• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 veículos gigantes que você não vai acreditar que existem

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      11/04/19 às 17h56

Em uma época em que tudo beira o minimalismo, alguns veículos gigantes podem causar um tremendo espanto. Hoje, todo mundo busca a praticidade e os produtos estão cada vez mais compactos. Desde aparelhos celulares, passando por eletrodomésticos e até mesmo os carros, motos, bicicletas e outros, tudo está assumindo tamanhos menores. Uma medida prática para economizar espaço.

Mas algumas situações precisam de engenhocas mecânicas gigantes, e felizmente, temos alguns exemplos que vão te deixar abismado. Alguns veículos levaram ao extremo o conceito de "Seja grande ou fique em casa". Essas máquinas gigantes são uma perfeita mistura de tamanho, força e habilidade humana. Confira alguns veículos gigantes que você não vai acreditar que existem.

1 - Belaz 75710

O Belaz 75710 é o maior caminhão já construído até hoje. Seu tamanho é realmente impressionante. Este veículo gigantesco tem 20,6 metros de comprimento, 8,16 metros de altura e 9,87 metros de largura. Ele é capaz de transportar uma carga útil de até 450 toneladas, e pode viajar a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora. A sua potência é graças aos seus dois motores a diesel turbo compressores de 16 cilindros e oito enormes pneus.

2 - Mriya Antonov Na-225

O maior avião do mundo é o Antonov Na-225, conhecido como o Mriya. O enorme avião foi projetado pelos soviéticos na década de 1980. Ele foi feito para transportar o ônibus espacial Buran e também outras cargas extremamente pesadas. Seu tamanho é realmente impressionante. O Mriya tem 84 metros de comprimento, uma envergadura de 88 metros e pesa 175 toneladas. Detalhe que esse peso é somente do avião, sem combustível ou carga. Seu peso máximo de decolagem é de impressionantes 640 toneladas.

3 - Trem BHP Iron Ore

Atualmente, o recorde de maior trem a granel do mundo pertence ao trem australiano BHP Iron Ore. O trem tem no total 682 vagões e oito locomotivas. Todos os carros alinhados resultam em uma extensão combinada de mais de sete quilômetros. O seu peso total, quando carregado, é de quase 100 mil toneladas.

4 - Caterpillar 797

O Caterpillar 979 é um caminhão de transporte projetado para transportar grandes quantidades de minério por longas distâncias. O enorme caminhão tem capacidade de transportar até 327 toneladas de carga útil por viagem. Ele tem 14,5 metros de comprimento, 9 metros de largura e sua altura ultrapassa os sete metros. Para garantir a sua mobilidade, são necessários seis pneus, sendo dois na frente e quatro na traseira.

5 - Dodge Power Wagon

O Dodge Power Wagon foi um dos primeiros e mais populares caminhões 4x4 produzidos em massa nos Estados Unidos. No entanto, ele não foi projetado para fins comerciais. Inicialmente, ele foi encomendado pelas forças especiais dos Estados Unidos. Desde a sua venda comercial, o Power Wagon teve várias versões. A maior delas, mostrada na foto, foi feita sob medida para o bilionário Hamad bin Hamdan al Nahyan. O veículo é oito vezes maior do que o original, e conta ainda com quartos e banheiros. Claramente um caminhão/casa.

6 - Helicóptero MiL V-12

O maior helicóptero do mundo é o MiL V-12, também conhecido como Homer. O veículo aéreo tem impressionantes 37 metros de comprimento, 67 metros de largura e 12,5 metros de altura. Sua hélice foi projetada especialmente para suportar levantar cargas extremamente pesadas. O projeto do MiL V-12 foi desenvolvido pela União Soviética na época da Guerra Fira. Porém, mesmo com todo o seu potencial, o projeto foi cancelado depois da construção de alguns protótipos.

7 - Esteira rolante da NASA

O transportador de esteira rolante da NASA foi projetado para transportar ônibus espaciais. Então, já era de se esperar que ele fosse absurdamente grande e forte. Com dois motores a diesel V16 de 2.750 cavalos de potência, o transportador chega apenas a uma velocidade máxima de 3,2 quilômetros por hora. Mesmo que sua velocidade não seja tão impressionante, a sua capacidade é. Levando em consideração que um único ônibus espacial pode pesar até 75 toneladas quando vazio. Adicionando os propulsores e combustíveis de foguete, esse peso sobe consideravelmente, então a sua velocidade não é assim tão ruim.

E aí, o que achou desses veículos gigantes? Conta para a gente qual desses você achou mais impressionante.

Próxima Matéria
Via   INSH  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+