Curiosidades

5 países mais difíceis para se tirar a carteira de motorista

0

Uma das coisas que as pessoas mais aguardam é a chegada da maioridade, para que, assim, finalmente, possam tirar a sua carta de habilitação. Esse documento dá a liberdade de dirigir para qualquer lugar, sem se preocupar com a fiscalização, desde que não esteja se infringindo qualquer lei.

Basicamente, dirigir, para muitos, é uma coisa terapêutica. Do mesmo modo, também pode dar uma sensação de liberdade. Mas esse é um hábito que pode ser bastante perigoso, caso realizado de forma imprudente ou ainda sob efeito de algum entorpecente.

Mas até conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aqui no Brasil, é preciso passar por um processo. O candidato tem que fazer exame médico e psicológico. Além de assistir a 45 horas de aulas teóricas e fazer mais de 20 horas de aulas práticas, tendo que uma ser necessariamente à noite.

Nas aulas práticas, o candidato é observada pelo instrutor. E depois desse período tem a prova, que também acontece de forma prática. Mas antes de ir para este teste é preciso passar em um exame teórico.

Todo o processo parece longo? Sim, realmente é. Mas todo esse roteiro  de preparação para poder dirigir no Brasil é bem simples quando comparado ao de outras nações. Mostramos aqui os países mais difíceis para tirar a carteira de motorista.

1 – Alemanha

Para as pessoas que querem pegar no volante na Alemanha têm algumas complicações. Como por exemplo, o número de tentativas. Os alemães possuem somente três oportunidades, com o intervalo de duas semanas entre elas.

O teste prático é conduzir o veículo por aproximadamente 40 minutos sendo observado pelo avaliador. E, caso o futuro condutor não passe nessas três tentativas, as novas provas terão o tempo entre elas aumentado gradativamente.

2 – África do Sul

Esse país leva em conta alguns requisitos mais exigentes do que aqui no Brasil. Na prova prática, os alunos precisam verificar se não há vazamentos no carro antes de começarem.

Além disso, se eles não puxarem o freio de mão da forma certa, ou deixar o carro ir para trás, nem que seja um pouquinho, na hora da rampa, são reprovados imediatamente.

3 – Finlândia

O processo na Finlândia foca em preparar os futuros motoristas para dirigir com segurança em qualquer clima. Por isso, os alunos devem fazer autoescola e ter aulas em pistas com condições escorregadias, seja com gelo ou neve no solo.

E para conseguir a carteira de motoristas a etapa final tem dois testes. Um é feito no verão e outro no inverno. Tudo para conseguir avaliar o futuro condutor nas duas condições climáticas. Todo o processo leva, pelo menos, seis meses.

4 – Austrália

Quem tem vontade de dirigir no país tem que passar por um processo longo na autoescola. A carga é bem maior do que a brasileira. São 120 horas de aulas ao volante para que a pessoa possa fazer o exame prático, que coloca os alunos em pistas de alta velocidade.

Além disso, na Austrália, o processo não é o mesmo em todo o país.

5 – Japão

No Japão, o processo para tirar carteira de motorista examina de forma severa os candidatos para ver se conseguem seguir as regras para completar o percurso de avaliação.

Se o aluno ultrapassar os 30 quilômetros por hora em algum momento do teste, avançar o sinal vermelho, não se manter na faixa da esquerda ou não parar o carro por tempo suficiente para verificar se pedestres estão vindo, o candidato é reprovado automaticamente.

Dinossauros grandes estavam sujeitos à extinção antes do asteroide

Artigo anterior

7 momentos super engraçados de ”Brooklyn 99” para assistir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido