Você teria coragem de caminhar sobre a lava de um vulcão? Esse cara teve!

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      16/12/14 às 21h51

A gente espera que você nunca precise correr ou mesmo presenciar um vulcão em erupção, a menos que seja uma escolha sua, claro. Mas, se caso isso aconteça, por favor, não repita o que você vai ver no vídeo, logo abaixo.

Isso porque esse homem - que deve ter sérios problemas mentais  ou um profundo conhecimento sobre vulcões - simplesmente confiou na resistência da fina camada resfriada de uma filete de lava (em plena atividade) o suficiente para arriscar sua vida e andar sobre ela. É mole?

Veja no  vídeo:

De acordo com especialistas no assunto, esse tipo de lava é conhecido como "pahoehoe", que em havaiano quer dizer "sobre a qual se pode andar". Esse, inclusive, é o único tipo de lava vulcânica que não destruiria qualquer coisa ao entrar em contato com sua superfície, já que sua parte externa esfria e acaba formando uma película exterior à medida que segue seu percurso e as rochas que vai encontrando pelo caminho passam a atuar como uma espécie de isolamento. Mas, mesmo assim, é preciso muito cuidado, já que a parte interna do filete de lava continua mortalmente aquecido.

Conforme quem entende do assunto, embora não seja bom confiar apenas na avaliação feita pelo olhar, as lavas pahoehoe costuma ser caracterizadas por superfícies lisas e por uma aparência trançadas, muito semelhante às cordas.

Clique para conhecer também 10 fenômenos naturais assustadores e extraordinários que vão te surpreender.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+