Curiosidades

10 emoções que você não sabia que o ser humano tinha

0

Emoções são sensações físicas e emocionais que são provocadas por algum estímulo. Esse estímulo pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é uma coisa muito pessoal e cada pessoa sente de uma forma diferente. A emoção é o que faz a pessoa reagir de determinada forma diante de um acontecimento.

Em um consenso geral, os seres humanos têm seis emoções básicas. São elas felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e desgosto. E mesmo dentro desses estados emotivos, estão alguns que podem até não ter nomes.

Tentar definir as emoções tem sido um processo em evolução por décadas. Em 1980, o psicólogo americano Robert Plutchik apresentou sua Roda de Emoções. Na teoria dele, os humanos têm oito estados emocionais que são alegria, aceitação, medo, surpresa, tristeza, desgosto, raiva e antecipação. E para ele, a mistura e combinação dessas emoções fazem emoções mais complexas como o amor.

Um estudo de 2017, de Alan S. Cowen de Berkeley e Dacher Keltner, pegou a ideia de Plutchik e dividiu as emoções em 27 categorias. E o escritor John Koenig, passou sete anos compilando e definindo as categorias em seu Dictionary of Obscure Sorrows. Mostramos aqui alguns dos sentimentos definidos por ele que não conhecíamos.

1 – Sonder

Essa é a percepção de que cada pessoa aleatória está vivendo uma vida tão complexa quanto a sua. Uma história épica que permanece invisível para os outros ao seu redor. E você aparece nela apenas uma vez, como uma pessoa a mais no fundo, um borrão no trânsito, ou uma janela iluminada.

2 – Opia

Isso é a intensidade ambígua de olhar nos olhos de alguém. Esse ato pode deixar a pessoa sentindo ao mesmo tempo uma invasão e vulnerabilidade. É como se você olhasse através do buraco de uma porta da casa de alguém e fosse capaz de dizer que tem alguém parado lá.

3 – Monachopsis

É a sensação de se sentir fora do lugar onde está. Uma sensação de mal adaptação, de estar desajeitado.

4 – Liberose

Esse é o desejo de se importar menos com as coisas. É querer parar de olhar para o passado a cada poucos passos em direção ao futuro. É o medo de alguém te puxar para trás logo que você está perto da linha de chegada.

5 – Rubatose

É a constante percepção do seu batimento cardíaco. Quando um tênue pulsar muscular já te faz lembrar que dentro do seu corpo correm veias e que elas estão em constante batimento.

6 – Kenopsia

É um sentimento como a atmosfera de um lugar que normalmente é bastante movimentado e fica vazio. Como ver um corredor de escola à noite silencioso. É uma pós imagem emocional que faz parecer além de vazia, mas também como se nunca tivesse tido nenhum população.

7 – Crisálida

Essa é a tranquilidade de estar dentro de casa durante uma tempestade. É a libertação de uma tensão que a pessoa sente quando sabe que está protegida.

8 – Anedota

É quando há uma conversa sobre a qual todos estão falando, mas quando ninguém está de verdade ouvindo. As pessoas estão jogando palavras desconectadas para cobrir espaços.

9 – Elipsismo

É o sentimento de que você não é capaz de saber como a história vai acabar. Que você sempre irá rir da piada mas nunca a entenderá completamente.

10 – Ocioliolismo

Esse sentimento é a consciência da pequenez humana. É saber que não se pode tirar uma conclusão significativa sobre o mundo ou sobre o passado e a complexidade da cultura. Por mais que sua história seja épica para você, ela tem um tamanho bastante pequeno.

7 veículos gigantes que você não vai acreditar que existem

Matéria anterior

7 maiores escândalos e tretas por trás dos filmes da Marvel

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar