Curiosidades

10 alimentos que podem te auxiliar no alívio da ressaca

0

Que atire a primeira pedra aquele que jamais jurou nunca mais beber após acordar de ressaca depois de uma noitada. O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito mundial e também muitas vezes saudável para a interação social entre amigos, familiares e colegas de trabalho.

Os famosos “happy hours” ou as confraternizações do tipo empresarial, datas comemorativas, aniversários, casamento, formaturas, entre outros, são oportunidades convidativas para “abrir uma gelada”. É na empolgação do momento e no auge da diversão que passamos do limite estabelecido pelo nosso próprio corpo.

Até existem técnicas e medicamentos que nos auxiliam a evitar uma ressaca, como os famosos remédios para o fígado. Entretanto, nem sempre essas técnicas são suficientes para evitar as consequências no dia seguinte. Apesar dos pontos “positivos” do consumo de álcool, nutricionistas alertam para os malefícios que esta prática traz para o nosso organismo.

Dentre os principais prejuízos estão a queima de massa muscular, a desaceleração do metabolismo, o aumento do nível de cortisol e a piora na qualidade do sono. Sem falar que o consumo de álcool inibe os nossos sentidos. Explicados os malefícios, vamos ao ponto principal do nosso artigo. A famosa ressaca.

Cientificamente falando, você sabe o que é uma ressaca? De acordo com especialistas, a ressaca nada mais é do que o aumento do nível de concentração de álcool no nosso sangue, que faz com que haja a diminuição de hidratação do nosso organismo.

Entre os sintomas mais comuns e que caracterizam esta reação, temos:

  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor de estômago;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Sono;
  • Irritação;
  • Dor nos olhos;
  • Sensibilidade à luz e ruídos;
  • Sede;
  • Sensação de boca seca;
  • Dificuldade de concentração.

Não há um medicamento que evite os sintomas da ressaca, todavia, há técnicas e alimentos que podem auxiliar no alívio dos sintomas. Desta forma, separamos uma lista de alimentos que podem melhorar a ressaca.

Conheça a lista de alimentos que auxiliam no alívio da ressaca

Foto: Reprodução

Ingestão de água de coco

Por causar um efeito diurético em nosso organismo, o que resulta no excesso de idas ao banho, nosso corpo acaba liberando uma quantidade maior de água e sais minerais. Desta forma, a ingestão de água de coco auxilia na reposição destes minerais, pois é rica em potássio, magnésio e sódio.

Suco Natural de Frutas

Tomar suco natural de frutas auxilia na reidratação, desintoxicação e reposição de micronutrientes no organismo.

Ovo

Por ser um alimento com a presença de acetilcolina, trata-se de um antioxidante natural que evita lesões musculares e auxilia o corpo na recuperação do organismo. Esse alimento é também rico em nutrientes, vitaminas e minerais.

Ingestão Água

Este é, sem dúvida, o item mais importante da lista. Independente da ingestão de álcool e da ressaca, o consumo de água deve ser constante, pois é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Entretanto, a respeito do consumo de água como forma de aliviar os sintomas da ressaca, devido à diurese e enquanto o organismo ainda se encontrar desidratado, nosso corpo sentirá os efeitos causados pelo álcool e, dessa forma, demorará a se recuperar.  O recomendado é que o consumo de água seja feito antes, durante e após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Chá de gengibre

É um forte aliado no alívio de enjoos e náuseas, assim, proporcionará um bem-estar e auxiliará na recuperação de forma mais agradável.

Água com limão

Ajuda o corpo a se recuperar do processo de desidratação causado pelo consumo de álcool.

Folhas verdes escuras

Por se tratar de alimentos desintoxicantes, colabora na eliminação do excesso de álcool do organismo.

Frutas

Ricas em água e nutrientes, as frutas auxiliam na reidratação e na eliminação de toxinas.

Chá de hortelã

Aliado no processo de hidratação do corpo e no processo digestório.

Macarrão

Por se tratar de um alimento com alto índice de carboidratos, faz com que os níveis de açúcar no sangue se elevem.

Fonte: Uol

 

Vacina em spray para tratar o mal de Alzheimer?

Artigo anterior

Crianças famosas que não envelheceram bem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido