• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 coisas que você pode fazer com a acetona e nunca imaginou

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      11/07/16 às 22h50

A acetona é, na verdade, uma cetona chamada propanona. Esse produto é bastante conhecido por sua utilização na remoção de esmaltes. Mas, os verdadeiros componentes para esse fim são uma mistura de acetona, álcool etílico e água. Se trata de uma substância relativamente tóxica e, quando em contato, pode provocar irritações na muscosa bucal e nasal.

Quando está em temperatura ambiente, é um líquido inflamável, incolor e possui cheiro relativamente agradável, também é uma substância solúvel em água e em diversos solventes orgânicos. Isso faz com que seja não apenas um removedor de esmaltes mas, também, permita que seja solvente de tintas, vernizes, fibras de vidro, além de sua utilização na indústria alimentícia.

Outros usos são a produção de anidrido acético, clorofórmio iodofórmio e bromofórmio, produção de medicamentos e dissolventes da celuloide. A acetona pode ser obtida industrialmente através da decomposição térmica do acetato de cálcio, hidratação de propeno ou oxidação de cumeno. No último caso, o cumeno é obtido por meio de uma reação química entre o propeno e o benzeno, ambos derivados do petróleo.

A propanona é utilizada, também, na extração de cocaína, a partir das folhas de coca, por isso sua comercialização é altamente controlada pelo Departamento de Entorpecentes da Polícia Federal. Outro ponto interessante é que, nosso organismo produz a propanona como resultado da decomposição incompleta de gorduras.

É importante lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, nem impor verdades absolutas. Nosso único e exclusivo objetivo é o de entreter e informar. Por isso, o conteúdo dessa matéria se refere àquelas pessoas que se identificarem com tal. Por isso, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 11 coisas que você pode fazer com a acetona e nunca imaginou. Confira:

1 - Dissolver super bonder

01

Sabe quando a cola gruda a tampa do tubo de super bonder e você não consegue abrir? Pois é, basta pigar algumas gotinhas de acetona e a cola irá dissolver, facilitando a abertura da tampa.

2 - Limpar recipientes

02

Alguns recipientes plásticos vem com as marcas e informações do produto impressas na embalagem. Para retirar, de maneira eficaz, essas impressões, você pode lavar o recipiente e, com um algodão, passar acetona, retirando os escritos.

3 - Proteção contra arranhões

03

Por incrível que pareça, a acetona é capaz de remover arranhões. Isso é possível em relógios de plástico, por exemplo, porque ela dissolve o material.

4 - O mesmo vale para os sapatos

04

Não só os arranhões mas, também, as manchas. Limpar os sapatos com acetona pode remover tanto os arranhões quanto manchas.

5 - Remover tinta de janelas de vidro

young woman washing windows

É muito comum acontecer de você mandar (ou você mesmo) pintar as paredes e tanto janelas quanto portas de vidro acabarem manchadas com pingos de tinta. Para remover esses pingos, utilize acetona.

6 - Remover esmalte de tapetes

06

Como seu principal uso é o de remover esmaltes das unhas, não seria muito diferente com a remoção do mesmo em outros objetos. Como tapetes você precisa despejar uma quantidade generosa sobre a mancha e deixar descansar por cerca de um minuto, depois utilize uma escova de cerdas duras para esfregar.

7 - Remover manchas de porcelana branca

07

Molhe um pano com a acetona e esfregue as manchas, tendo muito cuidado para evitar marcas, depois lave com água e sabão.

8 - Limpar o teclado do computador

08

Mergulhe um cotonete na acetona, de forma que não fique encharcado. Depois você só precisa passá-lo por entre as teclas.

9 - Limpar e higienizar gillettes

09

Com um pedaço de algodão embebido em acetona remova resíduos de sabão e higienize as lâminas.

10 - Remover etiquetas

10

Ao contrário do item dois, algumas embalagens possuem as informações em papéis ou plásticos, e se utiliza cola para pregá-los a esses recipientes. Por vezes, é quando impossível remover essa cola, para isso, utilize a acetona.

11 - Limpar marcadores permanentes

11

Funciona em superfícies lisas, com um algodão molhado de acetona, limpe a área desejada.

Então pessoal, vocês já conheciam essas funcionalidades da acetona? Ou nem imaginavam? Conhecem outros usos? Quais são eles? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+