• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 coisas que você nem imaginava sobre os seus olhos

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      16/07/15 às 16h00

 

Alguns deles são puxadinhos, já outros mais arregalados, outros são "normais", de cor azul, esverdeados, pretos, castanhos, de cílios grandes e outros não. Estamos falando dos olhos, os órgãos responsáveis por sua visão sobre o mundo e as coisas do cotidiano.

A saúde dos olhos é um cuidado que um pouco menos da metade da população mundial tem atenção. São cuidados simples como usar um óculos de sol seguro contra os raios ultravioletas, deixar o globo ocular limpo com o uso de colírios apropriados, entre outras coisas.

Assim como os olhos são grandes pontos de observação sobre as coisas, uma "olhada" em nossos olhos pode indicar e significar muita coisa sobre as diversas facetas da biologia humana. Separamos para você nessa lista algumas curiosidades  sobre os olhos que revelam mais detalhes sobre a nossa biologia.
Confira:

1 - Tendências de risco de Catarata em algumas cores de olhos

maxresdefault

 

De acordo com o cientista Robert Cumming, PhD, um certo tipo de catarata é significativamente mais propensa a desenvolver nos indivíduos mais escuro de olhos do que aqueles com olhos azuis ou castanhos.  Pessoas com olhos claros possuem a tendência de ter pele clara que causa ardência de forma fácil sob a luz solar, mas segundo estudos científicos feitos em Sydney, na Austrália, indicaram um aumento na incidência de certas cataratas em indivíduos com olhos escuros em um porcentual de 2,5 vezes.

O estudo também relatou que pessoas que possuem olhos escuros são mais vulneráveis a esta forma de mudança pelo decorrer dos anos que os seres humanos que possuem olhos claros.

2 - As lágrimas são muito diferentes

lagrima

As lágrimas são formas de expressões do corpo que mostram um tipo diferente de sentimento e são expressadas de acordo com o momento calculado pelo cérebro. Elas se constituem de formas diferentes para atender às mais específicas necessidades que o corpo e o estado emocional exigem. As lágrimas são produzidas pelas mais diferentes razões pois seguem instruções fornecidas pelo nosso cérebro.

Quando você está triste, por exemplo, o seu sistema nervoso mede o grau de complexidade e necessidade de excreção das lágrimas, liberando-as pelas glândulas lacrimais.

3 - A lente do olho é mais rápida que a de uma câmera comum

abertura-lentes-titulo-01

Os seus cílios agem tão rápidos, ao piscar dos olhos, que as pessoas nem percebem que eles estão piscando cerca de quase duas piscadas por segundo. Os olhos capturam bem a imagem e focam em vários objetos em frações de segundo. E a velocidade é tamanha que seu olho age em uma velocidade muito mais rápida do que qualquer lente de câmera profissional.

4 - A formação dos olhos

CANDIDO-GONZALEZ0559

A formação dos nossos olhos é uma das que acontecem primeiro que outras partes do corpo que passam pela fase da puberdade, por exemplo. A formação dos olhos acontece e se desenvolve, completamente, até os sete anos de idade. Eles levam esse período de formação devido à idade de adaptação do corpo ao crescimento ser adequada para este processo. A partir dos 7 anos de idade, os nossos olhos se mantém iguais até o dia da morte do indivíduo.

5 - O nervo óptico cria pontos cegos no seu olho

5-cosas-increibles-que-suceden-con-el-cerebro-de-las-personas-ciegas-3

A visão parece perfeita quando olhamos para o horizonte e conseguimos captar todas as imagens que estão à nossa volta. Mas o que você não sabe é que o ser humano tem um ponto cego em cada olho atribuído pelo seu nervo óptico. Os nervos são chamados nervos cranianos II e cada um deles permitem a visão e comunicação entre o olho e o cérebro. A nossa zona de fixação em uma imagem cria um ponto possível para as hastes e os cones do globo ocular onde a cabeça do nervo óptico está localizado.

6 - A necessidade biológica de umedecer o globo ocular

141201984-musculo-oblicuo-orbita-ocular-musculo-recto-cornea

O globo ocular é uma área muito sensível do seu corpo. Devido a tal sensibilidade, os cílios trabalham bastante para manter o globo ocular umedecido. Aproximadamente, você pisca cerca de 15 mil vezes por dia. Em média, os seres humanos piscam mais de 15 mil vezes por dia.

7 - O olho também indica fatores de doença

{20110306002053}_a7_01dom

Os olhos podem indicar várias coisas sobre a saúde do corpo humano, inclusive doenças. O diabetes, por exemplo, muitas vezes é indicado durante um teste de olho. A diabetes tipo 2 é descoberta por meio de um teste de visão. Por meio desse exame, ela pode gerar hemorragias a partir de vasos sanguíneos que vazam na parte de trás dos olhos.

8 - O corpo te faz enxergar com o cérebro e não com os olhos

ilustracao-cerebro-raio-x-02-size-598

O ser humano enxerga com o cérebro e não com os olhos. Sim, é isso mesmo. Antes de você ver com os olhos, você enxerga com o seu cérebro, os olhos funcionam como uma espécie de ponte de transmissão de imagens. As informações visuais que chegam são processadas pelo nosso cérebro e só assim é que conseguimos "ver" algum objeto.

Nossos olhos captam o que estamos vendo e transmitem os dados obtidos ao cérebro por meio do nervo óptico, onde acontece a conversão do que foi capturado.

9 - Lágrimas são feitas de gordura

e7b59be24fce4e2b2c6e9584da49fdc2

Quando estamos com os olhos em estado de não choro, ou seja, secos, produzimos muita água. E se você não tinha conhecimento, vai ficar sabendo agora. As nossas lágrimas são formadas por gordura, muco e água. Os olhos ficam secos quando um desses três componentes estão em baixa quantidade. Quando isso acontece, o organismo responde a esse estado de secura produzindo mais água, fazendo com que a gente lacrimeje.

10 - As pessoas de olhos castanhos possuem reações mais rápidas

100_1032

Pesquisas científicas feitas com 44 pessoas do sexo masculino e 82 do sexo feminino revelaram dados interessantes sobre diferenças ligadas às cores dos olhos. Em testes simples de estímulo, os indivíduos com olhos escuros apresentaram reduções nos tempos de reações. Os resultados indicaram que pessoas com as íris mais escuras parecem indicar reduções nos tempos de reação com tarefas envolvendo velocidade de resposta sem precisão.

Quem possui olhos azuis pode ter grande sucesso em atividades que exigem pensamento de longo prazo, como atividades de estratégia de jogo, por exemplo. A pesquisa concluiu também que os níveis de melanina no cérebro podem se relacionar com os níveis de melanina nos olhos, chegando a influenciar diversas respostas.

 

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+