Curiosidades

10 maneiras de melhorar as suas conversas corriqueiras

0

As interações sociais são parte do nosso dia a dia. Estamos sempre compartilhando informações de variadas formas, sendo algumas delas as conversas corriqueiras. Esse tipo de conversa pode fazer algumas pessoas revirarem os olhos ou quererem fugir rapidamente do lugar. Mas essa conversa superficial é necessária em uma sociedade.

A conversa corriqueira está presente em todos os lugares onde seres humanos estão presentes. Você pode praticar esse tipo de conversa com estranhos, que nunca mais verá na vida. Mas para ajudá-lo, mostramos aqui algumas formas de melhorar esse tipo de conversa, para que ela não seja um fardo.

1 – Demonstre interesse

A melhor forma de se manter uma conversa, é mostrar que você se importa com o que a outra pessoa tem a dizer. Quando alguém não se importa realmente com o que a outra pessoa tem a dizer, isso é mostrado na conversa. O interesse também dá abertura para que a pessoa, com quem você está conversando, também conte aspectos dela para você.

2 – Perguntas

Para que a conversa se prolongue mais, e não fique com um silêncio constrangedor, o melhor é fazer perguntas abertas. Ou seja, evitar fazer perguntas de sim ou não, que levam a becos sem saída. Perguntas abertas dão um incentivo, para que seu parceiro tenha com você uma conversa com mais detalhes. Elas levam mais às conversações.

3 – Aprendizado

Uma conversa também pode ser um ponto de aprendizado. Se existe um assunto com o qual você não está muito familiarizado, é bom ser honesto com quem você está conversando. É sempre bom fazer com que a conversa possa ser um momento de aprendizado. E isso quer dizer que é bom deixar a outra pessoa falar mais. Pedir para que te explique as coisas, faz com que a conversa dure por pelo menos alguns minutos.

4 – Empatia

Durante a conversa, é bom deixar seu parceiro saber que você pode se relacionar com as histórias e sentimentos compartilhados por ele. Por exemplo, se a pessoa disser que passou alguns anos no exterior, talvez, você possa contar do tempo que viveu fora do país. E nisso, você pode pedir para que a pessoa conte experiências parecidas que ela também vivenciou.

5 – Incentivo

Quando você tenta levantar a autoestima da pessoa com quem está conversando, as pessoas tendem a manter mais o interesse na conversa. O melhor a fazer, em uma conversa corriqueira, é tentar fazer com que as pessoas se sintam um pouco melhor sobre si mesmas. É sempre bom alguém sair de uma conversa se sentindo melhor.

6 – Prática

Uma coisa, que é verdade, é que a prática leva a excelência. E, com as conversas, isso não deixa de ser verdade. Pratique, sempre que possível, seja com o porteiro do seu prédio, com uma pessoa dentro do ônibus ou com qualquer um que pareça ser amigável para ter uma conversa. E com a prática, você começará a se sentir mais à vontade em manter uma conversa casual.

7 – Exemplos

Para quase tudo na nossa vida, nós nos espelhamos em alguém. Quando o assunto é conversar com pessoas, isso também pode ser uma verdade. Então, ouça comediantes, apresentadores, pessoas que têm uma facilidade em se comunicar. Tente se lembrar de como eles se portam nas conversas, que perguntas eles fazem e como conseguem as respostas das pessoas, até mesmo com um silêncio.

8 – Regrinhas

Na escola, nós costumávamos fazer regrinhas para lembrar de alguma matéria. Esse conhecimento nós podemos levar para vida. Por exemplo, em uma conversa, você pode pensar na palavra “ARE”. Cada letra quer dizer uma coisa. A palavra âncora, onde você tenta encontrar algo em comum com a outra pessoa. R de revelar, na parte onde você revelará uma coisa para a outra pessoa. E o E de encoraje, para encorajar o outro a também compartilhar algo.

9 – Formas

O rumo da conversa pode mudar conforme você faz a pergunta. Por exemplo, ao invés de perguntar “o que você faz”, é bom perguntar “com o que você está se mantendo ocupado nesses dias”. A forma de perguntar muda o foco porque a pessoa pode se sentir encorajada a falar sobre o seu trabalho, família, algum hobby ou qualquer outra coisa.

10 – Experiências

Para um bom começo de conversa com alguém, que você não conhece, é bom compartilhar algo que aconteceu recentemente com você. Com isso, a pessoa não é colocada no lugar que tem que responder alguma pergunta. Ela pode apenas adicionar algo com relação ao tópico.

Cate Blanchett, a Hela, diz qual é o seu filme do MCU favorito

Artigo anterior

7 provas de que você está namorando uma pessoa imatura

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido