10 ingredientes comuns e desagradáveis que podem ser encontrados em alimentos

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      26/08/15 às 18h34

Você sabe quais são todos os ingredientes utilizados nos seus alimentado favoritos? A verdade é que as empresas de alimentos usam um monte de produtos que, ainda que sejam aprovados pelos órgãos responsáveis, vem de algumas fontes bastante duvidosas, algumas vezes até grosseiras.

Provavelmente, ao fim desta lista, você vai pensar duas vezes antes de comprar aquela comida instantânea super fácil de fazer, e vai optar por um prato feito em casa, com ingredientes confiáveis que você sabe bem de onde vieram. Esta é, inclusive, a recomendação dos nutricionistas, que evitam os produtos ditos instantâneos pelo alto teor de sódio que eles contem. Chega de papo e confira estes ingredientes comuns e desagradáveis que são usados pela indústria alimentícia.

Cisteína

Cisteina

A cisteína é um agente bastante comum para amaciar pães. O aminoácido é usado em quase todos os produtos de pão do mercado, e é sinteticamente criado pela dissolução de cabelo humano penas de pato em ácido. A maior parte destes ingredientes vem da China e tem recebido criticas de alguns grupos religiosos devido a sua origem. Muçulmanos, por exemplo, são proibidos de comer qualquer coisa derivada do corpo humano.

Goma-Laca

Goma Laca

A Goma-Laca é usada para dar às jujubas uma aparência mais brilhante. Ela é um aditivo bastante comum na indústria alimentícia, também utilizada para acabamentos em madeira. A resina é secretada pelo inseto kerrie lacca, encontrado nas florestas da Tailândia e da Índia. O inseto usa esta secreção para se grudar nas folhas das árvores.

Azodicarbonamida

Azo

Este produto químico, devidamente aprovado pelas autoridades, é usado como um agente de branqueamento e condicionamento de massas em produtos de pão. É o mesmo material utilizado em tapetes de ioga para criar a textura de almofada elástica. Mais de 500 empresas utilizam este produto como McDonald's e Burguer King. A Subway recentemente deixou de utilizá-lo após receber críticas.

Carvão de Osso

Bone

Carvão de osso é feito de, bom, ossos. Ossos de vaca, para ser mais exato. O material é utilizado na transformação do açúcar refinado, porque faz o açúcar parecer mais branco. Devido a uma grande quantidade de críticas vindas dos veganos, há agora uma grande quantidade de empresas do ramo que deixaram de utilizar o material.

Gosma Rosa

Pink-Slime

Se a imagem sozinha não foi capaz de enojá-lo, saiba que a gosma rosa é feita das sobras de carne que ainda estão grudadas em ossos e cartilagens. Isso mesmo. A carne e todo o resto é colocado em uma espécie de centrífuga e o resultado é este que você confere acima. O ingrediente é utilizado em produtos de carne como enchimento, e isto inclui os nuggets.

Gelatina

Gelatina

Muita gente ama gelatina, mas será que sabem do que é feita? Pois eu digo: pele, ossos e tecido animal conjuntivo, geralmente de vacas, porcos e galinhas. A gelatina é uma proteína animal com uma elevada taxa de viscosidade, e é utilizada para uma grande variedade de alimentos, muito além da gelatina.

Castóreo

Castoreo

Listado nos rótulos como aroma natural, o castóreo é bastante utilizado em framboesas e baunilhas. O material é uma secreção oleosa glandular do castor, que o animal usa para se impermeabilizar, engordurando sua pelagem. As glândulas secretoras situam-se junto dos órgãos genitais do animal. Felizmente, o ingrediente tem sido utilizado mais pela indústria de perfumes que de alimentos.

Carragenina

Carragenina

Derivada das algas, a carragenina é utilizada em alimentos pelas suas propriedades gelificantes e espessantes. É mais utilizada em produtos lácteos e em alguns tipos de carne. Durante o processo de adição, ele é normalmente processado com elevados níveis de sal.

Terc-butil-hidroquinona

Terc

Mais conhecido como TBHQ, este composto é um conservante químico utilizado para estender a vida de todo o tipo de produtos processados. Surpreendentemente, esta também é uma forma do butano extremamente explosiva. TBHQ é utilizado em uma grande variedade de alimentos comprados em lojas, tais como fast food, salgadinhos, alimentos para animais e até produtos de saúde.

Celulose

Celulose

A celulose é utilizada como material de enchimento, mais normalmente em alimentos sem caloria. Ela é basicamente constituída por uma polpa de madeira que o corpo humano não pode digerir. Já que nosso corpo não é capaz de digerir, a celulose não tem nenhum valor calórico. Ele também é utilizado no queijo ralado para manter as peças grudadas umas nas outras.

Fonte: The Richest

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+