
Apesar de várias precauções, os atores passam por vários riscos nos sets de gravações. É comum, até em cenas pequenas, dublês serem utilizados para substituí-los, mas nem sempre a segurança é capaz de evitar acidentes graves durante as gravações dos filmes. Infelizmente, houveram alguns casos fatais. O ator Brandon Lee sofreu um terrível acidente durante as gravações do filme O Corvo, e acabou falecendo. E até mesmo os dublês que são treinados para cenas perigosas não escapam dos acidentes. Recentemente, durante as gravações de Deadpool, a dublê Joi ‘SJ’ Harris, acabou falecendo depois de um acidente de moto.
Muitos atores preferem fazer as cenas por conta própria, sem a ajuda de dublês, e em alguns casos, acabam se ferindo. Veja 5 filmes em que os atores foram colocados em perigo durante as gravações:
Você provavelmente pensa que um filme como “O Mágico de Oz” seja inofensivo. Buddy Ebsen foi originalmente escalada como Tin Man, mas sofreu uma reação alérgica quase fatal com a tinta de prata usada e foi hospitalizada. Jack Haley assumiu o papel com outro tipo de tinta, mas mesmo assim conseguiu alguns ferimentos com a fantasia. Além disso, Ray Bolger quase torceu um tornozelo durante um número de dança, Margaret Hamilton sofreu uma reação alérgica à tinta verde como a bruxa Wicked e, também já sofreu queimaduras em seu rosto durante as gravações.
Em “Jogos Vorazes”, a atriz Jennifer Lawrence insistiu em gravar as cenas mais perigosas, e sofreu alguns ferimentos no meio do caminho. No segundo filme, ela teve uma infecção no ouvido após ser atingida por um jato forte de água. Liam Hemsworth, Michelle Forbes e Sam Claffin ficaram machucados após cenas de ação. O momento mais perigoso, definitivamente, foi no terceiro filme, na cena em que a Katniss escapa de um túnel em chamas. Uma máquina de neblina não funcionou e a Jennifer inalou enormes quantidades de fumaça e desmaiou. Por sorte, os membros do elenco perceberam que ela estava atrasada demais e conseguiram resgatá-la antes que algo mais sério acontecesse.
Na cena em que Soshanna (Melanie Laurent) planeja queimar o teatro com nazistas de alto escalão, o fogo utilizado nas gravações começou a perder o controle, chegando perto dos atores. O diretor Quentin Tarantino não podia gritar “corta”, pois essa era a única chance que eles tinham de fazer a cena funcionar. O resultado foi que o fogo acabou derrubando a plataforma principal e a bandeira da suástica, e quase acabou atingindo alguns atores.
O diretor de “O Regresso”, Alejandro G. Inarritu decidiu gravar o filme em áreas remotas do Canadá e Argentina. As temperaturas eram tão baixas que o ator Leonardo Dicaprio afirmou que o longa teve algumas das piores gravações que ele já fez. Os atores tiveram que suportar mergulhos em águas geladas, correr em colinas, e cenas de ação que deixaram o elenco furioso. Chegou ao ponto do ator Tom Hardy questionar o diretor sobre o risco que ele estava fazendo o elenco tomar. “O Regresso” foi um sucesso, e no final das contas, os riscos valeram a pena.
https://www.youtube.com/watch?v=9hXH0Ackz6w
Durante todos os filmes da saga de Harry Potter, houveram muitas cenas de aventuras em que os atores e dublês se arriscaram. Em uma cena aérea de explosão, David Holmes, dublê do Harry Potter sofreu danos da coluna e acabou ficando paralítico. Além dessa tragédia, houveram outros acidentes pequenos.
Gostou da matéria? Comente e compartilhe.





