5 seres vivos que são biologicamente imortais

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      18/12/15 às 19h18

Desde criança todos nós ouvimos que a única certeza da vida é a morte, todo mundo vai morrer. A morte nos causa muito medo e quando alguém próximo a nos morre é algo muito triste. Mas o que você faria se fosse imortal? Atualmente o ser humano ainda não descobriu uma forma de ser eterno, mas já existem alguns animais que tem o dom de serem imortais.

Os cientistas consideram como seres imortais, o não envelhecimento das células corporais, isso é, com o passar dos anos o corpo físico de alguma coisa não se altera em absolutamente nada, esses seres então, são considerados biologicamente imortais. Os animais dessa lista são biologicamente imortais, isso significa que eles só podem morrer caso sejam comidos por algum outro animal, peguem alguma doença grave ou coisas do tipo, de outra forma eles podem viver dezenas, centenas e até mesmo milhares de anos, sem envelhecer:

1-Lagostas americanas

lagosta

Um dos animais que você menos espera está na lista. As lagostas continuam crescendo após a maturidade, ao contrario de muitos animais, além de poder regenerar uma parte de seu corpo caso perca ela. Esses dois fatores fazem com que as lagostas sejam consideradas imortais. Tudo isso pode ser explicado pela enzima, telomerase, que atua reparando o DNA. A grande diferença dos outros vertebrados que também tem essa enzima é que a lagosta produz ela adulta e os outros apenas na fase embrionária, portanto é como se as lagostas fossem eternas adolescentes.

2-Turritopsis dohrnii (um tipo especifico de água-viva)

agua viva

Esse tipo de água viva tem um processo único de "imortalidade". Quando chega a maturidade a invés de começar a envelhecer ela começa a fazer o contrário. Ela pode voltar ao seu estágio inicial e quando finalmente chegar a ser um "bebê" ela volta a crescer tornando-se assim supostamente imortal. O problema é que a maioria delas morrem de alguma doença no meio do processo, mas isso significa que em um ambiente ideal, elas seriam imortais.

 3-Alguns moluscos

perola

Alguns moluscos tem a capacidade de viver por muitos e muitos anos. Não se sabe exatamente qual é o tempo máximo que um desses seres podem viver e nem a causa dessa grande longevidade, mas pesquisadores já chegaram a conclusão de que eles são capazes de viver ao menos 500 anos.

4-Planarian Flatworm

planaria

As planárias são vermes que tem uma incrível habilidade de regeneração. Quando acontece algum acidente e elas são cortadas por exemplo, acabam regenerando todo o corpo de novo. O mais incrível é que mesmo que sobre apenas uma pequena parte do seu corpo, ela é capaz de regenerar completamente com a mesma "memória" de sua vida.

5-King Clone

rei clone

Apesar de não ser um animal, essa planta é um raro exemplo de imortalidade, a King Clone, se duplica, dessa forma se mantendo viva por vários e vários anos. Para ser um pouco mais preciso e te mostrar exatamente do que estamos falando, essa planta da imagem tem assustadores 11.700 anos, bizarro não? Caso não ocorra nenhum fator externo, como incêndio ou algum predador, essa planta pode viver eternamente.

O que achou desses seres que diferente de nós seres humanos, podem viver para sempre? Incrível como cada um é imortal do seu jeito. Quem sabe no futuro podemos estudar esses meios para nos tornar eternos.

Via   Morgna249     BBC  
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+