icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


20 coisas que você não sabia sobre a incrível Babilônia

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 21/12/18 às 12h49

capa do post 20 coisas que você não sabia sobre a incrível Babilônia

Babilônia foi uma cidade localizada na região homônima, na Mesopotâmia. Ela ficava as margens do rio Eufrates. Ainda há ruínas do lugar que podem ser encontradas a norte do centro da cidade atual de Al-Hillah, província de Babil, 100 quilômetros de Bagdá. Acredita-se que tenha sido capital da principal potência da Mesopotâmia, sendo nesse período a maior cidade do mundo. A região, por mais que muitos acreditem, não foi a primeira a surgir na região. Antes dos babilônicos, os sumérios já haviam erguido um império na Mesopotâmia. Diversas outras civilizações vieram posteriormente, como a assíria, a hitita e Arcádia. Há diversos "mistérios" envolvendo a Babilônia e o lugar ainda é o centro de estudo de vários pesquisadores que buscam compreender o passado.

Como tudo dos séculos passado, a história da Babilônia ainda nos esconde algumas coisas e foi isso que nos impulsionou a trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre a incrível Babilônia. Se você souber alguma outra coisa que não listamos aqui, comenta pra gente aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Babilônia

1 - O nome da cidade provém do grego e, segundo alguns historiadores, significa "porta dos deuses".

2 - Mesopotâmia significa "entre rios". Isso porque a região estava localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio.

3 - A região já foi dominada por vários povos, não apenas pelos babilônios. Entre eles estavam os assírios, caldeus, sumérios e, por fim, babilônios.

4 - As pessoas que habitavam a cidade falavam línguas semitas, que era um conjunto linguístico do qual fazem parte o hebraico e o árabe.

5 - A cidade de Babilônia era o principal centro urbano do império babilônico.

6 - Os jardins suspensos da cidade já foram considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. Segundo a história, eles foram um presente do rei Nabucodonosor à sua esposa. Os jardins continham berinjelas, cebolas, pepinos e várias árvores frutíferas.

7 - A cidade foi dominada pelo líder persa Ciro II em 539 antes de Cristo. Ele foi o responsável por tornar o lugar em província do seu império. Em seguida, os macedônios conquistaram a região.

8 - O cativeiro de Babilônia foi a deportação em massa de judeus para a cidade. Esse ato foi ordenado por Nabucodonosor, o mais poderoso rei do lugar. Segundo a lenda, isso durou 70 anos e só acabou quando os persas dominaram a região.

9 - Os zigurates, feitos com tijolos queimados e construídos em forma de pirâmides, eram templos religiosos muito comuns na Mesopotâmia. Dizem que eles foram os responsáveis pela influência do mito da Torre de Babel.

10 - O deus Marduk era a principal divindade da cidade de Babilônia. Ishtar era outra grande divindade que tinha o papel de protetora local. Haviam outros, como: Samas, o deus do Sol e da Justiça.

11 - Houve uma compilação de leis escritas e aprovadas por Hamurabi chamao de Código de Hamurabi. O aprovador foi o sexto rei da cidade. Essa é a legislação preservada mais antiga que conhecemos. Foi lá que surgiu o "olho por olho, dente por dente".

12 - Uma das leis mais absurdas da Babilônia era uma que mandava arrancar as mãos de um médico se ele operasse algum paciente e este viesse a óbito.

13 - Nabucodonosor foi o rei babilônico responsável pela conquista de Israel e que tomou a cidade de Jerusalém, levando diversos judeus cativos. Inclusive ele é cidade no Livro de Daniel, na Bíblia.

14 - O Código Hamurabi foi impresso em uma grande tabuinha de pedra no meio da cidade. Era um lugar aberto para que todos pudessem olhar.

15 - Os militares babilônicos eram soldados muito bem treinados para batalhas.

16 - Por incrível que pareça, a Babilônia era um lugar muito liberal para as mulheres. Por lá era permitido que elas fossem sacerdotisas, o que não acontecia em diversas sociedades da época. Além disso, elas era livres para vender vinho e até montar seu próprio negócio.

16 - As mulheres eram responsáveis pelas propriedades dos seus maridos após sua morte.

17 - O conceito de contrato de venda partiu da Babilônia. Eles também introduziram a ideia de selar um contrato.

18 - Os babilônios introduziram jóias no mundo. Eles usavam pedras preciosas e metais para projetar suas jóias.

19 - Até hoje diversas culturas do mundo utilizam leis baseadas no Código Hamurabi.

20 - EnunaElish e Gilgamesh foram peças importantes da escrita babilônica que até tornaram sua literatura ainda melhor.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest