• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


13 coisas que você não fazia ideia que estão te deixando doente

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      22/03/17 às 18h26

Nós somos completamente reféns dos germes que nos circulam. Seja na hora de pegar um ônibus, dirigir seu carro, mexer no computador, mexer no celular, usar banheiros públicos, ou seja, a toda hora estamos expostos a ter contatos com germes. É claro que se formos nos preocupar com tudo que tem bactérias, viveríamos de um jeito inviável, mas é sempre bom ficar esperto com o que pode prejudicar a nossa saúde.

Pensando nisso, nós resolvemos fazer essa matéria com alguns dados de coisas que nós usamos todos os dias e que podem estar nos matando aos poucos. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 13 coisas que você não fazia ideia que estão te deixando doente:

1 - Cardápios de restaurantes

Cuidado com os cardápios de restaurantes. Quando você for comer fora, é essencial lavar as mãos depois de pedir sua refeição, pois o cardápio tem em média 185.000 bactérias. A doença mais comum relacionada a cardápios é a infecção respiratória, mas você também pode pegar salmonela ou E. Coli.

2 - Crianças em casa

Pode parecer estranho, mas acreditem, as crianças pode nos deixar doentes. Pessoas que vivem em casas sem crianças ficam doentes entre 3 a 4 semanas por ano. Uma casa que tem uma criança faz com que os adultos fiquem doentes 18 semanas por ano. Uma casa com duas crianças faz um adulto adoecer até 29 semanas por ano. Bom, mas todos vocês sabem que vale muito a pena ter a criançada em casa.

3 - Água da geladeira

Já pararam para pensar que a água da sua geladeira pode conter uma enorme quantidade de bolor e levedura? Mas estamos falando daquelas geladeiras que tem um um "dispenser", ou seja, as geladeiras que tem um filtro acoplado. A E. coli, salmonela e a listeria pode ser encontrados nessas geladeiras, e podem causar diarreia, febre e até a morte.

4 - Rímel

Todas as mulheres devem saber que o rímel é algo que nunca deve ser compartilhado, certo? Além disso, ele deve ser substituído a cada 3 meses, pois pode abrigar bactérias e fungos que levam a infecções.

5 - Roupas novas

Pelo fato de várias pessoas já terem experimentado roupas nas logas, você corre o risco de pegar piolhos e até piolhos. Elas também podem causar erupções químicas devido a um revestimento usado nas roupas que contém formaldeído.

6 - Yoga

Se você faz ioga e constantemente tem erupções cutâneas, a culpa pode ser da sua esteira de yoga. Seu tapete de yoga é o principal receptor do seu suor,e sua espuma é o incubador perfeito para fungos e germes. Certifique-se de lavá-lo sempre que possível.

7 - Controle remoto da sua televisão

Os controles das TVs são um verdadeiro viveiro de bactérias. Um estudo descobriu que mais da metade de todos os controles remotos testados tinham vírus sobre eles, e os pesquisadores alertam que os germes podem sobreviver dois dias ou mais nessa superfície.

8 - Chuveiro

O seu chuveiro pode conter bactérias semelhantes à tuberculose. Conhecido como NTM, esse micróbio vem do vapor e gotas de água, causa sintomas semelhantes a tuberculose, mas é curável em 50% dos casos.

9 - Máquina de lavar

Sua máquina de lavar não é tão limpa como você pensa. Porque detergente por si só não é suficiente para matar as bactérias, máquinas de lavar roupa podem ter germes que se espalharão nas suas roupas. É essencial limpar sua máquina de lavar roupa com água sanitária sempre que possível.

10 - Celular no banheiro

Você costuma usar o celular no banheiro? Más notícias. Partículas germinadas pelo ar causadas pela descarga podem ficar em seu celular e às vezes viver por dias! Se você gosta de levar seu celular para o banheiro, certifique-se de limpá-lo depois de terminar o seu "serviço".

11 - Água tônica

Para quem não sabe e vive tomando água tônica, saiba que ela pode trazer problemas de audição. Isso porque a água tônica contém quinina, que pode resultar em um zumbido ou mesmo dificuldades auditivas.

12 - Aperto de mão

Um aperto de mão forte pode transmitir duas vezes mais em comparação com um aperto de mão fraco. Entre os dois, é claro que o aperto de mão fraco é mais aconselhável, mas em uma entrevista de emprego vale a pena pegar algumas bactérias a mais.

13 - Seu aspirador de pó

Aspirar pode facilmente enviar poeira e bactérias de volta para o ar, espalhando germes e alérgenos que podem ser perigosos quando inalados. Monitore a capacidade do seu saco de vácuo, descarte os sacos, limpe o filtro com frequência e considere comprar um aspirador com um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).

É, caros leitores, é claro que é difícil seguir todas essas regras, mas algumas delas podem nos ajudar a termos uma vida mais saudável. Achou a nossa matéria útil? Deixei aqui o seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+