Uma marca bem construída pode ser reconhecida em qualquer lugar. Em alguns casos, bastam poucos símbolos ou cores para que os clientes se lembrem de algumas empresas em qualquer parte do mundo.
Por exemplo, coloque uma letra ‘M’ amarela e arredondada em qualquer ambiente que facilmente as pessoas irão associar isso a McDonald’s. Experimente relacionar qualquer dispositivo eletrônico com uma maçã e apenas uma marca vai vir à mente das pessoas.
Esse tipo de coisa acontece quando existe um conjunto que inclui o design de uma marca, a construção do valor dos símbolos em uma estratégia de marketing, o oferecimento de bons produtos e serviços e, é claro, uma dose de tempo.
Enquanto empresas investem em mudar a qualidade de vários desses fatores, mudar na identidade visual pode ser muito radical e ousado, mas é natural que todas precisem passar por isso. Com as mudanças de tendências no mundo do design, ou mesmo de políticas empresariais, a cara da empresa precisa mudar e é nessa hora que uma alteração de logo tem o seu lugar.
Ao longo de décadas, algumas marcas passaram por tantas mudanças que se dermos uma olhada nas primeiras versões de suas identidades é praticamente impossível reconhecer de que empresa estamos falando. É claro que quando os nomes das marcas estão estampados em forma de logo fica mais fácil reconhecer, mas sem termos a associação da imagem com a identidade, até parece algo completamente deslocado de nossa realidade.
Aqui estão alguns símbolos de empresas famosas em suas versões originais, ao lado das que conhecemos atualmente. Será que você conseguiria reconhecer alguma delas com facilidade?
1 – Apple
2 – Mozilla Firefox
3 – Starbucks
4 – Nintendo
5 – Ford
6 – Nokia
7 – Playboy
8 – Canon
9 – Amazon
10 – Twitter
11 – Volkswagen
12 – Discovery Channel
13 – Burger King
14 – Adidas
15 – Shell
16 – Nestlé
17 – Kodak
18 – IBM
O que achou das mudanças? Qual empresa você acha que fez a melhor mudança? E qual delas tinha a melhor identidade visual do passado?
Comentários