• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre Tutancâmon

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      14/12/18 às 17h41

A maneira com que os egípcios lidam com a morte de seus entes queridos, é algo conhecido pelo mundo todo. As mumificações, por exemplo, eram feitas com o intuito de preservar o corpo da pessoa, pois os egípcios acreditavam na vida após a morte. Assim, eles achavam que deveriam manter aquele corpo no melhor estado possível, para ser reutilizado em outra vida.

O faraó Tuntacâmon é provavelmente um dos mais famosos dos tempos do Império Egípcio. Desde a descoberta de seu túmulo, uma espécie de obsessão por sua história, manteve as pessoas em busca de cada vez mais evidências e de descobertas que pudessem contar mais sobre esta importante figura. Hoje, trouxemos para vocês alguns fatos que você provavelmente não conhecia sobre esta figura notável. Confira!

1 - Os primeiros anos de vida

Tutancâmon nasceu em 1346 a.C., e se tornou faraó por volta dos 8 anos de idade, em 1338 a.C. Tutancâmon reinou durante a 18ª Dinastia, quando o Império Egípcio estava em seu auge. Por ser muito novo, a maioria das decisões importantes era feitas por duas figuras importantes: Ay (pai de Nefertiti) e Horemheb, um comandante do exército.

2 -  Tutancâmon nasceu Tutankheten

O pai de Tutancâmon, Aquenáton, queria impor aos egípcios que adorassem apenas o deus Aten, ao invés de sua divindade principal Amon, ou de qualquer outro deus. Tutankheten significa "imagem viva de Aton" e Aquenáton significa "servo de Aton". As mudanças propostas pelo pai de Tutancâmon não foram muito bem aceitas e quando ele assumiu, as coisas voltaram ao que eram.

Templos foram reabertos, o deus Amon voltou em toda sua glória, e a capital foi transferida para Tebas. O faraó mudou seu nome para Tutancâmon, o que significa "imagem viva de Amon".

3 - Ele se casou com uma de suas meio irmãs

Os historiadores acreditam que o faraó teria se casado com uma de suas meio irmãs. Aquenáton, pai do faraó, se casou com Nefertiti, e juntos tiveram seis filhas. Sua segunda esposa, Kira, é a mãe de Tutancâmon. Tutancâmon teria se casado com Anchesenamon, a terceira filha da união de Aquenáton e Nefertiti.

4 - Sua morte

Muitas tecnologias foram utilizadas na tentativa de determinar a causa, ou as causas, da morte do faraó. Duas teorias são as mais prováveis de acordo com as análises. Uma conta que Tutancâmon pode ter sofrido um golpe na parte de trás de sua cabeça, acidentalmente ou não, em caso de assassinato. Outra teoria diz que o rei egípcio pode ter fraturado sua perna e que ela foi infectada. Uma forte infecção do ferimento teria o levado a morte em poucos dias.

5 - Mumificação

Tutancâmon morreu muito jovem. Estima-se que o faraó tenha passado dessa para uma melhor com apenas 18 anos. Depois de sua morte, ele foi mumificado, que é como os egípcios preservavam os corpos de seus mortos. O rei foi enterrado às pressas no túmulo do Vale dos Reis, onde seus antecessores também foram sepultados. Cerca de 3,5 artigos, que formam um grande tesouro, estavam enterrados no local.

6 - Árvore genealógica

Exames de DNA do rei ajudaram os pesquisadores a criar uma árvore genealógica com cinco gerações. Através dos testes, é que foi possível reconhecer que Aquenatón era seu pai, Amenófis III seu avô e a rainha Tiye, sua avó. Outros dez membros da realeza também podem estar ligados a Tutancâmon, no entanto, isso ainda não foi provado.

7 - Máscara da morte

A máscara da morte de Tutancâmon é possivelmente o símbolo mais famoso do Antigo Egito. Tal máscara pesa cerca de 9 kg de ouro. Essas máscaras eram utilizadas para que o espírito pudesse reconhecer seu corpo na vida após a morte. A máscara em si era feita para se parecer o máximo possível com aquele que a usaria. Além de ser feita em ouro maciço, elas também eram decoradas com pedras semipreciosas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+