Ah, a Marvel. Já popular desde os anos 60, mas agora num processo de reinvenção com os filmes e associações de seus personagens a atores de carne e osso, como Robert Downey Jr. ou Samuel L. Jackson. Num processo até então nunca feito antes, a indústria dos quadrinhos deixa de ser considerada “coisa de nerd” e passa a fazer parte do mainstream do entretenimento, um caminho que levou muitos anos para ser trilhado.
Da parte legal e empresarial, não poderia ser diferente. Competindo e criando herois e vilões num ritmo desenfreado, as indústrias de quadrinhos batalham por consumidores há décadas, mas também trocam ajuda, e sua história está relacionada minuciosamente. Então, pra saber um pouco mais sobre essa gigante do entretenimento, aqui 23 fatos que você provavelmente não sabia sobre a Marvel:
1 – A ideia do uniforme negro do aranha não foi dos roteiristas da Marvel, e sim de um fã, que a vendeu por meros U$220, nos anos 80. Mal sabia ele que esse mero uniforme se tornaria um dos mais emblemáticos vilões do universo Marvel!
2 – Martin Goodman tentou convencer os criadores do Homem-Aranha, Stan Lee e Steve Ditko, de que sua criação não daria certo. Isso porque, para ele, crianças destestavam aranhas.
3 – A DC já quase foi vendida para a Marvel. Em 1984, o então chefe da DC, Bill Sarnoff, procurou o diretor da Marvel, Jim Shooter, que não quis comprar Batman, Super-Homem e a Liga da Justiça. Para ele, os personagens eram fracos e não trariam boas vendas.
4 – Stan Lee pôs um hífen no nomem “Spider-Man” para que não ficasse parecido com “Superman” na impressão.
5 – Wolverine foi criado sendo uma mutação genética, e não um humano, mas a ideia foi descartada.
6 – Nos anos 70, havia uma regra em que Logan deveria aparecer sem pelos nos braços enquanto estivesse no uniforme de Wolverine.
7 – A versão em quadrinhos de Star Wars foi lançada em março de 1977, dois meses antes do filme ser lançado. Pra fingir que foi sem querer, a data na capa era “1 de julho”.
8 – Os G.I. Joe na verdade foram uma versão de Nick Fury e da S.H.I.E.L.D. de Larry Hama, escritor da Marvel. Mas aí decidiram lançar uma linha separada, que acabou virando a série/brinquedos/filmes.
9 – Idem para a história de Transformers, que foram criadas originalmente pela Marvel, incluindo a inimizade entre Optimus e Megatron.
10 – A Marvel foi proprietária dos direitos do termo “zombie” de 1975 até 1996, mas desistiu dele porque as histórias com o tema pareciam não fazer sucesso.
11 – Michael Jackson quase comprou a Marvel no fim dos anos 90, pois ele queria interpretar o Homem-Aranha em um filme.
12 – Kitty Pryde – a mutante capaz de atravessar paredes – era na verdade uma amiga da faculdade de seu criador, John Byrne. Mas, cansada do assédio, ela mudou o seu nome no fim dos anos 90. Que insensível.
13 – Alguns personagens da Marvel, como Noturno e Tempestade, eram na verdade parte de uma série da DC, “Renegados”.
14 – Nick Fury é originalmente branco, mas, desde a série “Marvel Ultimate”, de 2000, inexplicavelmente ele começou a ser desenhado com um rosto praticamente idêntico ao do ator. Isso fez com que o mesmo fosse contratado para os filmes do Capitão América e Vingadores.
15 – Existiam rumores de que o Tocha Humana não havia sido incluído no desenho do Quarteto Fantástico dos anos 70 porque isso incentivaria as crianças a colocarem fogo em si mesmas. Na verdade, a licença do personagem não estava em dia com a Universal, que produzia o programa.
16 – A personagem “Cristal” na verdade era um acordo entre a Casablanca Records e a Marvel, e planejavam lançar uma cantora na vida real que espelhasse a personagem. Mas o plano todo foi abandonado porque a música disco saiu de moda (ainda bem!).
17 – O escritor Steve Englehart retrata o Fera como um intelectual drogado dos anos 70, escutando Stevie Wonder e lendo livros de Carlos Castañeda. Apesar de não poder fazer referências claras a isso, referências culturais foram utilizadas para tentar criar identificação com os intelectuais libertários dos anos 70.
18 – Loki apareceu nos quadrinhos 13 anos antes de Thor.
19 – Quando a Comics Code Authority proibiu a Marvel de mostrar lobisomens em suas edições, eles inventaram Sauron, homem-pterodátilo-vampiro.
20 – Para não perder o nome “Capitão Marvel”, a Marvel teve que lançar um personagem qualquer com o nome, às pressas. Acontece que já havia existido um heroi com esse nome nos anos 40, e a DC planejava comprar seus direito e “revivê-lo”. Com isso, a DC acabou chamando o tal Capitão Marvel de “Shazam”.
21 – George R.R. Martin (o autor de Game of Thrones) era um nerd assíduo na sessão de cartas da Marvel:
22 – Ciclope e Jean Grey só se casaram nos quadrinhos porque os produtores descobriram que isso seria feito no desenho animado dos anos 90, e quiseram que as histórias coincidissem.
23 – Capitão América, Dr. Estranho, C-3pO e Lind Rondstadt já tiveram uma banda (?).