34 curiosidades incríveis para aumentar a sua cultura inútil

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      17/02/15 às 01h49

Há quem diga que as informações mais inúteis, muitas vezes, podem ser as mais interessantes. Por isso, já falamos sobre invenções inúteis e completamente absurdas e também já mostramos para você alguns objetos tão inúteis, que chegam a causar desconforto.

Mas hoje, para aumentar a sua cultura inútil, separamos uma lista com fatos que você não precisa saber, mas que podem fazer uma enorme diferença na sua vida. Veja só:

1. Origem desta expressão O.K.

ok

Durante a guerra da Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhum soldado perdido, escreviam em uma placa imensa: "O Killed", que significa "zero mortos". Foi então que surgiu a expressão O.K., que quer dizer que está tudo bem.

2. Ratos x Camelos

ratos

Um rato pode ficar mais tempo sem água do que um camelo.

3. Origem da expressão "fazer nas Coxas"

coxas

Na época da colonização do Brasil, as telhas eram feitas de barro e o molde eram as coxas dos escravos. Alguns tinham coxas mais finas e outros mais grossas, então as telhas não ficavam uniformes, elas variavam conforme a espessura da coxa de cada escravo. Daí que surgiu a expressão "Fazer nas Coxas", como uma forma de fazer algo mal feito.

4. Gato espião

gato

O governo americano revelou que, em 1967, a CIA implantou microfones e transmissores em gatos, para que eles transmitissem conversas e planos de agentes estrangeiros. O projeto foi abandonado porque, no primeiro teste, um táxi atropelou o bicho.

5. Não te Entendo

canguru

Quando os conquistadores ingleses chegaram na Austrália, se assustaram ao ver animais estranhos que davam saltos incríveis. Imediatamente  perguntaram aos nativos qual era o nome daquele bicho. O índigena repetia "Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram o nome do animal para o inglês, Kanguroo (canguru). Depois, alguns linguistas determinaram o significado, que era muito claro, os indígenas queriam dizer: "Não te entendo" e não o nome do animal.

6. Falha Técnica

ben hur

Na cena de carruagem de "Ben Hur", é possível ver um carro vermelho no fundo da cena.

7. Origem da palavra "Fuck"

fuck

Antigamente no palácio real na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei, a não ser que tratasse de um membro da família Real. Quando alguém queria manter uma relação sexual, tinham que pedir para o monarca, que lhes entregava uma placa que devia ser colocada na frente da porta de quarto em que acontecessem as relações sexuais. A placa dizia: "Fornication Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra inglesa "Fuck"!

8. A Farsa da Descarga

descarga

Algumas pessoas acreditam que quando puxamos a descarga no Hemisfério Norte, a água gira para um lado, e no Hemisfério Sul, para o outro. Mas esta teoria não possui comprovação alguma. Na verdade, existe sim uma tendência a nível global das correntes das águas dos oceanos e ventos terem direções diferentes em cada hemisfério, mas isso não se aplica a descargas e ralos.

9. Base Jump executivo

torre gemeas

Depois dos suicídios do World Trade Center, uma companhia israelense desenvolveu um pára-quedas para executivos. Ele garante uma aterrizagem segura de alturas superiores a dez andares.

10. Existem mais estrelas do que grãos de areia

areia

Você imagina quantas estrelas existem no céu? Existem mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra.

11. Trocados na Maternidade

maternidade

Em média, diariamente 12 recém-nascidos são entregues aos pais errados no país.

12. Olhando para o passado

estrelas

Toda vez que olhamos para o espaço durante a noite, vemos o espaço como ele era no passado e não como ele é atualmente. A imagem que você vê do céu, pode ser de milhões de anos atrás. Já que a luz das estrelas demoram muito tempo para chegar até nós.

13. Roedores em festa

ratos

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, promoveram raves para ratos. Eles injetaram o estimulante meta-anfetamina em alguns roedores e os dividiram em dois ambientes: um ao som da música clássica de Bach e outro sob a bateria eletrônica da banda inglesa Prodigy. no primeiro grupo quatro animais morreram. No segundo, sete.

14. Que fome

comeeer

O ser humano come, em média, 400 quilos de comida por ano. Já o leão come a mesma quantidade, em apenas algumas semanas.

15. Chorar por cebola?

picar cebola

Há uma solução para o choro provocado pela cebela: mastigar chiclete enquanto a descasca evita o choro.

16. Sejam Bem-Vindos!

são paulo

Você sabe qual é a cidade mais visitada do Brasil? Se você está pensando que é Salvador, Fortaleza ou até mesmo o Rio de Janeiro, está errado. A cidade mais visitada do país, por incrível que pareça é São Paulo. No entanto, em geral, são os empresários e executivos que fazem de São Paulo a cidade mais visitada do Brasil.

17. Já sabemos como as pirâmides foram feitas

pirâmides

Isso mesmo, esse papo de "Não sabemos como as pirâmides foram feitas" não cola mais, já entendemos como as grandes pedras foram arrastadas, veja: Cientistas descobrem como as pedras gigantes foram movidas para fazer as pirâmides do Egito

18. Japoneses podem fazer clones híbridos

clone

A lei japonesa é a unica no mundo que permite clones híbridos. No Japão, a clonagem humana também é considerada anti-ética, portanto, tem sua prática proibida. Contudo, é permitido fazer clones desde que sejam mistura de animais. Por exemplo, você pode se clonar, dentro da lei, desde que seu DNA seja misturado com o de outro animal.

19. Idade do Planeta

terra

Quase todos sabem que o planeta Terra tem milhões de anos de idade. Sabe-se também que,  antes dos humanos, outras espécies já habitaram nosso planeta. Porém, para ter uma ideia clara sobre a idade da terra, podermos usar o seguinte cálculo: Se a idade da Terra fosse reduzida em um ano, nos primeiros 8 meses não haveria nenhuma vida. Os dois meses seguintes marcariam o surgimento das criaturas mais primitivas, como os vírus, bactérias etc,  os mamíferos fariam seu aparecimento na segunda semana de dezembro apenas. E o homem, surgiria por volta das 23 horas, e 45 minutos do dia 31 de dezembro. A escrita, apareceria com menos de um minuto para acabar o ano.

20. Isso sim que é Chuva

calor

No início dos tempos, nosso planeta era formado por rochas incandescentes e por uma atmosfera densa e muito carregada. Para que ela ficasse da maneira atual, com temperatura entre 20 e 30ºC, aproximadamente, choveu durante 60 mil anos sem parar.

21. Fantasmas em extinção

celular

O cientista Tony Cornell, da Sociedade de Pesquisas Sobrenaturais, na Inglaterra, está preocupado. Ele acha que os telefones celulares estão levando fantasmas à extinção. Depois de se manterem constantes por três séculos, o número de registros de assombração entrou em declínio no mundo com a popularização dos celulares, nós ultimos 15 anos. Cornell acha que as ondas dos telefones interferem as forças elétricas que movem os espectros

22. Mc Lanche Feliz

mc felix

O McDonald"s foi a única empresa grande no mundo que cresceu durante a crise mundial, em meados de 1997 e 1998. Hoje, cerca de 40% dos lucros da empresa vem do Mc Lanche Feliz.

23. Lalau

lalau

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, o "Lalau", roubou o equivalente a R$ 1,00 de cada brasileiro durante o período que exerceu sua função.

24. Uma Odisséia no espaço

odisseia

No filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço" e em sua continuação "2010 - O Ano que Fizemos Contato", o computador HAL 9000 foi inspirado na IBM. Se você ver, as letras HAL são exatamente as antecessoras das letras IBM no nosso alfabeto.

25. Viver e Morrer

soldadosr

A Expectativa de vida dos soldados russos na 2ª Guerra Mundial era de apenas 20 minutos.

26. Hitler e o eixo do planeta

hitler

O ex-ditador alemão Adolf Hitler, durante a segunda Guerra Mundial ele estava realizando estudos para tentar achar um jeito de mudar o eixo do Planeta Terra, para que seus soldados não sofressem mais com o frio na Rússia. Agora, como ele pretendia fazer isso é uma boa pergunta…

27. Ora pois

indios

O primeiro filho de português a nascer no Brasil, nasceu de uma índia, exatamente nove meses depois da chegada de Pedro Álvares Cabral no Brasil.

28. Caixa pesada

universo

Se toda a massa do universo pudesse ser comprimida na maior densidade possível de se comprimir hoje, toda essa massa ocuparia o mesmo espaço que uma cama de casal ocupa, seria um caixote. Porém, nem todos os rebocadores do mundo juntos conseguiriam move-la nem se quer um milímetro do lugar que ela estivesse.

29. Quilômetros de veia

veias

Se pegássemos todas as veias do corpo e esticássemos em uma linha reta, elas formariam uma linha tão grande que seriam capazes de dar em média duas voltas e meia no Planeta, na linha do Equador!

30. Acredite se quiser

oxente

Você com certeza já ouviu as palavras "oxente" e  "gringo". Porém, você tem alguma ideia da origem dessas palavras? As palavras "Oxente", "Gringo" e "Forró", vem da mesma época e local. Do Nordeste, na época em que os americanos tinham bases no Brasil, epocas da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

A palavra "Oxente", era muito dita por americanos, que diziam "Oh Shit!", algo como "Oh Merda!". Poréém, o nordestino ao ouvir a expressão adaptaram para "Oxente", já a palavra "Gringo" vem de "Green Go, Green Go", que era uma expressão usada en treinamento pelo soldados norte-americanos.

31. Centuari

centuari

A estrela mais próxima do nosso planeta, com exceção do Sol, chama-se "Proxima Centuari", e está a quatro anos-luz de nós, ou seja, a luz que ela manda agora chegará para nós daqui a quatro anos.

32. Novo calendário

calend[arop

Projeto de um novo calendário, que está parado na ONU há 50 anos, prevê um ano com 13 meses de 28 dias. Pelo projeto, todos os meses começariam num domingo e terminariam num sábado. Cada dia do mês cairia sempre no mesmo dia da semana. Um novo mês extra chamado Sol seria criado e ficaria situado entre julho e junho.

33. Os ventiladores

ventilador

Os ventiladores, na verdade, não esfriam o ambiente. Apesar de você ligar o ventilador quando quer diminuir a temperatura do ambiente, a eletricidade que movimenta a hélice do aparelho transforma-se em calor, esquentando o local ainda mais. O motivo pelo qual sente-se maior frescor é que o ventilador faz o suor do corpo evaporar mais rápido, eliminando o calor da pele.

Além disso, nosso corpo produz calor o tempo todo, mantendo o ar em nossa volta mais aquecido, quando ligamos o ventilador o vento dissipa o ar quente espalhando-o no ambiente e nos dando a impressão de resfriamento em nossa volta.

34. As corujas

coruja

As corujas, além de possuírem uma visão apurada, pois seu olhar é cem vezes mais penetrante que o olhar humano, são dotadas também de audição muito sensível. Cerca de 150 espécies de corujas habitam os cinco continentes.

Nas regiões produtoras de milho e outros grãos, estudos recentes vêm constatando que a utilização indiscriminada de agrotóxicos nas plantações tem causado a morte de grande quantidade de corujas.

Como consequência essas regiões estão sendo invadidas por um número assustador de ratos. Isso se dá porque a coruja é predadora natural desses roedores.A interferência do homem no meio ambiente sempre causa o desequilíbrio da cadeia alimentar.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+