considerada bastante sísmica, já que há uma falha geológica por lá. Além do histórico terremoto, outros eventos sísmicos em magnitudes menores ocorreram por lá.

Vale lembrar também os terremotos de pequenas magnitudes que ocorreram em outras regiões do país recentemente. Como foi o caso dos tremores que atingiram a cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, no ano de 2012, por exemplo.

Tsunami

tsunami

Além do forte terremoto, há registros de que um tsunami atingiu o Brasil. A onda gigante teria assolado a Vila de São Vicente em 1542, no litoral paulista. Na ocasião, o mar teria alcançado ondas de 8 metros, atingindo a vila.

De acordo com registros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, é possível ver as primeiras igrejas de São Vicente debaixo d'água com o uso de equipamentos de mergulho. As estruturas seriam a prova de que o tsunami realmente ocorreu no local durante o século XVI.

Vulcão

vulcão

Sim, há vulcões no Brasil! Mas por sorte eles não oferecem risco, apenas representam o passado geológico do Brasil e até mesmo do mundo. Muita gente não sabe, mas alguns vulcões inativos localizados na região da Amazônia são considerados os mais antigos do planeta, com cerca de 1,9 bilhões de anos.

Por sorte, esse vulcão nunca voltará à atividade, já que o seu ciclo foi encerrado há milhões de anos. Além dos vulcões amazônicos, também há outros espalhados pelo território nacional. Se você quiser saber mais sobre eles, veja também a nossa matéria sobre vulcões no Brasil.

Bônus: O que acontece quando você pisa na lava?

lava

Que os vulcões são extremamente perigosos, isso todo mundo sabe. A cinza vulcânica e a lava são capazes de destruir cidades inteiras e também causar a morte de pessoas. O que ninguém imagina é o que acontece quando você pisa na matéria expelida pelos vulcões.

Como a lava nada mais é que "rocha derretida", quando você pisa nela o seu pé não afunda completamente, como ocorreria em água fervente, por exemplo.

Ele apenas causa um certo afundamento na sua superfície, ou seja não seria possível mergulhar na lava, você apenas afundaria um pouco e se queimaria, mas não ficaria submerso. A explicação para isso é muito simples, a lava é muito densa, logo a tensão superficial é grande.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+