Fatos Nerd

5 momentos em que histórias em quadrinhos previram o futuro

0

Desde sua criação, as histórias em quadrinhos foram encaradas de vários ângulos. Mais que apenas um meio atrativo de entretenimento, a nona arte também foi vista como forma de escapismo, uma ferramenta de aprendizado e uma maneira de fornecer comentários e reflexões sobre assuntos sociais e/ou políticos relevantes para a época. Agora, uma forma que as histórias em quadrinhos raramente são vistas é como livro histórico, algo que, talvez com o tempo, possa mudar.

Acontece que, há tantas situações presente em inúmeras páginas de diversos títulos que, em certos momentos, paramos e nos perguntamos se elas não são – de certa forma – um roteiro do futuro. Chega a ser bastante curioso o tanto de menções aos tempos atuais que podemos encontrar em quadrinhos um pouco mais antigos. Pensando nisso, selecionamos alguns desses casos intrigantes.

5 – A morte de Diana, a princesa de Themyscira e a do País de Gales

A World Without Wonderwoman 563x500, Fatos Desconhecidos

Nos quadrinhos, heróis morrem o tempo todo, com Mulher Maravilha, o caso não foi diferente. Em 1999, no centésimo vigésimo sexto volume da sua revista, a DC Comics resolveu matar a heroína. No entanto, o que mais intrigante nessa história é a edição saiu apenas três dias antes da princesa de Gales sofrer um fatal acidente de carro. Para explodir ainda mais a mente, ambas eram princesas, Mulher Maravilha de Themyscira, uma ilha e Lady Di da País de Gales, uma península e ambas tinham o mesmo nome. Coincidência?

4- Batman de 1986 prevê tiroteio no cinema

1060x600 7287416e80922620fccb76fdf86fa724 600x340, Fatos Desconhecidos

Em 2012, o lançamento de O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi marcado por um trágico incidente em Aurora, Colorado, Estados Unidos. James Egan Holmes, um homem mentalmente doente, entrou no cinema Century e disparou vários tiros contra as pessoas, deixando um total de 70 feridos e 12 mortos. Essa tragédia lembra, em certos pontos, uma passagem dos quadrinhos de O Cavaleiro das Trevas, na qual um lunático também abre fogo contra os espectadores em cinema pornô.

3- Marvel e o blackout de Nova York em 1977

Spider Man New York Blackout Marvel Team Up Wasp1 600x300, Fatos Desconhecidos

Nos dias 13 e 14 de julho de 1977, Nova York foi, literalmente, tomada por uma escuridão. Após uma tempestade de raios, a cidade ficou totalmente sem energia, com exceção do Queens e os bairros de Rockaways, lugares que não faziam parte da mesma rede de abastecimento. Nova York já havia enfrentado situação de apagão antes, contudo, este foi muito mais intenso porque atingiu quase toda a cidade, inclusive o centro. Em consequência, o lugar ficou um caos, com lojas saqueadas, desordem geral e alguns incêndios criminosos. Ninguém poderia prever tal situação, a não ser o time de roteiristas da Marvel Team-Up. Na edição #60 da revista, ocorreu algo bastante semelhante, com o vilão Equinox e sua capacidade de disparar raios de energia. Um deles atingiu um transformador e deixou a cidade no escuro.

2 – O terremoto no Japão também apareceu em Uncanny X-Men

X Men V1 118p 339x500, Fatos Desconhecidos

John Byrne, de alguma forma, consegue criar histórias de quadrinhos que geralmente representam momentos estranhamente condizentes com a realidade. Foi ele quem escreveu a morte da Mulher Maravilha que, curiosamente, foi lançado três dias antes da morte dele. Ele também veio com a história do apagão em Nova York e, não satisfeito, em 1978 previu o terremoto no Japão, de novo, poucos dias antes de acontecer no mundo real. Wolverine estava no Japão, onde seu rival Moses Magnum usa seus poderes para casar um grande terremoto. Dias depois, o país sofreu diversos abalos sísmicos.

1 – Heavy Metal construiu um muro antes de Donald Trump

5lCzyXG 534x500, Fatos Desconhecidos

Toda essa história de levantar um muro na fronteira entre Estados Unidos e México que o atual presidente americano grito aos quatro cantos, porém, essa situação já foi mostrada na revista em quadrinho Heavy Metal. Na edição de julho do ano de 1990, o quadrinho estampou em suas páginas a história intitulado O Muro, uma barreira é levantada para manter os camponeses longe da cidade. A história prevê o próprio Donald Trump e Harry Hemsley conspirando para tornar o mundo um lugar muito pior.

O que achou da lista? Conhece mais algum outro caso que caberia aqui? Então compartilhe com a gente!

5 personagens que precisam estar nos filmes do Spider-Verso

Matéria anterior

Conheça a estranha história da montanha famosa por ‘comer homens’

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Fatos Nerd

Comentários

Comentários não são permitidos