História

10 fatos polêmicos sobre a vida de Stalin

0

Stalin é como conhecemos o ditador soviético Ioseb Vissariónovitch Djugashivli, que nasceu na localidade de Gori, Geórgia, em 1878. Ele só adotou esse nome no ano de 1913 por causa do seu significado: ‘homem de aço’, em Russo. Ele foi uma das figuras mais influentes e polêmicas do século passado e se tornou um líder extremamente poderoso por vários anos. Devido ao seu forte nome e sua fama, existem várias perguntas a seu respeito que nunca foram respondidas e despertam a curiosidade de várias pessoas. Seus admiradores o viam como um líder que cuidou do seu povo enquanto os inimigos os descrevem como um ditador extremamente bruto. Alguns chegam a compará-lo com Hitler.

Tudo que envolve Stalin causa curiosidade e foi pensando nisso que nós, a redação da Fatos Desconhecidos, resolvemos procurar por curiosidades sobre sua vida e listar para vocês, caros leitores curiosos. Aproveite o tempo antes de começar a ler a matéria para compartilhar com seus amigos, assim todos ficam sabendo detalhes sobre o tempo de vida dele. Sem mais delongas, confiram:

1 – Seu bigode era um forte logotipo

1 356 600x492, Fatos Desconhecidos

Quando falamos em logotipo famoso, logo pensamos no M de McDonalds, no símbolo do Starbucks ou a logo do Facebook. Mas antes disso, o bigode de Stalin era um forte símbolo no século XX. O seu bigode se tornou uma fonte de inspiração para outros ditadores que os seguiam, incluindo Hitler e Saddam Hussein.

2 – Adorava vinho

2 225 600x384, Fatos Desconhecidos

Não que ele fosse alcoólatra ou coisa do tipo, ele apenas adorava desfrutar de um bom e fino vinho. Ele tinha uma paixão por tudo, desde as garrafas até o aroma e o sabor. Acredita-se que o seu vinho preferido tenha sido o Khvanchakara, uma bebida de original da Geórgia e com leve sabor de framboesa.

3 – Seu primeiro emprego foi como ‘Homem do Tempo’

3 106 600x374, Fatos Desconhecidos

Apesar de todos o conhecerem como um líder da União Soviética, Stalin começou trabalhando como Homem do Tempo. Seu trabalho antes de conquistar boa parte da Europa e Ásia era como meteorologista no Observatório Meteorológico de Tiflis, onde tinha como função gravar as chuvas e pressão atmosféricas.

4 – Era um verdadeiro amante dos filmes

4 89 600x393, Fatos Desconhecidos

O ditador amava tanto assistir filmes que tinha como ‘obrigação’ possuir um cinema em cada uma de suas várias casas. Ele passava várias horas nesses cinemas privados.

5 – Era muito fã de John Wayne

5 74 600x393, Fatos Desconhecidos

Apesar de dominar grande parte do Oriente, Stalin era bastante fã de grandes nomes ocidentais, como Cowboys e o Diretor John Ford. Ele amava acima de todos “The Duke”, um clássico do velho oeste.

6 – Foi premiado duas vezes com o Nobel da Paz

6 76 600x369, Fatos Desconhecidos

Apesar de ser responsável por milhões de mortes, Stalin ganhou duas vezes o Nobel da Paz, nos anos de 1945 e 1948.

7 – Ele não era russo

7 65 600x373, Fatos Desconhecidos

Pode parecer absurdo, mas Stalin não nasceu na Rússia, mas sim na cidade de Gori, região de Tíflis, na Geórgia. Apesar de sua nacionalidade, no ano de 2008 ele foi considerado o terceiro russo mais influente de toda a história.

8 – Ele era um poeta

8 45 600x364, Fatos Desconhecidos

Seus dons artísticos não ficavam apenas na parte dos filmes, ele também era um poeta. Stalin escreveu e publicou vários poemas.

9 – Responsável pela morte de 20 milhões de pessoas

9 32 600x374, Fatos Desconhecidos

Durante o seu reinado, mais de 20 milhões de russos foram executados e diversos outros presos, torturados, exilados e forçados a realizar trabalhos escravos por causa de suas opiniões políticas.

10 – Mandava executar quem entrasse em seu quarto

10 35 600x374, Fatos Desconhecidos

De acordo com alguns rumores, Stalin odiava que invadissem a sua privacidade. Ele mandava executar todos que entrassem em seu quarto. Algumas vezes ele fingia precisar de ajuda e gritava alguém. Quem entrava para ajudá-lo era executado imediatamente.

E aí, você sabia de todas essas coisas? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos.

7 insetos mais terríveis do planeta

Matéria anterior

7 tradições de Natal mais perturbadoras ao redor do mundo

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em História

Comentários

Comentários não são permitidos