O rei Tutancamon (ou Tutancâmon) governou o Egito como faraó por 10 anos até sua morte, aos 19 anos de idade. Embora seu governo fosse notável por reverter as tumultuadas reformas religiosas de seu pai, o legado de Tutancâmon foi amplamente negado por seus sucessores. Pelo incrível que pareça, ele era pouco conhecido no mundo moderno. Contudo, tudo mudou em 1922. O arqueólogo britânico Howard Carter investigou o túmulo do menino faraó, que permanecera fechado por mais de 3.200 anos. Acabou encontrando diversos artefatos que estavam destinados a acompanhar o rei até a vida após a morte. Rapidamente, as descobertas transformaram o rei Tut no faraó mais famoso do mundo. Por isso, preparamos 21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas.
Testes genéticos verificaram que o rei Tut era neto do grande faraó Amenhotep II. Ou seja, já é quase certo que ele era o filho de Akhenaton, uma figura controversa na história da 18ª dinastia do Novo Reino do Egito (1550-1295 a.C.). Akhenaton subjugou um sistema religioso centenário para favorecer a adoração de uma única divindade: o deus sol Aten. Além disso, transferiu a capital religiosa do Egito de Tebas para Amarna. Após a morte de Akhenaton, dois faraós intervenientes reinaram brevemente antes que o príncipe de 9 anos, o dito Tutankhaten, assumisse o trono.
No início de seu reinado, Tutancâmon reverteu as reformas de Akhenaton. Assim, reviveu a adoração ao deus Amon, restaurando Tebas como um centro religioso. Ele também trabalhou em conjunto com seus poderosos conselheiros Horemheb e Ay – ambos futuros faraós – para restaurar a imagem do Egito na região. Confira, agora, 21 imagens que mostram a tumba de Tutancamon, uma das maiores descobertas antigas.
Essa é a Máscara funerária de Tutancamon. Perceba os sutis detalhes que enveredam.
Pela primeira vez, Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio abrem as portas do santuário interior. Avistam, assim, o famigerado sarcófago de Tutancamon.
Foi possível encontrar uma cama na forma da Vaca Celestial. Estava cercada de provisões e outros objetos na antecâmara da tumba.
Por sua vez, outra cama foi encontrada. Porém, no formato de um leão dourado. Além disso, Howard Carter encontrou um baú para roupas e outros objetos na antecâmara.
Aqui, percebemos uma variedade de modelos de barcos, localizados na tesouraria da tumba.
Nesta imagem, temos a cama de leão dourado e um baú de roupas. Outros objetos na antecâmara também pode ser vislumbrados.
Por debaixo da cama de leão, na antecâmara, estão diversas caixas e baús. Além disso, uma cadeira de ébano/marfim fora encontrada. Segundo relatos, essa cadeira era usada por Tutancamon quando criança.
Mais baús e um busto dourado da Vaca Celestial Mehet-Wert.
Baús dentro da tesouraria.
Na antecâmara, também foi possível encontrar vasos ornados com alabastro.
Mãos à obra: Arthur Mace e Alfred Lucas limpam uma das estátuas sentinelas da antecâmara.
Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio embalam uma das estátuas sentinelas.
Fora da antecâmara, Arthur Mace e Alfred Lucas trabalham em uma carruagem dourada da tumba de Tutancamon.
Uma estátua de Anúbis em um santuário na tesouraria da tumba. Uma curiosidade: esta foto de Anúbis envolto na manta é a única prova de que o tecido realmente existiu. Ela se desintegrou quando foi tocada, logo depois que a imagem foi registrada.
Carter, Mace e um trabalhador egípcio enrolam cuidadosamente a mortalha de linho. Esta cobria o santuário.
Carter, Callende e dois trabalhadores removem a divisória entre a antecâmara e o espaço vinculado ao mortuário.
Dentro do santuário externo, uma enorme mortalha pode ser observada. Ela é composta por rosetas de ouro, que lembram o céu noturno e cobrem os santuários internos.
Carter, Callender e dois trabalhadores egípcios desmontam um dos santuários de ouro.
Carter examina o sarcófago de Tutancamon.
Carter e um trabalhador examinam o ouro maciço no interior do sarcófago.
Lorde Carnarvon é o financiador da escavação. Na foto, é possível percebê-lo lendo na varanda da casa de Carter, próximo ao Vale dos Reis.