16 mudanças que o sexo provoca na mente e no corpo

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      26/02/15 às 03h53

Os efeitos do sexo no organismo vão além do que muitas vezes imaginamos. De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, manter relações sexuais pode proporcionar uma série de benefícios ao corpo e a mente.

Ele ajuda, por exemplo, a queimar calorias e a conservar um aspecto jovial. Não há mais dúvidas de que uma vida sexual regular  saudável pode resultar em coisas positivas para o corpo e mente, tanto para as mulheres como para os homens.

1. Melhora a circulação sanguínea

circulação

Durante o ato sexual, o número de pulsações por minuto aumenta, o que melhora a qualidade da circulação sanguínea. Isso possibilita às células receberem mais oxigênio, facilitando a eliminação de substâncias nocivas ao organismo. O sexo também faz com que mais sangue seja levado ao cérebro e aos outros órgãos, o que contribui para a saúde geral do corpo.

2. Queima calorias

calorias

O sexo é um exercício cardiovascular, que exige maior esforço do coração e pulmões, diminuindo os níveis de colesterol do organismo e queimando calorias. Praticar sexo durante 30 minutos, por exemplo, queima cerca de 150 calorias.

3. Libera substâncias benéficas

subs

Durante o sexo, o nosso organismo libera substâncias químicas benéficas para a saúde. Como as endorfinas, que constituem um produto químico natural com os mesmos efeitos da morfina. Estes calmantes naturais podem ajudar prevenir a insônia, enxaqueca e as dores de costas e pescoço causadas pelo stress.

4. Fortalece os músculos

Young woman doing gymnastics on white background studio

As contrações musculares provocadas pelo orgasmo elastificam os músculos urogenitais de mulheres e homens. Isso pode contribuir para que a próstata se mantenha saudável, no caso dos homens, e para o evitar de problemas de incontinência em ambos os sexos numa fase posterior da vida.

5. Rejuvenesce

rejuvenece

Segundo o neuropsicólogo Davis Weeks, do Royal Edinburgh Hospital, na Escócia, a prática sexual durante três vezes por semana pode rejuvenescer dez anos. Durante a última década, a sua equipe entrevistou 3.500 homens e mulheres europeus e americanos, entre os 20 e os 104 anos. Todos tinham algo em comum: pareciam mais jovens do que eram. Uma vida sexual ativa parece ser um dos maiores determinantes quando se trata de parar os ponteiros do relógio. Apenas o esporte consegue ser mais eficiente.

6. Melhora o estado de espírito

csal feliz

Nas mulheres, uma vida sexual regular leva à liberação de u hormônio chamada oxitocina, que tem um efeito positivo sobre o humor. Ele também ajuda a combater o stress.

7. Melhora o aspecto da pele

pele

O sexo estimula a liberação de estrogênios, o chamado "hormônio feminino". O estrogêneo tem um efeito positivo sobre a pele e o cabelo. Além disso, a transpiração mais elevada do que o normal durante o ato sexual contribui para limpar a pele.

8. É um bom analgésico

dor de cabeça

A oxitocina, que também é liberada durante o sexo, tem um efeito analgésico. A ciência já provou que a dor de cabeça e outros tipos de dor desaparecem se a produção deste hormônio aumentar.

9. É benéfico para músculos e ossos

ossos

Nos homens, a atividade sexual contribui pra fortalecer os músculos e ossos, assim como o sistema imunológico. Estes "efeitos secundários" positivos do sexo acontecem graças à testosterona, o hormônio sexual masculino, que  aumenta no organismo durante o sexo.

10. Melhora a aparência física

atraente

Uma vida sexual ativa e frequente faz com que o corpo libere uma quantidade maior de feromonas. Substâncias odoríferas que estimulam o comportamento sexual, acima de tudo daqueles que se encontram à nossa volta. Assim, podemos dizer que, ao ter uma vida sexual ativa, podemos nos tornar mais atraente aos olhos daqueles que nos rodeiam.

11. É benéfico para o coração

coração

O sexo é uma atividade física tal como qualquer esporte, por isso, tem os mesmos efeitos para o coração. Pesquisas demonstraram que os homens que têm relações sexuais pelo menos duas vezes por semana correm menos riscos de sofrer um ataque cardíaco do que os homens que não têm uma vida sexual regular.

12. É benéfico para a próstata

prostata

Pesquisas recentes provaram que uma vida sexual regular pode ter efeitos positivos para a próstata e ajudar a evitar do cancro. Já que uma vida sexual regular ajuda a eliminar substâncias nocivas, as quais, de outro modo, ficariam presentes neste órgão.

13.Combate o stress

relaxada

Uma vida sexual regular e satisfatória favorece a harmonia entre o casal, assim como o relaxamento e bem-estar mentais e físicos. Por outro lado, é também verdade que, se um casal não tem uma vida sexual satisfatória, tal será provavelmente uma fonte de tensão e stress.

14. Melhora o olfato

olfato

A prolactina, um hormônio liberado durante o sexo, tem um efeito positivo sobre o nosso olfato.

15. Fortalece o sistema imunológico

imune

Quando a nossa vida sexual é satisfatória e segura, o nosso sistema imunológico é fortalecido. O jogo amoroso libertar a Oxitocina, que diminui a produção do Cortisol, o hormônio do stress. Dessa forma, o corpo produz mais glóbulos brancos, o que aumenta a nossa imunidade.

16. Ajuda a prevenir doenças neuro-degenerativas

doenças

O sexo é uma boa forma de evitar a demência, pois estimula a fabricação de novas células cerebrais. Assim, as células se mantêm funcionais e doenças como Parkinson ou Alzheimer são evitadas.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+