Os 5 hábitos de Harvard estão se tornando populares na internet por ajudar a prolongar a vida.
Pesquisadores da famosa Universidade dos Estados Unidos realizaram extensos estudos para encontrar formas saudáveis de estender a vida em pelo menos 10 anos.
Os cientistas analisaram dados de mais de 123 mil pessoas e viram como as taxas de mortalidade podem ser influenciadas por cinco fatores de estilo de vida. O que eles descobriram foi isso:
Via Pexels
Uma boa nutrição é importante para a longevidade de uma pessoa. Segundo Harvard, uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas e gorduras saudáveis pode reduzir o risco de doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Além disso, evitar alimentos processados e açúcar refinado é importante para manter um estilo de vida saudável.
Para isso, vale a pena começar devagar, se você tem hábitos ruins. Por exemplo, diminuir o consumo de refrigerante em vez de cortar de vez. Parar aos poucos irá reduzir os efeitos adversos e dar mais motivação.
Além disso, vale incluir vegetais e legumes em todas as refeições, mas de maneira natural. Você pode comer um hambúrguer caseiro e ter uma quantidade excelente de nutrientes sem precisar fazer dieta.
O exercício regular é outro dos hábitos de Harvard para a longevidade. A universidade recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios moderados a vigorosos todos os dias.
Por exemplo, isso pode incluir caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou qualquer atividade que aumente sua frequência cardíaca.
O exercício regular ajuda a manter um peso saudável, fortalece o sistema cardiovascular e melhora a saúde mental.
Se você ainda não consegue essa marca, tente ir aos poucos, trocando elevadores por escadas e indo a pé para o trabalho, em vez de carro. Se encontrar uma atividade que goste, como dança ou natação, faça mais vezes por semana.
Manter um peso saudável é importante para reduzir o risco de diversas doenças, incluindo hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida útil para determinar se você está dentro de uma faixa de peso saudável.
Assim, segundo Harvard, um IMC de 18,5 a 24,9 está associado a taxas de mortalidade mais baixas.
Por isso, consulte um nutricionista para te ajudar com o seu IMC e também com o índice de gordura corporal. Dessa forma, você terá um corpo saudável, mas sem comprometer sua expectativa de vida e suas funcionalidades.
Via Pexels
O tabagismo é uma das principais causas de morte que podem ser evitadas. Reduzir o tabaco pode acrescentar anos preciosos à sua vida, segundo os hábitos de Harvard.
De acordo com pesquisadores, não fumar ou parar de fumar reduzirá significativamente o risco de doenças pulmonares, cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer.
Além disso, parar de fumar melhora a qualidade de vida e a saúde geral. Se você tem esse hábito, pare aos poucos, use adesivos de nicotina e frequente grupos de ajuda para começar a parar.
Por fim, modere o consumo de álcool se quiser aumentar a longevidade, pois beber demais está ligado a uma série de problemas de saúde. Estes incluem doenças hepáticas, problemas cardiovasculares e aumento do risco de câncer.
Os hábitos de Harvard definem consumo moderado como um drinque por dia para mulheres e até dois drinques por dia para homens.
Mesmo assim, vale a pena ter um costume social de beber, com pequenas doses para aproveitar os momentos, mas sem exagerar.
Fonte: Catraca Livre