Curiosidades

11 coisas que apenas as pessoas criativas vão entender

0

Pessoas dotadas de criatividade nos surpreendem o tempo todo. Com suas maneiras inusitadas de encarar as diversas situações da vida, e formas surpreendentes de resolver problemas e sair das adversidades, as pessoas criativas conseguem sempre se sobressair. Por isso, é uma qualidade bastante valorizada no mercado de trabalho, por exemplo.

Não pense, no entanto, que para ser considerada uma pessoa criativa você precisa sair inventando coisas mirabolantes, tal qual o estereótipo do “cientista maluco” ou do “artista alucinado”.  No entanto, é difícil estabelecer um padrão para mentes imaginativas, justamente por elas não ficarem presas a regras ou ideias pré-concebidas.

Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa. Acredita-se que ela engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções. Mas mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.

Você se considera uma pessoa criativa? Ou quer desenvolver essa qualidade em você? Então confira a lista abaixo, onde relacionamos algumas características que fazem parte do jeito de ser deste perfil.

1 – Sonham acordados

adult-18792_1280

A mentes imaginativas estão em constante funcionamento. Ou seja, elas estão sempre com mil ideia, planos, vontades. Assim, para os criativos, sonhar nunca é uma perda de tempo. Por isso, muitas vezes eles podem perder completamente a noção do tempo, de tão envolvidos em um determinado projeto.

2 – Ficam entediados facilmente

girl-537104_1280

Precisam sempre de um estímulo para manterem-se ativos. Eles não irão focar naquilo que não gostam, você pode chamar de TDAH ou qualquer coisa, mas isso é apenas parte de sua genialidade.

3 – Fazem seu próprio horário

hourglass-1162958_1280

Não importa o horário, pessoas com grande produção criativa geralmente descobrem quando as suas mentes funcionam melhor e planejam seus dias de acordo com isso. Muitos artistas renomados afirmam que trabalham melhor ou bem cedo de manhã ou muito tarde à noite. Vladimir Nabokov começava a escrever assim que acordava, as 6 ou 7 da manhã e Frank Lloyd Wright costumava acordar às 3 ou 4 da manhã, trabalhar durante várias horas e depois voltava a dormir. É preciso estar em sintonia com seu ritmo interior.

4 – Tempo reservado para a solidão

meditation-1287207_1280

Artistas e criativos muitas vezes são taxados de solitários e apesar disso não ser verdade, a solitude pode ser o que lhes permite produzir o melhor trabalho. Precisamos passar tempo sozinhos para simplesmente permitir que as nossas mentes possam viajar. Muitos recorrem à meditação como uma ferramenta para atingir o estado de criatividade máxima de suas mentes.

5 – Encaram os obstáculos como algo positivo

children-593313_1280

Muitas das histórias e músicas mais icônicas de todos os tempos foram inspiradas por dor e desilusões – e o lado bom desses desafios é que elas podem servir como um catalisador para a criação de ótimo arte. Um campo emergente da psicologia chamado de crescimento pós-traumático vem sugerindo que muitas pessoas conseguem usar as dificuldades da vida e os traumas da infância e juventude para o crescimento criativo. Pesquisadores concluíram que os traumas podem ajudar as pessoas a crescerem e a vislumbrar novas possibilidades na vida.

6 – Buscam novas experiências

hang-gliding-1311282_1280

A criatividade tende a aumentar à medida em que aumentamos nosso “repertório” de experiências, sensações e estados de espírito. Por iso as pessoas criativas estão naturalmente sempre em buscas de coisas novas para se vive.

7 – Elas aprendem com os erros

keyboard-648447_1280

As falhas podem ser positivas se bem trabalhadas. O trabalho criativo é muitas vezes descrito como um processo em que se falha repetidamente até que encontre algo que dá certo e pessoas criativas – pelo menos as bem-sucedidas – aprendem a não encarar os erros de forma tão pessoal.

8 – Fazem perguntas mais complexas

idea-1296140_1280

As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável. Elas olham para o mundo ao seu redor e querem saber por quê e como as coisas são do jeito que são. Por isso, quando se interessam por algo ou algum assunto em particular, vão a fundo em suas investigações.

9 – São observadoras

candle-1281245_1280

Devido à natureza observadora e à curiosidade sobre as vidas dos outros, pessoas criativas muitas vezes amam observar as pessoas – e talvez até gerem suas ideias a partir dessas observações.

10 – Se arriscam

utah-95032_1280

Há uma conexão profunda e significante entre arriscar e ser criativo, o que muitas vezes pode ser ignorado. A criatividade é o ato de criar algo a partir do nada. Ela requer expor publicamente aquelas apostas que fazemos primeiro em nossa imaginação. Arriscar faz parte do trabalho criativo e muitas pessoas criativas são motivadas pelos riscos que tomam em vários aspectos de suas vidas.

11 – Mais emoção, menos razão

Razao-e-Emo-o-3

Essa é uma equação bastante predominante entre os indivíduos criativos. Eles tendem a ter uma motivação intrínseca – o que significa que elas agem movidas por um desejo interno e não por uma recompensa ou reconhecimento externo. Além disso, essas pessoas se sentem estimuladas por atividades desafiadoras.

5 coisas que você não havia reparado na novela Caminho das Índias

Artigo anterior

20 coisas que só as pessoas que choram por qualquer coisa vão entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido