• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fenômenos naturais assustadores e extraordinários que vão te supreender

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      05/11/14 às 19h06

A palavra "extraordinário", usada no título, não é por mero acaso. Os itens de nossa lista são raríssimos, e, se não por fotos e vídeos, provavelmente a mairia de nós passaria a vida inteira sem jamais vê-los. Mas graças à coragem de fotógrafos e à internet, podemos imaginar estar diante desses colossos da natureza, gigantes de eletricidade, gelo e luz que nos emocionam e assustam - e não é pra menos, afinal, imagine só estar perto de um vulcão em erupção, algo já bastante tenso, e presenciar uma cena como a do primeiro item, abaixo:

Raios vulcânicos

112-600x400

A chamada "tempestade suja" é gerada pela carga elétrica gerada pelo calor da lava, além da poeira de cinzas, gases e gelo, que separa moléculas e cria diferenças de temperatura e pressão que "descolam" átomos, que criam um rastro luminoso entre si - o famoso relâmpago.

Bolhas de gelo

bolha-lago-congelado

Comuns no Lago Abraham, no Canadá, acontecem pela liberação de gases pelas plantas que vivem nas águas do local, o que cria esse aspecto belíssimo para o lago em épocas de gelo.

Marés vermelhas

habmare vermelha

Também por causa de algas, pode também acontecer em tonalidades de rosa e até verde, e geralmente está associada com as mudanças de estação, que afetam as algas.

Dedo da Morte

https://www.youtube.com/watch?v=q7hkdiVuMb0#t=39

Também chamado de "brinicle", acontece quando o gelo ou água muito gelada, na superfície, começa a descer para as camadas inferiores, criando um pequeno "tornado de gelo" aquático que congela qualquer coisa na qual encostar na hora. Sim, qualquer coisa.

Pilares de luz

Jari-Kankaanpaa-Dimond-dust_1390171493

Acontece pelo reflexo da luz em superfícies planas cobetas de gelo, e geralmente acontecem com maior frequência durante o pôr do Sol.

Relâmpagos de Catatumbo

Lightning-storm-642x336

Acontecem na região venezuelana do título, que o local com maior incidência de raios no mundo, com 280 por hora, geralmente acontecendo em 140~160 noites por ano e durando 10 horas. Além disso, a intensidade luminosa é tanta que é possível ver os trovões a 200 km de distância, com raios de mais de 10 km.

Parélio

parélio 4

Esse halo luminoso acontece pela refração da luz em cristais de gelo na amosfera, geralmente de nuvens, e entrando em contato com a luz solar.

Trombas d'água

post (1)

Esse mortal e belo fenômeno acontece quando a umidade do ar é tamanha que as partículas começam a se condensar e formar o fenômeno, que não "puxa" a água, diferentemente do que parece.

Penitentes

Snow_penitentes_pictures_7

Essas gigantescas navalhas de gelo são formadas em regiões montanhosas, onde há temperaturas geladas apesar da incidência direta do Sol, que derrete a água transformando-a diretamente em vapor, criando "buraco" e fissuras que acabam por moldar essas mortais obras naturais.

Supercélulas

tempestade2

 

Tempestades caracterizadas por um mesociclone, ou seja, uma corrente de ar que adentra a nuvem, criando uma ampliação da área afetada e também tempestades severas, que podem desembocar em tornados e muita atividade elétrica.

 

Assustado? Maravilhado? Continue o passeio na nossa galeria de GIFs naturais.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+