5 coisas que existirão no próximo milênio (de acordo com a ciência)

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      18/12/15 às 18h10

Como o mundo será em 1.000 anos? Parece uma pergunta absurda até mesmo de se perguntar, especialmente devido as mudanças drásticas que o nosso mundo tem a cada 100 anos. É excessivamente ambicioso pensar que nós temos a capacidade de especular coisas para um período tão distante mas, é possível.

Muitos cientistas acreditam que pessoas que estão vivas hoje, ainda poderão estar, de alguma forma, vivas daqui há 1.000 anos. Os especuladores são visionários tecnológicos que estão pensando em caminhos que a sociedade terá nesse futuro distante.

Confira a seguir o que pode ter em nosso planeta no ano 3015:

Um futuro com aliens

40

O contato com outras espécies, outras civilizações? Com os avanços tecnológicos que temos atualmente, um futuro com aliens pode, de fato, estar no nosso horizonte. Cientistas acreditam que os avanços na tecnologia em breve permitirão que o ser humano vá mais longe no espaço, onde poderemos encontrar outros planetas e outras formas de vida.

O futuro da Terra?

41

Quando as pessoas pensam no futuro, elas tendem a pensar no planeta Terra e as marcas que estamos deixando em seus oceanos e florestas. Quais terras serão engolidas pela elevação do nível do mar? Quais serão as mudanças climáticas? Como sustentar uma população em rápido crescimento no que diz respeito à alimentação, combustível e recursos naturais?

Muitos pessimistas preveem o pior (muitos duvidam que vamos sobreviver mais 1000 anos). A ganância material está destruindo os recursos da Terra mais rápido do que muitos imaginam. O futuro, neste sentido, soa um pouco sombrio, mas os cientistas acreditam que a tecnologia vai ajudar a resolver muitos problemas ambientais. Ainda assim, quem pode parar asteroides e cometas de colidirem com a Terra? Que tipo de futuro existe para a Terra?

Soluções em energia e as preocupações ambientais?

42

Ray acredita que as preocupações ambientais e de energia podem, e vão, ser resolvidas com soluções tecnológicas no futuro. A Terra não vai se transformar em um poluído e superlotado deserto mas em vez disso, acredita-se que a nanotecnologia será capaz de limpar os danos ambientais, atender às nossas necessidades de energia, purificar a água e ar e capturar a energia do Sol através de painéis solares e muitos recursos.

Problemas de crescimento da população?

44

1.000 anos a partir de agora, a população mundial é estimada em cerca de 14 bilhões. Embora tais previsões não sejam precisas, a preocupação é real. A engenharia de alimentos busca resolver o problema da fome e de reestruturar a crescente necessidade alimentar do mundo.

Tecnologia do futuro

45

Cientistas chamam de "singularidade", o processo em que a tecnologia em si vai se confundir com criações da natureza. A tecnologia emergente não muda somente nós, mas vai mudar tudo. Haverá um tempo em que poderemos usar o espaço em si para gerar energia.

Indo um passo adiante, a tecnologia que será criada vai ser mais inteligente do que nós. O que fazer então? Simples: fundir-se com que a tecnologia a fim de competir com ela. Devido aos nossos processos evolutivos mais lentos, seremos capazes de sobreviver contra diversas adversidades.

Via   TopTenz  
Imagens TopTenz
Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+