Ao pensar em um bom café da manhã, muita gente pode se lembrar de consumir um copo de iogurte, um pequeno cafezinho ou um delicioso suco de laranja. Na verdade só a menção desses ingredientes já é capaz de trazer a imagem de um café da manhã perfeito para a maioria das pessoas.

Apesar disso, no entanto, não é qualquer coisa que podemos comer logo pela manhã. Nesse momento, depois de longas horas de sono, o nosso corpo está saindo de um estado de repouso e, com o estômago vazio, ainda não está pronto para processar qualquer ingrediente. Algumas comidas e bebidas podem causar problemas inesperados se consumidas nessa situação.

Nós listamos aqui alguns dos alimentos que você deve ficar longe logo pela manhã. A dica também vale para qualquer outro horário em que você esteja por muito tempo sem comer e com o estômago vazio. Confira.

1 - Doces

1

Comer doces e açúcar aumenta aos níveis de insulina, o que aumenta ações do pâncreas, que está sem trabalhar e praticamente “acordando”. Esse hábito frequente pode causar diabetes.

2 - Iogurte e produtos de leite fermentado

2

Se você come iogurte de estômago vazio, o ácido clorídrico formado no estômago mata as bactérias do ácido láctico. Por causa disso, comer produtos desse tipo para o café da manhã pode acabar trazendo bem menos benefícios do que poderia para o seu corpo.

Publicidade
continue a leitura

3 - Pêra

3

A fibra bruta encontrada nas peras pode danificar as delicadas membranas mucosas do sistema digestivo.

4 - Tomate

4

Tomates contêm altos níveis de ácido tânico, que aumenta a acidez natural do estômago. O problema pode acabar levando à gastrite e úlcera quando em estados mais graves.

5 - Pepinos e outros vegetais

5

Vegetais crus são alimentos ricos em aminoácidos. Apesar disso, podem causar azia, gases e dores abdominais, especialmente se consumidos com o estômago vazio.

Publicidade
continue a leitura

6 - Chá e café

6

Se a primeira coisa que você consome ao acordar é um copo de café, pode estar correndo risco de sofrer do azia e má digestão ao longo do dia. No caso dos chás em estômago vazio, o efeito pode ser de atrapalhar a produção de sucos gástricos e reduzir a acidez interna do órgão, além de diminuir o apetite.

7 - Álcool

drinks on a bar

Beber álcool com o estômago vazio faz com que a bebida vá diretamente para a corrente sanguínea. O álcool é distribuído rapidamente pelo corpo e deixa as veias mais largas. A bebida também provoca uma queda temporária na pulsação e pressão sanguínea.

8 - Banana

Publicidade
continue a leitura

8

Rica em poderosos antioxidantes e nutrientes, as bananas oferecem muitos benefícios de saúde. Apesar disso, comer uma dessas frutas de estômago vazio aumenta a quantidade de magnésio do corpo, o que pode deixar os níveis do mineral desbalanceados na corrente sanguínea e causar danos ao coração.

9 - Comida apimentada

9

As comidas apimentadas pode causar dano e irritação à mucosa estomacal, aumentando a produção de líquidos ácidos dentro do órgão. Isso pode contribuir para vários problemas comuns do sistema digestivo, provocando mal estar e cólicas.

10 - Frutas cítricas

10

As frutas cítricas são ricas em sucos extremamente ácidos que podem ser maléficos ao corpo se consumidos em estômago vazio. As frutas e sucos naturais carregam ácidos que, quando combinados com os ácidos naturais do estômago, levam a problemas de saúde como náuseas e azia.

Será que agora o seu cardápio vai sofrer com alguma mudança drástica? Qual desses alimentos e bebidas você tem o hábito de consumir de estômago vazio?

Publicado em: 03/11/16 17h47