• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 coisas insanas que aconteciam na Roma Antiga

POR A redação    EM História      02/02/16 às 18h09

A Roma Antiga foi uma civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península itálica no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo.

Existem vários mitos de como era a vida na Roma Antiga, mas muitas delas não são verdades e fazem com que as pessoas acreditem em coisas que não são reais. E esse é o motivo por estarmos escrevendo essa matéria, para mostrar para vocês alguns fatos verdadeiros da vida na Roma Antiga.

Confira agora as 11 coisas insanas que aconteciam na Roma Antiga:

1 - Pagar seus impostos com urina

1

Você não leu errado, as pessoas pagavam os impostos com a própria urina. A urina era muito valiosa e era usada como medicamentos e para deixar as roupas mais brancas. A urina era coletada nos balneários, tributadas como impostos, bem como cobram impostos de nós hoje em dia.

2 - Eles inventaram o primeiro shopping center

2

Da próxima vez que você for no shopping fazer compras, lembre-se que você está lá graças aos romanos antigos. Cerca de 2.00 anos atrás, os romanos criaram o primeiro shopping center, um Mercado de Trajano, que existe até hoje.

3 - Amuletos da sorte

3

Algumas pessoas tem alguns instrumentos como amuleto da sorte, como um pé de coelho ou o trevo de quatro a folhas. Mas na Roma antiga o amuleto da sorte era um pênis, feito de madeira ou bronze. Os amuletos de pênis eram usados como colares ou eram pendurados nas portas das casa.

4 - Privadas

4

Já pensou em fazer suas necessidades em um banheiro coletivo, sem paredes para separar as privadas? Pois é, na Roma Antiga as privadas eram desse jeito. Além de existir privadas, havia um sistema de esgoto um tanto moderno para época, com sanitários de descarga e água quente e fria para fazer a higiene.

5 - Jogos de gladiadores não eram o entretenimento

5

O filme Gladiador mostra que as lutas entre gladiadores eram a forma de entretenimento dos romanos, mas a coisa não era bem assim. Além das batalhas entre gladiadores, a principal forma de entretenimento eram as corridas de carruagem, onde chegavam a colocar 50.000 pessoas dentro do coliseu.

6 - Sangue dos gladiadores

6

Os romanos tinham várias crenças, e uma delas era que o sangue dos gladiadores poderia curar algumas coisas, entre elas a epilepsia. Essa crença era tão forte que quando um gladiador morria, seu sangue era imediatamente vendido para a multidão.

7 - Pessoas canhotas

7

As pessoas canhotas sempre sofreram muito durante toda a história, e  na Roma Antiga não era diferente. Os canhotos foram considerados um símbolo de azar e indigno de confiança, tanto que a palavra "sinistra" significa à esquerda em latim.

8 - Os imperadores se envenenavam diariamente

8

A vida dos imperadores estava sempre em perigo e por isso os imperadores da época começaram a experimentar pequenas doses de venenos conhecidos na época para ter um tipo de imunidade às toxinas.

9 - Crucificação

9

Embora exista uma fama que várias pessoas da Roma Antiga eram crucificadas, na verdade não era tão comum assim. As pessoas que eram crucificadas eram apenas pessoas que não eram romanas ou pessoas que cometiam a traição. Mesmo para os piores crimes, os romanos eram raramente crucificados e geralmente eram apenas multados ou exilados.

10 - O imperador Calígula

10

É especulado que o imperador Calígula tinha uma doença mental e possivelmente tinha sífilis. Independente disso, Calígula era muito conhecido por seus usos brutais de poder e narcisismo, pois acreditava que era um deus.

11 - Pompéia

11

Os romanos de Pompéia davam muito valor ao sexo. Não que eles fizessem sexo mais do que todo mundo, mas eles tratavam sexo como algo importante. Os mosaicos e pinturas de cenas de sexo encontrados hoje em museus decoravam as ruas e casas de pessoas de diferentes classes sociais.

As mulheres em Pompéia eram retratadas como indivíduos praticantes de sexo livre. Existiam as relações sexuais meramente comerciais nas quais tanto homens quanto mulheres se prostituíam ou faziam uso desses serviços.

E aí amigos, já sabiam de todos esses fatos insanos sobre a Roma Antiga? Comentem aqui pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+