Ciência e TecnologiaCuriosidades

Você tem lavado as mãos da maneira errada a vida inteira

0

Seja em casa ou na escola, passamos por vários estágios de aprendizagem. Sejam eles educacionais, culturais, higiênicos ou de comportamento. A infância é o período mais importante da nossa vida, pois é o momento que todos esses ensinamentos nos são passados, influenciando diretamente nas escolhas que faremos, o que iremos nos tornar e a forma de vida que teremos.

Com o passar do tempo vamos distribuindo esses ensinamentos na nossa personalidade e no nosso dia a dia. Entretanto, conforme a idade vai chegando, vamos descobrindo junto com ela que há algumas mentirinhas nas informações que são passadas para nós durante a infância. Sendo elas históricas, culturais e até mesmo de práticas diárias que desempenhamos todos os dias.

Pensamos nisso, descobrimos que um dos nossos hábitos mais comuns, o famoso ato de higienizar as mãos, foi passado para nós de forma errada. Lembra da canção, que dizia: “Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira, antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira, lava uma mão, lava a outra mão…”?! A canção está certa, porém, é a forma de lavar que está errada. Pra dar uma pitada de nostalgia nesse assunto tão habitual, vai escutando a música enquanto a gente te ensina a forma certa de lavar as mãos:

Por que está errado?

Segundo os produtores da web-série  You’re Doing It Wrong (você está fazendo isso errado) que pesquisaram formas mais eficazes de lavar as mãos, o jeito no qual fomos educados para lavar as mãos não é nenhum pouco eficaz para a eliminação de germes presentes nas mãos e 95% de nós não sabe disso.

Enquanto um grande número de pessoas não usam sabonete para lavar as mãos, outra parcela maior ainda nem mesmo lava as mãos após usar o banheiro. O que é um hábito extremamente perigoso, pois uma grama de fezes humana pode chegar a conter um trilhão de germes.

Depois de muito se pesquisar sobre o assunto, descobriu-se que a grande maioria da população quando vai lavar as mãos concentram-se nas palmas e costas, enquanto o foco deveria ser na ponta dos dedos, a parte que mantém mais contatos com objetos, e entre os dedos, o lugar que as bactérias se escondem, pois é pouco tocado na hora de higienizar as mãos. Além disso, também é importante dedicar no mínimo 20 segundos para a lavagem, em baixo de água corrente e sabonete.

Além da maneira que lavamos as mãos estar errada, a forma de enxugar também prejudica na eliminação dos germes. Uma mão úmida é ainda mais propensa a disseminação de germes do que uma seca, por isso é importante utilizar papel toalha na hora de enxugar. Secadores não são recomendados, pois não conseguem secar as mãos direito, deixando a pele propícia ao acúmulo de germes. Além disso, é importante a periodicidade do hábito.

25 comidas que todo brasileiro simplesmente adora

Artigo anterior

Se um homem levar uma pancada forte no saco escrotal, ele pode realmente ficar estéril?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido