Os 4 instrumentos musicais mais antigos já encontrados

POR A redação    EM História      27/08/15 às 18h59

De 1995 para cá, escavações arqueológicas em cavernas e cordilheiras da Europa e do Sudeste Asiático desenterraram cerca de 30 exemplares feito de tíbia de abutre, fêmur de urso e marfim de mamute.

Datados do período paleo-lítico Superior, os achados tem entre 43 mil e 82 mil anos de idade fortalecendo a teoria que os primeiros seres humanos modernos tocavam flauta para interagir socialmente ou em rituais religiosos. Por coincidência, os cientistas descobriram até uma escala musical. Que foi calculada a partir da disposição entre os orifícios das flautas.

Você sabia que a música é responsável pelo desenvolvimento da cultura dos homos sapiens? Um dos instrumentos mais antigos que se conheciam eram algumas espécies de apitos do período paleo-lítico (entre 20 mil e 30 anos atrás), que não emitiam mais que uma nota. Confira 4 instrumentos mais antigos que já foram encontrados até hoje!

Flauta

00221917e13e0fcfac591a_thumbIdade - entre 43 mil e 82 mil anos. Na Babilônia e na Suméria, galhos ocos eram utilizados por feiticeiros para invocar deuses e controlar a natureza. Hieróglifos do período pré-dinástico do que Egito mostram que a fabricação com ossos foi substituída por bronze e difundida pelo mundo árabe por meio de caravanas de artistas que se apresentavam em palácios.

Apito

274136_0Idade - entre 20 mil e 30 anos. Servia para comunicar as tribos pré-históricas: batedores de uma aldeia emitiam um assobio para comunicar sua presença, para que os outros grupos reconhecessem. Povos indígenas que viveram na América do Sul entre 9 e 7 mil anos atrás possuíram apitos que imitavam o canto dos pássaros.

Harpa

img_1693Idade - entre 3.000 e 3.500 anos. Vários desses instrumentos foram achados em tumbas reais na cidade de Ur, na Mesopotâmia. Sua fama, porém, se deu na Pérsia e na Grécia Antiga, sendo o modelo arqueado, e de ouro o mais cobiçado. Virou um dos símbolos do cristianismo incorporado à imagem de santos e querubins.

Tambor

tambor-tonel-antigo-amp-co-de-ferro-de-combustivel-importad-11620-MLB20046840633_022014-O

Idade - entre 4.350 e 7.500 anos. As primeiras batucadas soaram na China no período Neolítico e vinham de pandeiros encapados com pele de jacaré e troncos de árvore escavados como barris. Da Ásia ganharam a Europa e a África por meio de guerras. Eram tocados para anunciar o nascimento de heróis e encorajar os exércitos.

Fonte: MundoEstranho 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+