• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


16 pessoas reais por trás dos personagens de Maurício de Sousa

POR PH Mota    EM Entretenimento      24/07/17 às 16h23

Maurício de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959, quando apresentou ao mundo o personagem Bidu. A partir das histórias do cachorrinho, o autor e desenhista criou novos personagens, incluindo o famoso menino de cabelos espetados que fala errado, o Cebolinha.

Desde então, a jornada de criação de um dos maiores artistas do Brasil nunca parou, com personagens e histórias sendo criados o tempo todo. Além de estampar os gibis e jornais de todo o Brasil, a Turma da Mônica - e do Chico Bento, do Bidu, do Penadinho e tantas outras turmas - já ganhou as TVs e dezenas de países ao redor do mundo.

Mas como será que Maurício consegue inspiração para tantos personagens diferentes? A verdade é que pode ser muito mais fácil do que realmente parece, quando se tem a habilidade de observar o mundo ao seu redor que esse gênio tem.

Grande parte do elenco das histórias de Maurício é inspirada em pessoas que ele conheceu na vida real. Além disso, vários deles são baseados em seus próprios filhos, carregando não só o nome, mas a aparência e a personalidade para as páginas das revistas.

Vamos conferir alguns dos personagens mais populares do autor e suas inspirações na vida real.

1 - Mônica

A líder da turma se tornou a baixinha, gorducha e dentuça mais popular de todo o Brasil desde que ganhou sua primeira tirinha. A verdadeira Mônica é filha de Maurício e completa 56 anos em 2017,

2 - Magali

Uma das melhores amigas de Mônica, nas histórias, na verdade é irmã da personagem. Magali Spada e Sousa é a irmã mais nova de Mônica.

3 - Maria Cebolinha

A bebê da turma foi inspirada na filha mais velha de Maurício. Apesar de irmã do Cebolinha, nas revistas, Mariângela (seu nome verdadeiro), é irmã de Mônica e Magali.

4 - Marina

A desenhista Marina foi inspirada na filha de mesmo nome do autor.

5 - Nimbus

Nimbus chegou às páginas dos quadrinhos ao lado de Do Contra, seu irmão. Na vida real, o personagem é inspirado em Mauro Takeda, filho de Maurício.

6 - Do Contra

Como nas páginas, o Do Contra de verdade também é irmão de Nimbus. Maurício leva o mesmo nome do pai e inspira o personagem dos quadrinhos.

7 - Marcelinho

Marcelinho é um dos personagens mais recentes criados por Maurício de Sousa, em 2015, inspirado pelo filho mais novo do autor, Marcelo Pereira de Sousa, de 18 anos.

8 - Vanda

Vanda só deu a cara nos quadrinhos na versão da Turma da Mônica Jovem. A personagem é inspirada na filha de Maurício, Vanda Signorelli.

9 - Valéria

Assim como sua irmã gêmea, Valéria ganhou uma homenagem do pai no visual repaginado da turma.

10 - Professor Spada

Para criar o professor de informática que se transforma no malvado Dr. Spam, Maurício se inspirou no filho Maurício Spada e Sousa. O rapaz morreu em 2016, aos 44 anos.

11 - Rolo

O hippie da turma foi inspirado no irmão de Maurício, Márcio. Na época em que Rolo foi desenhado, o rapaz tinha uma aparência similar à do personagem

12 - Cebolinha

Durante a infância de Maurício, ele conheceu alguns amigos de seu irmão, incluindo um rapaz que trocava o R pelo L e tinha o cabelo espetado, o que gerou o apelido Cebolinha. Até hoje, Luiz é chamado de Cebola pelos amigos.

13 - Cascão

Cascão também foi inspirado em um dos amigos de infância de Márcio. Assim como o personagem, a inspiração da vida real também não tinha muita ligação em higiene e banho. Nem mesmo Maurício lembra o nome de verdade do amigo real, já que a relação com a família não foi tão duradoura.

14 - Vó Dita

A avó de Chico Bento compartilha o nome e a personalidade com a própria avó de Maurício de Sousa. Não só ela originou a personagem que adora contar histórias, como suas histórias reais motivaram a essência da turma do Chico Bento.

15 - Chico Bento

Se nas páginas dos gibis Chico Bento é neto de Vó Dita, na vida real ele era irmão dela. O tio avô de Maurício inspirou as histórias do menino da roça que começou como coadjuvante e ganhou cada vez mais destaque.

16 - Zé Lelé

Na vida real, Zé Lelé era o irmão gêmeo de Chico Bento. A parceria de aventuras com Chico não foi criada só para as páginas, mas sim inspirada nas histórias que os irmãos viveram na época em que Mogi das Cruzes ainda era tomada pela zona rural.

Bônus: Bidu

O primeiro personagem de Maurício não poderia ser diferente, no quesito inspiração. Bidu foi baseado no cãozinho que o desenhista tinha em sua infância. Na época, o Franjinha, dono do Bidu, também era um pouco inspirado em Maurício.

O que achou das origens verdadeiras de cada um dos personagens clássicos que fizeram e fazem parte da infância e da vida de tanta gente? Qual deles é o seu favorito? Conte para a gente e compartilhe a lista com seus amigos.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+