Curiosidades

10 coisas que você não sabia sobre Espártaco

0

O Império Romano foi um dos maiores que já existiu em todo o mundo. Com certeza, você já deve ter ouvido histórias sobre Roma e seu poderoso exército. Também já deve ter ouvido algo sobre a crueldade da civilização. Podemos ter alguma noção sobre quão cruéis eles eram por conta das lutas entre gladiadores.

Além dos gladiadores, é provável que você também já tenha ouvido falar sobre os imperadores romanos. Como por exemplo, Calígula e Nero. Mas talvez você nunca tenha ouvido falar de Espártaco. Ele foi um ex-gladiador e líder de um exército revoltado com o Império Romano. A história dele mostra como a grande quantidade de escravos no Império Romano criou um desequilíbrio social e deixou claro que os romanos tinham criado o seu próprio pesadelo. Se você não conhece nada sobre Espártaco, falamos alguns fatos sobre ele aqui.

1 – Origem

1 96 600x450, Fatos Desconhecidos

Espártaco nasceu por volta de 111 a.C. Ele era trácio, uma tribo indo-europeia, que ficava perto do Império Romano, na Bulgária. O começo da história desse guerreiro é desconhecido, mas acredita-se que ele era nômade.

2 – Exército

2 88 490x500, Fatos Desconhecidos

No começo, o homem fazia parte do exército romano. Mas ele não gostava das regras que eram impostas e queria poder controlar a sua própria vida e por isso deixou seu lugar no exército. Segundo alguns historiadores, ele era um oficial auxiliar romano. Isso quer dizer que ele oferecia seu serviço até deixar o exército.

3 – Captura

3 79 E1558128868149 600x445, Fatos Desconhecidos

A fuga de qualquer exército não é uma coisa fácil, principalmente do romano. Depois de fugir, Espártaco foi capturado e se tornou escravo por causa de sua deserção. Enquanto escravo, ele foi comprado por um homem chamado Lentulus Batiatus, que o colocou na escola de gladiadores.

4 – Gladiador

4 58 428x500, Fatos Desconhecidos

Espártaco foi treinado para ser um murmillo, que é um gladiador pesado. Ele lutava com espadas de até um metro e usava um escudo chamado escudeiro de defesa. E eles lutavam com o peito descoberto e descalços.

5 – Fuga

5 50 375x500, Fatos Desconhecidos

O homem era realmente bom com fugas. Tanto que, como gladiador, ele organizou uma outra fuga e nesta, levou consigo outros 70 escravos. Essa fuga foi planejada e feita na escola de gladiadores. Eles tinham utensílios de cozinha como armas enquanto lutavam por sua liberdade. E quando eles conseguiram sair de lá, pegaram carroças com armas e lutaram com a polícia local. Depois disso, foram para o sul e ficaram no Monte Vesúvio.

6 – Recrutamento

6 50, Fatos Desconhecidos

Enquanto viajavam para o sul, eles começaram a lutar para libertar outros escravos e recrutá-los para o lado deles. O que não era muito difícil, já que qualquer coisa era melhor do que a escravidão.

7 – Guerra

7 7 600x465, Fatos Desconhecidos

A guerra provocada por Espártaco foi chamada de Terceira Guerra Servil. No começo, os romanos não consideravam a guerra como um confronto completo e achavam que era mais uma questão policial. Mas conforme as coisas aumentavam, os romanos viram que eles não eram escravos comuns.

8 – Exército

8 34, Fatos Desconhecidos

O exército começou com os 70 fugitivos e depois aumentou rapidamente para mais de 65 mil homens. Assim, três destes homens foram escolhidos para liderá-los: Espártaco e dois escravos gálicos, Crixus e Oenomaus. E por mais que ele fosse composto principalmente por ex-escravos, Espártaco deixou que pastores da região se juntassem a eles.

9 – Terceira vez

9 10 600x387, Fatos Desconhecidos

Espártaco não foi o primeiro a se rebelar e nem mesmo o seu exército foi o primeiro que Roma tentou derrubar. A primeira e a segunda Guerra Servil aconteceram na Sicília. A segunda teve um confronto de quatro anos entre os escravos e o império de Roma. Mas o exército de Espártaco era o maior e mais organizado do que os outros que se revoltaram antes.

10 – Derrotas

10 8 600x450, Fatos Desconhecidos

Com a liderança de Espártaco, o exército rebelde conseguiu derrotar nove exércitos romanos separados durante a guerra. E eles causaram o caos no campo. Além de atacar agressivamente os exércitos romanos que subestimavam a capacidade dos escravos.

7 filmes de Robert Pattinson para você esquecer Crepúsculo

Matéria anterior

Um novo material poderia fazer download do seu cérebro, entenda

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos