CuriosidadesHistória

10 motivos para você ser a favor ou contra a a descriminalização das drogas

0

Hoje, 10 de setembro de 2015, teremos mais um longo capítulo de uma discussão histórica, envolvendo a descriminalização do porte e das configurações de usuário, de drogas no nosso país. O Supremo Tribunal Federal está desde as 14 horas realizando a votação que delimitará vários rumos para diversos cidadãos brasileiros.

A Fatos Desconhecidos, nem o CDC que vos fala, não estão fazendo apologia alguma a nada, a não ser a querer te ver se expressar. Queremos ver a opinião de vocês à respeito desse embate político-social, que de algum modo, mexerá com a nossa vida.

Por mais que você eventualmente NÃO seja um usuário de algum produto ‘proibido’, você ao menos conhece pessoas que sejam e imaginam o cenário ao qual elas estão inseridas.

Dentro desse ponto de vista, apresentaremos 5 argumentos de cada um dos lados, e gostaríamos que ao final da matéria, vocês comentassem em qual das opções em aberto, vocês votariam. Confiram os ‘embasamentos’ de cada um dos posicionamentos:

( ) NÃO

1- Estamos lidando com hipóteses, mas se houvesse uma descriminalização, o país poderia virar rota para o consumo de drogas. Por mais que isso possa ser usado de um modo correto e gerar dinheiro para o país, a não implicação de uma legislação rígida, favoreceria a ‘demanda’ de gente para cá, visando ‘nossos produtos’ e ‘nossa legislação’. Seríamos um verdadeiro polo de turismo para algumas de nossas nações vizinhas.

2- Aumento do Uso? Isso depende de cada indivíduo. Ninguém vira para uma pessoa e a obriga a fumar maconha, ou a utilizar nada que você não queira. Portanto, não podemos tirar como base um ou outro indivíduo em si. Mas por via das dúvidas, se vocês acham melhor o cenário como ele está, opine pelo não.

3- Falta de controle: Muitos podem começar pelo uso recreativo e simplesmente perderem o controle. Novamente, depende muito do organismo do indivíduo. A descriminalização, poderia fazer com que pessoas sem uma mentalidade ‘certa’, se tornassem usuários compulsivos.

4- Futuro Incerto na Agricultura: E se a maconha fizesse tanto sucesso, que os grandes agricultores, proprietários de terra e cultivadores de grãos tradicionais como a soja, o arroz e o feijão e simplesmente substituíssem-nos por cannabis?

5- Porta aberta para outras drogas? Muita gente começa com a maconha, no que se diz respeito ao contato direto com ‘drogas’. Com ela descriminalizada, potencializaria o uso de demais substâncias.

No-Drugs-Black-and-Red

( ) SIM

1– A proibição é uma verdadeira violação do direito à individualidade do que se diz respeito à intimidade e a vida particular (que é prevista no artigo 5º da Constituição, que diz que são invioláveis coisas como a intimidade, a vida privada, imagem e a honra das pessoas, sendo lhes assegurado o direito a serem indenizados por dano moral e até mesmo material, decorrente da eventual violação)

2-  A descriminalização evitaria milhares de assassinatos que possuem relações com a famigerada proibição, que ocorrem anualmente. O México , que é o maior exportador de maconha do mundo, por exemplo, registra cerca de 24.000 mortes todos os anos , devido a esse tipo de proibição, similar à brasileira.

3- Centenas? Milhares? Milhões? Nada, os números chegam aos bilhões, de potenciais recursos financeiros que são injetados ilegalmente nos grandiosos cartéis de drogas brasileiros. Essa dinheirama toda, poderia ser investida em uma regulamentação e na criação de uma legislação que ditasse o segmento de como cadenciaria o consumo individual, e consequentemente a criação de um mecanismo de tributação para tal.

4- Estamos já no século XXI, ou seja, são tempos de mudança. Países como Uruguai, Estados Unidos, Holanda e Canadá, que optaram pela descriminalização, além de sofrerem muito menos com a ocorrência de tráfico de drogas, regulamentou o uso da maconha, e ainda estão estudando à fundo a erva, em busca das suas notórias propriedades medicinais. Já foi atribuída à cannabis, diversas qualificações em diversas áreas relacionadas à saúde e ao corpo humano, em que ela pode auxiliar.

5-A maconha, nos países legalizados, vem comprovando a sua eficiência na medicina. Já existem provas concretas de que a maconha consegue atenuar dores de cabeça e pelo corpo, além de diminuir náuseas e vômitos ocasionados por diversos motivos, além de estar associada ao tratamento de alguns tipos de câncer. A planta, na verdade, pode funcionar melhor até mesmo que alguns remédios prescritos oficialmente.

Em qual dos posicionamentos você se encaixa? É favorável à descriminalização da maconha e de outras drogas? Queremos ver com propriedade as opiniões de vocês?

images-article-2014-11-21-tumblr_ndm6l4x1fW1rnfmxqo1_500

Você descascou ovos de maneira errada a vida inteira

Matéria anterior

10 imagens de europeus recebendo refugiados que vão restaurar sua fé na humanidade

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar