Curiosidades

5 alimentos que não perdem o valor nutricional após serem aquecidos

0
Creamy Mashed Cauliflower with Melted Butter and Green Onions

Sabe quando estamos em casa e bate aquela fominha, mas junto bate também aquela velha preguiça de ter que cozinhar alguma coisa? Pois é, nesses momentos, tendemos a recorrer a algumas sobras de comida que estão na geladeira, não é verdade? E como estamos com preguiça de causar qualquer rebuliço na cozinha, corremos para os braços do nosso velho amigo, o micro-ondas.

É fato que o que fazemos não está correto, afinal, mesmo saciando a vontade de comer, não estamos ingerindo o devido valor nutricional. Verdade. Isso acontece porque certos alimentos não retêm seu valor nutricional quando aquecidos pela segunda vez. Embora muitos percam alguns de seus nutrientes ao serem cozidos pela primeira vez, reaquecimentos adicionais eliminam ainda mais a presença destes nutrientes

De acordo com a nutricionista Serena Poon, “quanto mais você refrigerar e reaquecer seus alimentos, maiores serão as perdas de nutrientes, sabor e textura, bem como a proliferação de bactérias”.

Para Abigail Phillips, nutricionista no Children’s Hospital & Medical Center, em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, antes de reaquecer um alimento é extremamente importante observar sua composição. “Geralmente, as vitaminas solúveis em água são as que mais se perdem em meio a tal processo”, explicou a profissional. “As vitaminas C e B são sensíveis ao calor, portanto, reaquecer alimentos que possuem essas fontes de vitaminas é inviável”.

Então, quais alimentos podemos reaquecer? Bom, antes de responder tal pergunta, tenha em mente que a melhor maneira de se manter saudável é ingerir alimentos frescos. Agora, como o universo da alimentação é praticamente infinito, no lugar de listar quais alimentos podem ser reaquecidos, vamos pontuar aqui alguns que não devem ser esquentados novamente. Confira, agora, quais são eles.

1. Brócolis

Estudos apontam que vegetais que contêm vitaminas solúveis em água, como, por exemplo, a vitamina C, perdem parte de seu valor nutricional quando cozidos. O brócolis, portanto, é um dos alimentos que se enquadram nessa categoria. O vegetal, que contém 132 mg de vitamina C por porção, o que está bem acima de sua quantidade diária recomendada, sofre perda de folato quando reaquecido. “O folato ajuda o corpo a formar glóbulos vermelhos saudáveis”, explica Phillips.

2. Batatas

A batata é deliciosa. Mas, assim como o brócolis, o tubérculo também é rico em vitamina C e, por isso, perde bastante seu valor nutricional quando reaquecido. De acordo com os especialistas, uma batata é capaz de fornecer cerca de 27 mg de vitamina C, ou seja, 45% do valor diário exigido.

3. Ovos cozidos

Ovos cozidos é um dos pratos mais famosos que existem no mundo. Mas reaquecê-los não é nada saudável. Primeiro, se esquentarmos um ovo cozido no micro-ondas, as proteínas da gema criariam bolsões de água durante o aquecimento e, com isso, podem acarretar uma explosão. Segundo, se o reaquecemos, reduzimos a atividade antioxidante. Para quem não sabe, as gemas dos ovos possuem dois antioxidantes muito importantes para a saúde dos olhos: a luteína e a zeaxantina. Ambas protegem os olhos da luz solar e reduzem significativamente o risco de degeneração macular e do surgimento da catarata.

4. Óleo vegetal

Azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de soja e outros… “Todos contêm ácidos graxos insaturados”, revela Phillips. “Quando expostas ao calor e, em seguida, resfriadas, essas gorduras, saudáveis ​​para o coração, começam a formar ligações diferentes e podem provocar inflamações no corpo e ocasionar doenças cardíacas”, pontua a profissional.

5. Peixe

“Se você come peixe para compensar a anemia ou a deficiência de B6, preste atenção. O peixe, particularmente o atum albacora e o salmão vermelho, contêm a piridoxina, também conhecida como B6, a qual é muito sensível ao calor. Portanto, toda vez que você reaquecer um peixe, a piridoxina vai sendo eliminada”, explica Phillips.

Historiadores encontraram um sistema que manteve os canais de água limpos

Matéria anterior

Essa carta que estava perdida há muito tempo mostrou que Einstein previu a descoberta dos super sentidos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.