Entretenimento

Qual é a nova parte do corpo humano?

0

Na parte lateral da bochecha está presente o músculo masseter, o mais proeminente da mandíbula. Esta parte do corpo humano é descrita nos livros de anatomia tradicional como um músculo formado por duas camadas: uma superficial e uma profunda. No entanto, agora foi descoberto uma nova parte dos músculos da mandíbula.

A informação foi divulgada por um grupo de pesquisadores da Suíça que afirmam ter descoberto uma terceira camada, que é ainda mais profunda, do masseter.

“Embora seja geralmente presumido que a anatomia dos últimos 100 anos encontrou tudo o que poderia ser encontrado no corpo humano, nosso achado é equivalente à descoberta de uma nova espécie de vertebrado pelos zoólogos”, declarou, durante um pronunciamento, o co-autor do estudo, Jens Christoph Türp. Ele também é professor do Centro Universitário de Medicina Dentária em Basel, na Suíça.

O masseter é o músculo utilizado para mastigar alimentos sólidos. Ele está localizado entre a mandíbula e as maçãs do rosto. A nova parte do músculo foi batizada como seção coroide (Musculus masseter pars coronidea).

A pesquisa foi publicada em 2 de dezembro no periódico Annals of Anatomy – Anatomischer Anzeiger. Esse estudo ainda demonstra que podem ser descobertas outras partes do corpo humano.

Estudo para identificar a nova parte do corpo humano

Szilvia E.Mezey et.al

Para realizar a pesquisa, os cientistas estudaram uma mandíbula fixada com formalina. Eles também utilizaram tomografia computadorizada, além de analisar seções do tecido de corpos humanos mortos doados para fins científicos. Ainda foram usados dados da ressonância magnética de uma pessoa viva para fazer comparações.

Conforme a pesquisadora Szilvia Mezey, líder do estudo, o arranjo das fibras musculares estudadas mostrou que a coroide auxilia na estabilização da mandíbula. Ainda de acordo com a cientista, essa pode ser a única parte que pode puxar em direção à orelha. “Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função”, declarou, em comunicado.

Lembrando que estudos e livros didáticos anteriores já falavam sobre a possibilidade de uma terceira parte que constituísse o masseter. Um exemplo é a edição de 1995 do atlas anatômico Gray’s Anatomy, que descrevia que o músculo possui três camadas. Apesar disso, na prática o músculo era dividido somente em duas camadas.

Porém, a nova pesquisa pode mudar como o masseter é dividido na prática. “Nossa descoberta é um pouco como zoólogos descobrindo uma nova espécie de vertebrado”, pontua Jens Christoph Türp.

Qual a função da terceira camada do masseter?

Jens. C. Türp, University of Basel / UZB

Segundo a co-autora do estudo Szilvia Mezey, essa camada recém-descoberta tem uma função diferente das outras duas já conhecidas. Enquanto a primeira é responsável por elevar a mandíbula, a segunda por evitar que ela vá para frente ou para trás, a terceira auxilia a retrair a mandíbula, estabilizá-la e fechá-la.

De acordo com a cientista, essa descoberta é importante para dentistas e cirurgiões. Isso porque indica que o masseter se comporta de forma diferente do que era considerado até o momento. 

Para Mezey, o estudo ainda aponta que não temos o corpo humano totalmente mapeado e ainda existe muito para se descobrir.

Fonte: BBC, Revista Galileu

Alucinação faz você enxergar pessoas pequenas, e não se sabe o motivo

Artigo anterior

10 bilionários que entraram e saíram da lista da Forbes de 2021

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido