CiĂȘncia e TecnologiaCuriosidadesHistĂłria

11 grandes mentiras que vocĂȘ sempre achou que fossem verdades

0

Durante a vida Ă© comum que a gente aprenda algumas coisas por aĂ­, como dados histĂłricos, coisas sobre a natureza, anatomia e, claro, curiosidades. Muitas dessas informaçÔes, aliĂĄs, sĂŁo tiradas dos inĂșmeros sites que estĂŁo disponĂ­veis na internet e que, nem sempre, informam as pessoas corretamente (o que nĂŁo Ă© nosso caso, como vocĂȘ jĂĄ deve saber, caro leitor).

Acontece, no entanto, que grande parte desses dados e informaçÔes que a gente acredita como verdadeiros nĂŁo passam, em muitos casos, de mentiras populares, daquelas que de tanto serem repassadas e compartilhadas acabam sendo aceitas. Triste, nĂŁo? NĂłs tambĂ©m achamos. É por isso, aliĂĄs, que preparamos a matĂ©ria de hoje. (Clique para ler ainda: 17 “fatos” que a escola te ensinou errado).

Confira a lista que preparamos abaixo e desvende de vez grandes mentiras que vocĂȘ e muita gente por aĂ­ sempre acharam que se tratavam de verdades:

1. Einstein nĂŁo era um mal aluno

1

Sabe aquela histĂłria de que o gĂȘnio tinha notas ruins em matemĂĄtica no colĂ©gio? Pura mentira. Toda essa conversa teve inĂ­cio porque em 1986 a escola de Einstein inverteu o sistemas de avaliação e a nota 1, que sempre tinha sido a mais alta, passou a ser a mais baixa. É por isso as pessoas falam mal do boletim do cientista, mas nĂŁo sabem que o 1 que ele tirou correspondia a um 10!

2. O vidro nĂŁo escorre quando aquecido

3

O vidro nĂŁo escorre quando aquecido e, por mais que vidrais apresentem formas quase gotejantes, especialistas garantem que tudo nĂŁo passa de um tĂ©cnica muito antiga que as pessoas usadas na fabricação do material. Esse modo, aliĂĄs, resfriava o vidro no ar, enquanto o artesĂŁo girava a peça ainda quente. É sĂł por isso, e por mais nenhum outro motivo, que ele se conservava com o aspecto escorrido.

3. A Terra nĂŁo gira ao redor do Sol

4

Cientistas explicam que, na verdade, o que nosso planete persegue Ă© o chamado “centro de massa do Sistema Solar”, tambĂ©m conhecido como baricentro. Mas, nem sempre esse Ă© o centro do sol.

4. Crack não vicia imediatamente

6

Apesar de ser uma droga bastante viciante, a verdade é que nem sempre as pessoas se tornam dependentes dela desde a primeira vez que a usam. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, por exemplo, mostrou que mais de 80% dos usuårios do crack passam meses até voltar a tocar na droga, pelo menos costuma ser esse o espaço entre a primeira e a segunda vez que usam a pedra.

5. Nem sempre o candidato mais popular vence as eleiçÔes

8

Olha sĂł que coincidĂȘncia, nĂŁo? Parece que a gente jĂĄ viu essa histĂłria em algum lugar, nĂŁo Ă© mesmo? Mas, ironias a parte, a verdade Ă© que a maioria dos candidatos que vence uma disputa eleitoral Ă© representada por aqueles que recebem o maior financiamento, nĂŁo o mais aclamado pelo povo.



6. Vikings nĂŁo usavam capacetes com chifres

9

Esse artigo nĂŁo fazia parte da cultura do povo viking. Na verdade, essa lenda foi criada, provavelmente, em meados do sĂ©culo 19, quando Richard Wagner escreveu “O anel de Nibelungen”. Depois claro, essa histĂłria foi reforçada por Hollywood inĂșmeras vezes.

7. Os ruivos não  estão em extinção

10

A bem da verdade, os genes responsåveis pelo nascimento de pessoas ruivas é recessivo o que, naturalmente, o torna raro. Aliås, essa história de que os ruivos estão em extinção é mais antiga que qualquer um de nós pode imaginar.

8.  As pessoas viviam mais que 3o anos na Idade Média

11

Essa conversa de que todo mundo morria e envelhecia aos 3o anos de idade no período medieval não passar de uma história mal contada. Obviamente, sempre existiram pessoas mais velhas, aquelas que conseguiam passar dos 60, em muitos casos. Acontece que, como muita criança morria nessa época e como haviam muitas guerras e disputas por terras, tornou-se popular dizer que a população da Idade Média não vivia mais do que 30 anos.

9. Girassol nem sempre segue o sol

12

Ao contrårio do que muita gente acredita, essa flor não segue a trajetória do sol pelo céu. Os girassóis, na verdade, se viram para o leste, ponto cardeal onde o sol nasce.

10. A Primeira Guerra Mundial nĂŁo foi a mais sangrenta

13

Esqueça essa informação passada nas aulas de histĂłria. A batalha mais sangrenta atĂ© hoje, na verdade, foi a RebeliĂŁo de Taiping, na China, que aconteceu entre os anos de 1851 e 1864 e fez mais de 30 milhĂ”es de mortes. Enquanto isso, o nĂșmero de vĂ­timas fatais da Primeira Guerra Mundial foi, de “apenas” 17 milhĂ”es.

11. Seus dedos nĂŁo enrugam porque absorvem ĂĄgua demais

14

Na verdade, o que acontece Ă© que, em banhos de piscina ou outras exposiçÔes prolongadas dentro d’ĂĄgua o prĂłprio organismo trabalha para melhorar a aderĂȘncia de nosso tato no ambiente Ășmido. Isso, por exemplo, nos ajuda a escorregar mesmo e a segurar objetos submersos com mais segurança. Assim, as rugas do seu dedo aparecem porque sĂŁo, propositalmente, resultado de impulsos nervosos.

VocĂȘ sabe como Ă© feito o seu dinheiro?

Artigo anterior

Alguns fatos impressionantes sobre a vida de Keanu Reeves

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido