• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 profissões que vão desaparecer do mapa

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      02/09/14 às 09h11

Você está trabalhando ou já escolheu em qual área pretende construir uma carreira? Se você já fez essa escolha - considerada uma das mais importantes da vida -, ou se ainda não, é melhor ficar atento, porque muitas profissões podem não ter um futuro muito próspero no mercado de trabalho.

Pelo menos é isso que o site Career Cast - especializado em carreiras e profissões - acredita. Para os consultores dessa página, há riscos reais de que as 10 carreiras que você vai ver abaixo sejam extintas nos próximos anos.

Confira:

1. Carteiro

1

Até 2022, devem sumir 28% dos carteiros que estão na ativa. Isso porque mandar cartas é algo raro hoje em dia. Até mesmo as faturas e boletos bancários estão reduzindo o volume a ser entregue de forma física, uma vez que as pessoas estão preferindo as cobranças online ou em débito automático.

2. Trabalhador rural

2

No caso dos trabalhadores do campo, a máquinas estão substituindo a força humana, devido ao custo-benefício e à maior rapidez, especialmente na hora da colheita. Hoje em dia, 19% dos postos de trabalho nessa área já não existem mais.

3. Leitor de medidor

SAMSUNG DIGIMAX A503

Mesmo que muita gente não conheça esses profissionais, eles existem. Pelo menos até agora. Dizem que até o ano de 2022, 19% das pessoas deixem de ser contratadas para essa função. Isso porque está cada vez mais comum o uso de aparelhos que fazem esse trabalho automaticamente, sem ser necessária a ação humana.

4. Repórter

4

O jornal impresso, que tem cada vez menos vendas, está sumindo e dando lugar às versões online. Por isso, até 2022, é possível que pelo menos 13% na contratação de jornalistas as redações de impressos seja reduzida.

5. Agente de viagens

5

Quando você pensa em tirar férias, você pesquisa o destino, as passagens e o hotel na internet ou prefere ir até uma Agência de Turismo? Grande parte da população mundial escolha a primeira opção ao responder essa pergunta e é exatamente isso que justifica a redução nas contratações para essas funções. A queda nesse setor deve ser de 12% nos próximos oito anos.

6. Lenhador

Ax Stuck in Splitting Log

O trabalho manual vem sendo substituído gradativamente pelo mecânico também na indústria madeireira. Além disso, o uso do papel vem reduzindo, o que influi também nesse setor, que fornece a matéria-prima para o produto. Até 2022, é possível que esses postos de trabalho caiam até 9%.

7. Comissário de bordo

7

No caso dessa profissão, o que está atrapalhando novas contratações são as fusões das empresas aéreas. Até 2022, é possível que deixem de ser contratados até 7% desses trabalhadores.

8. Operador de furadeira

8

Esse é mais um exemplo de que a mão de obra braçal está sendo substituída, cada vez mais, por máquinas. Até 2022 6% menos trabalhadores serão contratados para operar furadeiras, especialmente nas grandes indústrias.

9. Trabalhador de impressão gráfica

9

Com a baixa no uso do papel, além dos lenhadores, outro pessoal que vai sofrer as consequências são os trabalhadores do setor gráfico, como os que atuam na impressão de jornais e revistas. Nos próximos anos a queda de contratação deve ser de 5%.

10. Coletor de imposto

10

Nos próximos anos, 4% dos novos contratos para essa área devem deixar de existir. Isso porque os profissionais tributários serão menos contratados pelas empresas, que agora buscam cortar gastos com pessoal. Além do disso, tecnologias que substituem esses trabalhadores já estão em uso.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+