• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 razões que provam que os alienígenas não são nada parecidos com a gente

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      02/12/15 às 18h35

Considerando o tamanho do universo, as chances de que vida extraterrestre exista em algum lugar são bastante grandes. Alguns cientistas acreditam mesmo que nós vamos encontrar vida em outro planeta até em 2040.

Mas, como será uma forma de vida alienígena inteligente? A representação popular de aliens querem nos fazer crer que eles são humanoides baixinhos, cinzas com grandes cabeças, não muito diferentes na aparência dos seres humanos.

Abaixo, nós listamos 7 razões pelas quais espécies exóticas inteligentes não seriam nada parecidas como nós.

Gravidade diferente

40

A gravidade é um fator chave que influencia o desenvolvimento de todos os organismos. Além de limitar o tamanho dos animais terrestres, a gravidade também força uma série de adaptações muito específicas. Podemos ver evidências disso aqui mesmo na Terra. Organismos que fizeram a transição da água para a terra tiveram que desenvolver membros e esqueletos complexos, porque eles não tinham mais a flutuabilidade da água para compensar a força da gravidade.

Atmosfera diferente

41

Similar à gravidade, a atmosfera é outro fator importante para o surgimento da vida e suas características. Por exemplo, artrópodes que viveram durante período carbonífero da Terra, cerca de 300 milhões de anos atrás, eram significativamente maiores do que os seus artrópodes modernos, graças ao oxigênio atmosférico que era 35 por cento contra 21 por cento do atual.

Eles são baseados em um elemento diferente

42

Praticamente toda a vida na Terra tem três requisitos bioquímicos: Carbono, água e DNA para passar a informação genética para seus descendentes. Mas seria muito "geocentrismo" de nós assumir que a vida em todo o universo segue estas mesmas regras, quando poderia ser baseado em princípios completamente diferentes.

Na Terra, todos os seres vivos são compostos de grandes quantidades de carbono. No entanto, é perfeitamente possível que outros elementos possam tomar o seu lugar como o silício. Os cientistas, incluindo Stephen Hawking e Carl Sagan têm discutido essa possibilidade.

Não precisam de água

43

Como mencionado acima, a água é outra exigência para toda a vida na Terra. A água é necessária porque existe em forma líquida através de uma grande gama de temperaturas, é um solvente eficaz, atua como um mecanismo de transporte e permite que as reações químicas aconteçam. Mas isso não significa que outros líquidos não possam tomar o seu lugar em outras partes do universo. O substituto mais popular para a água seria o amoníaco líquido pois ele compartilha muitas das qualidades da água.

Eles têm uma forma alternativa de DNA

44

A terceira peça-chave no quebra-cabeça da vida na Terra é uma maneira de armazenar informação genética. Durante muito tempo, nós acreditamos que só DNA é capaz de fazer isso. Os cientistas recentemente criaram uma alternativa sintética ao DNA chamado ácido nucleico XNA.

Assim como o DNA, o XNA é capaz de armazenar e transmitir informação genética. Além de ter uma forma alternativa de DNA, a vida alienígena também poderia produzir e usar proteínas diferentes. Toda a vida na Terra utiliza uma combinação de apenas 22 amino ácidos para a produção de proteínas, mas existem centenas de aminoácidos que ocorrem naturalmente.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Listverse  
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+