4 curiosidades sobre as nossas mãos

POR A Redação    EM Curiosidades      18/07/14 às 22h33

As nossas mãos são extremamente importante para o nosso dia a dia. Quase tudo que fazemos, dependemos das mãos para fazer. Mas o que sabemos sobre elas? Além das questões biológicas básicas, poucas são as informações que temos acerca destas que são algumas das ferramentas mais poderosas da civilização. Você consegue imaginar algo que vai além disso?

Saiba agora de algumas curiosidades um tanto estranhas ou inesperadas sobre as mãos:

1. O formato da mão possui mais de 340 milhões de anos

Embora cientistas acreditam que a espécie humana, incluindo seus ancestrais, tiveram origem há menos de 3 milhões de anos, estudos comprovam que não fomos os primeiros animais a ter mãos com o  formato que conhecemos hoje. Acredita-se que há 350 milhões de anos atrás, durante a era Paleozoica, houveram animais cujo possam ter evoluído para criaturas com 5 dedos. Acredita-se também que, além das criaturas com 5 dedos, houveram outras que tinham mais dedos em suas patas, que acabaram, por algum motivo, não se adaptando à vida na Terra como aqueles com cinco dedos.

2. As mãos serviram de base para o sistema numeral

As mãos eram utilizadas para contar tudo o que era preciso na primeira metade do milênio passado. A maior prova de que nossas mãos serviram como base na hora de montar o sistema numeral é o número de algarismos que temos e o número de dedos, sendo esses iguais, que são dez. 

33

3. A evolução da sociedade é devido as nossas mãos

Nós, humanos, temos o melhor modelo de mão possível. Isso devido aos quatro dedos lineares, sendo esses o indicador, médio, anular e mínimo, e devido ao polegar. Essa forma estrutural nos dá uma capacidade maior de pegar e interagir com objetos que aqueles animais que não possuem o mesmo desenho na pata. Parte da evolução que nós temos hoje é, sem dúvidas, devido a essa formato.

4. É possível "falar" com as mãos

Quem nunca ouviu o ditado "fala com a minha mão"? E é possível. Nós temos no cérebro uma parte chamada "Área de Broca". Essa parte do nosso cérebro é responsável por toda a nossa fala, ou seja, pela compreensão, processamento e composição dela. Essa mesma área é também responsável por alguns dos movimentos da mão.

 

 

A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+