• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 animes que fazem você se sentir desconfortável

POR Luara Vargas    EM Fatos Nerd      10/12/18 às 18h00

Nos animes, existe uma variedade gigantesca de títulos e gêneros para se explorar. Diante de tudo isso, é fácil encontrar produções ousadas, estranhas ou tocantes que possam te fazer ficar desconfortável enquanto assiste. Fale a verdade, você certamente já sentiu algum incômodo ao assistir alguma cena ou ao ler algum mangá. Pois saiba que você não é o único! Muitas obras possuem justamente tal intenção. Outras acabam pecando em não reconhecer os limites de animações coloridas, cenas grotescas ou até mesmo de personagens insuportáveis.

Mas não adianta abrir um sorrisinho que nesta listagem não vamos falar de nenhum hentai. Ao contrário disto, nomearemos animes mais comuns, de fácil acesso para todos os públicos. O desconforto que buscamos explorar é algo semelhante ao que os fãs sentem em relação a famosa cena de Fullmetal Alchemist, em que é revelado que a fofa Nina foi fundida em um cachorro por seu próprio pai. É aquele incômodo que entra em sua cabeça e faz você sentir que algo não parece certo. Contudo, uma coisa devemos admitir: no mundo das animações, a japonesa é, sem dúvidas, uma das que mais explora a liberdade criativa. Vamos ver?

10- JoJo Bizarre Adventure

Você já imaginou como seria uma viagem de ácido? Bem, Jojo pode te servir facilmente como exemplo. O anime é extremamente psicodélico e colorido, podendo causar um leve desconforto em algumas cenas. Além disso, o anime enfatiza bastante os dois vilões da série, trazendo um sentimento muito familiar ao que ocorre em Fullmetal.

O vilão Kira, por exemplo, pode causar bastante incômodo com suas façanhas como assassino. O que mais choca é que ele remete a qualquer pessoa comum, como aquele seu vizinho que aparentemente leva uma vidinha dentro da normalidade. Quando mata uma mulher, chamada Kira, ele possui um ritual de cortar sua mão e tratar o cadáver como sua namorada. Tal ato não é a melhor coisa do mundo de se assistir. Porém, não chega nem perto de tirar todo o brilho que o anime possui.

9- Happy Sugar Life

Não se engane com o visual fofinho ou com o título aparentemente alegre. Happy Sugar Life não é nada disso que parece. Conhece o filme Atração Fatal? Pois então, esta obra, lembra bastante a trama. O drama de horror certamente irá te incomodar bastante.

O anime conta a história de Satou, uma jovem que leva a vida dormindo com um rapaz a cada noite. Porém, tudo isso acaba quando ela conhece Shio, uma criança que ela jura ser o grande amor de sua vida. Nesta mistura de pedofilia e psicose, é retratado um relacionamento abusivo e muitos assassinatos. A grande pergunta que resta é: qual é o limite entre o amor e a obsessão? Junte todo o enredo com os traços inocentes e você ganha um anime repleto de tensão. É impossível assistir sem ficar desconfortável.

8- Mirai Nikki

Um dos mais notáveis animes yandare dos últimos tempos. Grande parte dos motivos que o levam a entrar nesta lista é uma de suas protagonistas, Yuno. A moça é completamente obcecada em Yukiteru, e é capaz de tudo para mantê-lo por perto (e qualquer outra pessoa longe). Além disso, sua personalidade dúbia é completamente incômoda.

Outro fator pelo qual listamos Mirai Nikki é a sua própria trama. Fala sério, um jogo em que o objetivo é assassinar outros jogadores não pode ser simples de assistir. O final do anime também conta pontos para o desconforto e até mesmo sua abertura consegue fixar na cabeça de quem assiste. Mas não de uma forma agradável. Desafiamos você a assistir e não se sentir ao menos um pouco incomodado com a experiência.

7- Shinsekai Yori

Mais um anime que brinca com o visual inocente mas que possui uma trama complexa. Talvez, se compararmos a obra com Black Mirror, fica mais fácil entender o motivo para ser desconfortável. A história trabalha o preço de se viver em uma utopia, abusando de frágeis criancinhas para narrar os acontecimentos.

Este mundo perfeito em que vivem, consiste em uma série de fatores que excluem tudo o que é considerado um erro. Até aqui, parece tudo certo. Porém, por exemplo, se uma criança acaba não apresentando boas notas no colégio, ela é "apagada" como se nunca tivesse existido. E é isso que acontece com uma das amigas de Saki, a protagonista. Ela e suas colegas perdem as memórias em relação a antiga companheira, o que desperta a visão de que nem tudo é maravilhoso em suas vidas.

6- Itou Junji: Coleção

Certamente você já se deparou com algumas imagens chocantes do mangá deste anime pela internet. Imagine um filme gore em formato de animação. O resultado é Itou Junji. Assim como um filme de terror japonês, este anime entra em sua cabeça e testa seu estômago.

Os episódios não seguem uma trajetória linear, sendo cada capítulo uma história diferente. Cada uma pior que a outra. Então pode-se selecionar alguns episódios aleatórios e se divertir. Um dos mais notáveis é sobre uma personagem que tem a missão de fazer com que homens se apaixonem tanto por ela, a ponto de sentir vontade de matá-la.

5- Ima, Soko ni Iru Boku

O personagem principal é transportado para uma realidade alternativa, onde água é um recurso raro e crianças são forçadas a se tornarem soldados. Ele apenas aceita a situação, mostrando-se um herói otimista e esperançoso. Porém, as coisas começam a ficar desagradáveis quando o público é apresentado a Sara, um adolescente que serve o exército de uma forma... diferente. Digamos que ela é bastante "aproveitada" pelos soldados.

A proposta é moralmente desconfortável, sendo difícil até mesmo falar sobre. Visualmente, é muito desconfortável de assistir. Além de colocar em jogo até onde vai o ser humano para defender o que acredita.

4- Kodomo no Jikan

Imagine uma história com um professor recém formado e suas alunas menores de idade. Esta é a proposta de Kodomo no Jinkan. O anime parece fofo, mas vai te deixar desconfortável com a forma como as garotinhas são retratadas na história.

A série foi tão controversa que a empresa pensou seriamente se seria certo liberá-la. Um detalhe importante que deixei de fora: as meninas têm apenas 9 anos.

3-  Elfen Lied

Com certeza, muitos leitores imaginaram que este anime estaria na lista. A obra, que foi até mesmo banida na China, não deixa os espectadores desconfortáveis apenas pela nudez e violência, mas principalmente pelo apelo emocional que entrega. As cenas perturbadoras, embaladas com a natureza das personagens principais, provoca desconforto e questionamentos sobre a capacidade humana de crueldade.

Além da primeira cena do anime, onde Lucy assassina brutalmente dezenas de soldados que a mantinham em cativeiro, outra que abala muito o público é um flashback de sua infância. Neste flahsback, ela observa um grupo de garotos torturarem brutalmente um cachorro de rua. A filosofia por trás do anime é o que o torna tão famoso e, ao mesmo tempo, tão desconfortável.

2- Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai

O anime é desconfortável justamente por toda a tristeza que irá te proporcionar. Ano Hana é uma daquelas obras que, no final, fazem com que você encare a tela por alguns minutos, refletindo sobre o que acabou de assistir.

A história trabalha com os efeitos que os laços podem causar na vida das pessoas. Além de como a morte pode ser para quem passa por ela. Na época de seu lançamento, o anime foi tão cativante que a banda responsável pela música de encerramento, mesmo separada há vários anos, se juntou mais uma vez para um show especial em homenagem à obra. Vale muito a pena superar o desconforto e assistir o anime por completo. Indicamos o título para todos aqueles que adoram um belíssimo drama.

1-Attack On Titan

Antes de se perguntar o motivo pelo qual incluímos o anime na lista, responda: no princípio, a aparência dos Titans não te incomodou nem um pouco? O autor do mangá já confidenciou que desenho não é muito o seu forte. Porém, mesmo assim, os traços de Attack On Titan são bem intensos. Mesmo que a boa história acabe prendendo o público e ofuscando o incômodo, não é tão estranho pensar em cenas que não são muito agradáveis de assistir. Imagine morar em um mundo constantemente atacado por seres bizarros que se alimentam de humanos? Não parece algo muito confortável.

Qual outro anime já te causou essa mesma sensação? Você consegue assistir as obras que listamos aqui numa boa? Conta pra gente!

Próxima Matéria
Luara Vargas
Um conjunto de coisas estranhas. Insta: @luara_vargas
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+