10 características principais para ser um bom mentiroso

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      04/12/14 às 19h45

Mentir é uma coisa muito feia e que quase toda mãe fica muito brava quando pega seu filho nesse ato hediondo. Acontece, no entanto, que a mentira - arquitetada ou não - faz parte da personalidade humana e, mesmo sem querer, acaba "escapando" de nossos lábios várias vezes por dia.

O assunto, aliás, é tão sério que já foi motivo de pesquisas científicas por inúmeras vezes. Uma dos estudos mais recentes sobre o tema - realizado na Universidade de Portsmouth -, inclusive, chegou a listar algumas das características mais encontradas em pessoas consideradas "boas mentirosas" ou que, simplesmente, consegue mentir bem.

Confira abaixo, quais são os prerrequisitos, segundo os cientistas, para se tornar um mentiroso de primeira:

1. Ser manipulador

1

Pessoas que sabem manipular os demais costumam, de forma geral, ter menos escrúpulos e mentir melhor, sem culpas. Além disso, quem se autodenomina uma manipulador nato não tem medo de ser pego na mentira e isso, claro, é difícil de acontecer.

2. Ser um bom ator

2

Ter talento para a encenação é uma das características mais marcantes de um bom mentirosos. Uma vez confiante do papel que precisa desempenhar, a pessoa finge tão bem ao ponto de convencer a si mesma de que o assunto contado é verdade (ou quase isso).

3. Conseguir se expressar bem

3

Pessoas mais expressivas e comunicativas costumam ganhar, mais facilmente, a confiança dos outros. Aliás, a boa capacidade de se expressar e de correr atrás do que quer é uma das muitas características marcantes dos bons mentirosos.

4. Ter boa aparência

4

Pelo menos segundo o estudo, esse é um dos quesitos mais comuns entre os mentirosos de carteirinha. Isso porque, sendo bonito e bom comunicador, fica difícil levantar suspeitas negativas nas pessoas, se tornando queridos em curtos intervalos de tempo.

5. Ser espontâneo

5

Pessoas mais naturais e espontâneas têm maior facilidade em mentir e em convencer os demais de suas versões da história. Isso porque, para que um discurso seja considerado verdadeiro, ele precisa ser contado com naturalidade. Uma pessoa que, supostamente, não sabe mentir acaba contando suas invenções de forma artificial, levantando suspeitas nos demais.

6. Ter confiança enquanto mente

6

Nada de gaguejar ou de ficar ansioso. Bons mentirosos normalmente não tem medo de serem desmascarados e, a bem da verdade, não se importam com isso. Esse é o detalhe: a atitude confiante transmite credibilidade. Essa é realmente uma das maiores características que definem a capacidade de mentir bem ou mal.

7. Esconder as emoções com facilidade

9

Por mais confiante que a pessoa seja, uma hora ou outra sempre bate aquele "medinho" ou uma forte ansiedade. É nesses momentos que a habilidade de esconder as emoções é decisiva na vida de alguém que costuma mentir. Assim, da mesma forma que conseguem mentir sobre o que não sentem, conseguem também camuflar o que estão sentido.

8. Ser convincente

8

Persuasão é uma das maiores armas de quem quer levar uma vida contando mentiras. Isso porque, não adianta nada ter todas as demais características se, no final, as pessoas não acreditarem nas histórias contadas. Dessa forma, todos os grandes mentirosos da história eram convincentes e persuasivos, contando com uma habilidade incomparável na hora de usar jogos de palavras.

9. Ter sempre uma "carta na manga"

10

Para evitar contradições, os grandes mentirosos costumam ser bem preparados. Isso porque eles estão sempre atentos ao que está acontecendo e planejam cada palavra com antecedência, para evitar contradições na "hora H". Ser esperto, nesse caso, também ajuda.

10. Ser experiente em mentir

7

E, claro, não adianta nada tentar contar uma grande mentira sem ter o mínimo de experiência no assunto. Os bons mentirosos passam por estágios, desde o iniciante até o avançado ou fluente. Assim, conforme os estudos, o treinamento é que conduz à perfeição. Isso porque quem está acostumado com o fato de mentir já sabe o que dizer, quando dizer e de que forma; para soar verdadeiro.

Mas, claro, você não precisa de nada disso, até porque não está pretendendo se tornar um mentiroso, não é mesmo?

E então, se interessou pelo assunto e quer continuar lendo mentiras e mentirosos? Clique e confira as matérias "16 fotos que provam que sua vida inteira é uma mentira", "10 grandes mentiras que você sempre achou que fossem verdades" e "5 sinais de que estão mentindo para você".

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+