Existe algum lugar na Terra sem poluição?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      05/11/14 às 19h23

Entre 1,8 milhão e 12 mil anos atrás, os nossos antepassados ??dominaram a arte de fazer fogo. Os antropólogos costumam citar este evento como a faísca que realmente nos tornou humanos, dando-nos os meios para cozinhar, se aquecer e forjar ferramentas. Mas o fogo também teve outro grande impacto: a invenção da poluição feita pelo homem.

Infelizmente não existe mais nenhum lugar no nosso planeta sem poluição. O aumento de gases poluentes na atmosfera,  acúmulo de agrotóxicos e de lixo, contaminação dos lençóis freáticos alastraram a onda de poluição pelo mundo. Nem mesmo lugares de difícil acesso como o Deserto de Gobi, Monte Everest e Alasca ficaram de fora da tragédia ambiental.

Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem todos os anos por exposição à poluição, que se transformou no maior fator de risco ambiental para a saúde no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar de não existir nenhum local no mundo sem poluição, você pode conferir abaixo as 5 cidades mais verdes do mundo:

Vancouver - Canadá

1

A área metropolitana de Vancouver possui mais de 200 parques, que com suas áreas verdes ajudam a melhorar o ar da cidade. Além disso, 90% da energia usada para abastecer a cidade vêm de fonte renovável e o plano é de que dentro de alguns anos seja extinto o uso de combustíveis fósseis.
Os prédios de Vancouver só podem ter no máximo 150 metros de altura para preservar o relevo. O governo da cidade também disponibiliza informações para a população de como suas residências podem diminuir o impacto ambiental.

Malmö - Suécia

2
Uma ótima saída para tornar uma cidade mais sustentável é o investimento em transporte coletivo e bicicletas, e foi exatamente por aí que começou a redução de impactos ambientais de Malmö. A terceira maior cidade da Suécia não tem congestionamento.

70% do lixo da cidade é reciclado e todo o resíduo orgânico coletado é utilizado na fabricação de biocombustíveis que agindo juntamente com a energia eólica, hidrelétrica e solar fazem com que a cidade de Malmö tenha 100% de sua energia produzida de forma limpa.

Curitiba - Brasil

3
A única cidade brasileira que figurou a lista de cidades sustentáveis é a capital do Paraná. O sistema de transporte público eficiente é o principal responsável por tornar a cidade de Curitiba mais verde. Além disso, a cidade tem programas de preservação da biodiversidade e as leis de reflorestamento são muito bem fiscalizadas.

Portland - Estados Unidos

4
Apesar de ficar em um dos países que mais poluem o nosso planeta, Portland achou alternativas sustentáveis para tornar a cidade mais verde. Todos os prédios de lá são construídos com materiais reutilizados, e foi assinado pelo governo um compromisso para a diminuição da emissão de dióxido de carbono. Também foi estabelecido um limite de avanço da urbanização para que não prejudique a existência da área verde que a cerca.

Reykjavik - Islândia

5
O nome é difícil, mas lembre-se dele. Estamos falando da cidade mais sustentável do Mundo e que deveria servir de exemplo para todas as outras. Há mais de 50 anos a cidade de Reykjavik se empenha para diminuir os impactos ao meio ambiente.

Toda energia utilizada na cidade vem de fonte limpa, e o governo investe em pesquisas para que daqui a alguns anos o hidrogênio seja o único combustível utilizado em todo meio de transporte de Reykjavik.

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+