Curiosidades

Você teoricamente pode ser rei desses lugares!

Liberland
0

Muitos anos atrás, as pessoas tinham a prática de viajar pelos oceanos em busca de novas terras com a crença de que ninguém era dono daquele território. Quando chegavam, apesar dos habitantes naturais locais, se proclamavam reis e rainhas daquele lugar e começavam a alterar a terra como bem quisessem. Inventaram leis, fizeram construções e levaram pessoas de outros lugares para povoar a terra.

Hoje em dia, pode parecer que essa é uma realidade muito distante. Afinal, já temos até imagens da Terra do espaço. Já temos navios, carros e aviões que são capazes de chegar em cada canto do mundo, então tudo já foi descoberto. Mas essa não é a realidade. Vamos conhecer esses lugares? 

Marie Byrd Land

Marie Byrd Land

Reprodução

Vamos começar pela Marie Byrd Land. Se o seu sonho for ter um reino não só próspero como grande, é hora de olhar Marie Byrd Land. Esse lugar é o maior território não reivindicado na Terra e, antes que você comece a olhar voos para conhecer seu possível reino, pense bem. A área é do tamanho da Groenlândia e está no Polo Sul, onde o clima nunca esquenta mais que 0 graus.

Seu reino seria de montanhas rochosas e áridas com uma cobertura de gelo de 4km de espessura! A Marie Byrd Land é uma porção da Terra da Antártida, a leste da plataforma de gelo Ross, que foi descoberta em 1929 por Richard Byrd, um famoso explorador que quis homenagear sua esposa. 

Por conta das condições terríveis, mesmo para os padrões da Antártida, e por ser remota, a Marie Byrd Land não foi reivindicada por nenhuma nação, mesmo com uma área de 1 milhão e 600 mil quilômetros quadrados. Mas, acredite, você não seria o primeiro a ter essa ideia. Em 2001, um homem chamado Travis McHenry reivindicou o local e deu o nome de Protetorado de Westartica. 

Para ser reconhecido e confirmar sua posse, ele enviou uma carta para todos os países signatários do Tratado da Antártida, mas, ninguém respondeu, então a reivindicação não foi reconhecida. Se você acha que consegue o apoio das nações, então vá em frente!

Liberland

Liberland

Reprodução

Não desista dos seus sonhos e se inspire no tchecoslovaco chamado Vit Jedlicka. Ele conseguiu estabelecer um reino em abril de 2015 quando descobriu 75km quadrados de terras sem dono e desertas. O território é coberto por florestas e está espremido entre a Croácia e a Sérvia. 

Quando Vit viu que não havia habitantes no local, ele se declarou presidente, alegando que o propósito era construir um país em que pessoas honestas pudessem viver com prosperidade, sem esquemas de corrupção e opressão, que fazem a vida mais difícil do que deveria ser. 

Parece ser ótimo, mas a Croácia logo descobriu e não ia deixar barato. Onde já se viu uma pessoa comum ter essa liberdade? No mês seguinte, a Croácia começou a cercar o acesso ao Liberland, detendo e condenando por invasão qualquer pessoa que tentasse entrar no local.

Assim, em maio de 2016, criaram uma lei que tornava ilegal a travessia naquele local. Muitas pessoas dizem que Vit criou o país só para chamar atenção da mídia, mas ele recebeu 20 mil pedidos de cidadania só no primeiro ano.

Ele viaja o mundo promovendo seu país, mas a Croácia ainda condena qualquer pessoa que pisa no Liberland. Parece que nunca vamos descobrir se esse país seria bom ou não…

Ilhas Lagoan

Ilhas Lagoan

Reprodução

Se tornar um governante não é só ser responsável por um território e estabelecer as leis. Se você fosse um governante, poderia construir uma nova sociedade por completo. Você poderia emitir cédulas novas ou erradicar o uso do dinheiro, promovendo uma sociedade de troca de bens e serviços, por exemplo. Mas, parece ser muito trabalho para uma extensão tão pequena como as Ilhas Lagoan.

Essas pequenas ilhas estão no meio de uma represa chamada Baffins, na cidade inglesa de Portsmouth. O lago e as ilhas datam de 1194 e já foram governados por diferentes nações ao longo dos anos até 1912, quando se tornou um parque público, que foi vendido por Portsmouth.

Em 2005, por alguma razão, o professor local Louis Robert Harold Stephens estava olhando o acordo e viu que ele não mencionava as ilhas do lago. Então, ele fez o que qualquer um faria e se tornou rei. Na verdade, ele se nomeou Grão-Duque das três ilhas, dando-lhes o nome de Ilhas Lagoan.

Ele estava bem dedicado com a história e chegou a desenhar sua própria bandeira, brasão e emitiu suas próprias notas de dinheiro. Mas, algo aconteceu nesse meio tempo, porque investigações mostram que as Ilhas Lagoan estão novamente sem dono. Daqui a pouco os patinhos vão reinar nas Ilhas e veremos a primeira nação de animais! 

Quem são os grandes guerreiros do Japão Feudal?

Matéria anterior

As decorações mais bonitas do BBB até hoje

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos