Curiosidades

10 bilionários que entraram e saíram da lista da Forbes de 2021

0

Quem nunca sonhou em ser bilionário? Todos nós, ao menos uma vez, pensamos em como seria a vida com tanto dinheiro e como seria poder ter absolutamente tudo que quiséssemos. Mas até mesmo os bilionários sentem as dinâmicas de economia e os mercados de ações mais fracos.

Como resultado, nem todos os bilionários ficam super ricos para sempre, mas ainda assim, eles podem chegar a figurar na lista feita pela revista Forbes por algum tempo. Esse ano não foi fácil para ninguém, e até mesmo o mundo dos negócios foi moldado pela pandemia e uma enxurrada de ofertas públicas de ações (IPOs) foram bem tumultuadas.

Tudo isso fez com que uma nova lista de bilionários fosse feita. O curioso é que alguns desses nomes figuraram entre os bilionários do mundo por apenas meses, dias ou até mesmo minutos.

Um dos principais fatores causadores dessa mudança tão rápida na riqueza dessas pessoas foi o desempenho fraco de várias empresas depois que elas estrearam no mercado de ações.

Bilionários

Como investir

Durante a pandemia, as chamadas Spacs, empresa conhecidas como “empresas de cheque em branco” ficaram bastante populares porque abriram as comportas para uma corrida de empresas que queriam abrir o capital sem a burocracia de um IPO tradicional.

Nesse sentido, vários começos que foram bastante promissores foram seguidos por preços de ações despencando. Contudo, não foram somente as Spacs o fator para a volatilidade vista em 2021.

Além delas, metade das empresas que conseguiram levantar mais de um bilhão em IPOs em 2021 estavam negociando abaixo de seus preços de listagem em novembro, como mostraram os dados da Dealogic, citados no Financial Times.

Um exemplo disso são as ações do aplicativo de relacionamento Bumble. Ele arrecadou 2,2 bilhões de dólares a uma avaliação de 8,6 bilhões de dólares em fevereiro. Porém, no dia 14 de dezembro as ações já tinham acumulado uma queda de 50%.

Outro fator que influencia nesse ganho, e de forma desproporcional, é a pandemia. Isso porque, as medidas restritivas para o combate ao COVID-19 prejudicaram e beneficiaram setores diferentes de uma maneira desigual.

Mostramos, aqui, alguns nomes que foram bilionários por pouco tempo nesse ano, e que entraram e saíram da lista da Forbes. Eles estão listados em ordem crescente de tempo que estiveram na lista. Seus patrimônios líquidos são os calculados até o fechamento dos mercados no dia 15 de dezembro de 2021.

1 – Anthony Tan

Forbes

Tan é o co-fundador e CEO da Grab. Ele figurou na lista dos bilionários do mundo por menos de um dia. O homem ficou bilionário por algumas horas no dia dois de dezembro depois do IPO da Grab. Seu patrimônio líquido é de 600 milhões de dólares.

2 – Tim Chen

Forbes

Ele é fundador e CEO da Nerdwallet. Assim como Tan, ele também figurou na lista de bilionários por menos de um dia. Chen entrou na lista quando sua empresa, Nerdwallet, abriu o capital em quatro de novembro. Atualmente, o patrimônio líquido dele é de 499 milhões de dólares.

3 – Jean Qing Liu

Forbes

Ela é presidente Global da DiDi. Junto com seu marido, Will Wei Cheng, CEO e presidente da empresa, ela se tornou bilionária quando a DiDi listou suas ações na Bolsa de Valores de Nova York em junho. Contudo, ela figurou na lista por menos de uma semana. Seu patrimônio líquido hoje em dia é de 466 milhões de dólares.

4 – Joe Ben Bevirt

Forbes

O fundador e CEO da Joby Aviation ficou bilionário com o IPO de agosto via fusão SPAC de sua empresa de táxi aéreo elétrico com sede em Santa Cruz, Califórnia. Isso garantiu que Bevirt ficasse na lista dos bilionários por menos de três meses. Hoje em dia seu patrimônio líquido é de 670 milhões de dólares.

5 – Carl Daikeler

Forbes

O CEO da BeachBody abriu o capital de sua empresa de produtos fitness doméstico através da fusão da SPAC em junho. Daikeler tinha a esperança de aproveitar o ímpeto da pandemia. Com isso, ele esteve na lista de bilionários por menos de quatro meses. Atualmente seu patrimônio é de 320 milhões de dólares.

6 – Anne Wojcicki

Forbes

Essa mulher é co-fundadora da 23andMe. Wojcicki viu os testes de DNA de sua empresa se tornarem um fenômeno. Como resultado, ela abriu o capital da empresa de testes genéticos de 15 anos em junho e se tornou bilionária no processo. Ela figurou entre os bilionários do mundo por menos de seis meses. Seu patrimônio líquido é de 765 milhões de dólares.

7 – Anthony Hsieh

Forbes

O fundador e CEO da LoanDepot deu uma nova chance ao IPO e supervisionou a estreia no mercado de ações de fevereiro da sua empresa. Esse IPO aumentou o patrimônio líquido de Hsieh para cerca de dois bilhões de dólares. Mas ele ficou no ranking de bilionários por menos de oito meses. Hoje, seu patrimônio líquido é de 649 milhões de dólares.

8 – Whitney Wolfe Herd

Forbes

Ela é co-fundadora e CEO do aplicativo Bumble. Herd se tornou a bilionária self-made mais jovem do mundo quando abriu o capital da empresa de aplicativo de namoro em fevereiro. Isso fez com que ela ficasse na lista por menos de 11 meses. Até o momento de fechamento da lista, seu patrimônio era de 970 milhões de dólares.

9 – John Foley

Forbes

Foley é o fundador e CEO da Peloton. Ele apareceu pela primeira vez na lista de bilionários da Forbes em abril, com um patrimônio de 1,5 bilhão de dólares. No entanto, a empresa de equipamentos de ginástica tem lutado com a reabertura das academias. Por isso, Foley saiu da lista de bilionários depois de menos de um ano. Hoje, seu patrimônio é de 707 milhões de dólares.

10 – Jack Schuler

Forbes

Esse homem é filantropo e investidor no setor de saúde. Schuler é recém-chegado na Lista Mundial dos Bilionários da Forbes. Ele esteve na lista em abril, mas também ficou nela por menos de um ano. Hoje, seu patrimônio é de 757 milhões de dólares.

Fonte: Forbes

Imagens: Forbes, Como investir

Qual é a nova parte do corpo humano?

Matéria anterior

Quanto ganhava um Rebelde?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos