Ciência e Tecnologia

11 fatores pelos quais nos apaixonamos, segundo os psicólogos

0

Segundo o dicionário, apaixonar é “despertar uma paixão, interessar vivamente e enamorar-se perdidamente.” Todo mundo já se apaixonou ou vai se apaixonar ao menos uma vez na vida (a não ser que você seja uma pessoa muito fria). Mas vocês já pararam para se perguntar por que nós nos apaixonamos? Pois bem, resolvemos trazer os conhecimentos da psicologia para os nossos leitores.

Ayala Malach Pines, professora da Escola de Administração da Universidade Ben Gurion, em Israel, é uma psicóloga clínica que estuda casais. Ela escreveu cerca de 60 trabalhos de pesquisa em sua carreira e um bocado de livros de relacionamento. Em um dos livros de Pines, ela descreve 11 fatores pelos quais nos apaixonamos, e nós trouxemos os mesmos para vocês, confiram:

1 – Similaridade em atitudes

As pessoas até dizem por aí que os opostos se atraem, mas vocês sabem muito bem que na hora dá paixão essa regra não se aplica muito bem.

2 – Proximidade geográfica

Pode parecer uma loucura, mas segundo Pies, a proximidade geográfica é um dos fatores que fazem as pessoas se apaixonarem. Será que isso explica o desejo de estar perto de quem se ama?

3 – Características desejáveis de personalidade e aparência

Alto, morena, loiro, bonito, elegante, charmoso, gentil, atraente, educada, todo mundo tem algo que se sente atraído, seja na personalidade ou na aparência.

4 – Carinho recíproco

Se a sua paixão também sente o mesmo por você, caro leitor, as coisas com certeza ficam muito mais fáceis. Ter um amor não correspondido pode rapidamente acabar com uma paixão.

5 – Necessidades satisfatórias

Você sabe muito bem de de quais necessidades estamos falando, certo? As vezes as beleza não é tudo. A pessoa pode até não ter aquela aparência que você sempre sonhou, mas ser bom de cama conta muito.

6 – Excitação física ou emocional

Não só de excitação física vive uma paixão, caros amigos. É preciso excitar uma pessoa emocionalmente, fazer com que ela sinta de verdade as emoções.

7 – Influências sociais, normas e aprovação de pessoas no seu ciclo de convivência

Sabe quando vocês combinam em tudo, desde o jeito de viver até no clico de amigos? Isso se aplica naquele papo de “pra gostar de mim tem que gostar também dos meus amigos”.

8 – Indicações específicas da voz, olhos, postura e modo de andar

Aquele detalhe que algumas pessoas adoram na outra, como as covinhas na hora de rir, jeito de andar, jeito de jogar o cabelo, tudo isso pode fazer uma pessoa se apaixonar completamente.

9 – Predisposição para um relacionamento amoroso

Se duas pessoas que estão muito a fim de ter um relacionamento se encontram, fica muito mais fácil de acontecer uma química entre elas.

10 – Oportunidades de estar sozinhos

Por razões óbvias, nem precisamos comentar esse item, certo!?

11 – Mistérios, na situação ou na pessoa

Algo misterioso muitas vezes pode deixar aquela pessoa ou situação ainda mais interessante e excitante.

E aí, vocês concordam que esses são os 11 fatores pelos quais nos apaixonamos? Comentem!

7 casamentos mais sem noção entre humanos e objetos

Matéria anterior

7 incríveis habilidades paranormais que pessoas já afirmaram ter

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.