5 truques de sobrevivência russos que todo mundo deveria conhecer

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      14/09/15 às 19h38

O ser humano se caracteriza por sua capacidade de adaptação ao meio desde o início da sua existência. Com o avanço da tecnologia, que facilitou bastante a maneira com que vivemos, acabamos deixando o instinto de sobrevivência de lado. No entanto, ele ainda existe.

Prova disso é um vídeo postado por um canal russo que mostra algumas técnicas de como sobreviver em situações difíceis. Talvez você conheça uma ou outra técnica para sobreviver, mas acredite, é sempre bom conhecer outras.

A seguir, você vai poder conferir como limpar água contaminada ou como cozinhar de maneira improvisada. Depois da leitura, as suas chances de sobreviver a situações com risco iminente de morrer vai aumentar bastante. Duvida? Então confira:

1 - Limpar água suja

áuga

Para limpar a água suja e contaminada e deixá-la apta para consumo, você pode colocá-la em um recipiente vazio e usar uma tira de lã, tecido de algodão ou outro material absorvente, com uma ponta na água e outra dentro de outro recipiente.

Com o tempo, a tira vai absorver a água e levá-la ao outro recipiente, mas sem a sujeira. Mesmo assim, pode ser que ela ainda possua microrganismo que fazem mal à saúde.

fogo

 

Para combatê-los, você pode usar uma pilha, uma folha laminada, como as de embalagens de alimentos, e um pedação de algodão.

Corte o papel no formato de um retângulo, com um afunilamento exatamente na metade dele. Coloque o algodão na parte afunilada e conecte cada ponta do papel nas pontas da pilha. O fogo vai se formar rapidamente.

2 - Colher improvisada

colher

Você pode usar uma garrafa pet para criar colheres. Basta recortar a garrafa no formato do utensílio como mostra a imagem. Com apenas uma garrafa você poderá produzir várias colheres. Use o fogo de uma vela para queimar as extremidades da colher e evitar que ela possa ser cortante.

3 - Vela orgânica

vela

No truque anterior, você provavelmente se perguntou como conseguir uma vela com poucos recursos. Com a casca de uma laranja e um pouco de óleo você pode ter a sua própria vela. Basta usar a parte de baixo da casca de uma laranja cortada ao meio, colocar um pouco de óleo dentro dela e colocar fogo no fio branco da própria casca.

4 - Mini fogão

encaixar

Se você precisar ferver um pouco de água sem fazer uma fogueira, pode utilizar duas latas de refrigerante. Corte as latas a uma altura aproximada de 5 a 7 centímetros do fundo, formando uma espécie de pequenos copos. Depois disso, encaixe as duas, criando uma estrutura fechada.

furos

 

Faça furos na parte de cima, injete álcool ou outra substância parecida dentro da estrutura, aqueça o fundo para que a substância comece a evaporar e acenda na parte de cima. Uma chama será formada e vai continuar queimando.

fogo

5 - Fazer uma bússola

bússola

Se você estiver perdido e não tiver nenhuma bússola para te guiar, pode usar uma agulha, um prato ou um recipiente semelhante, e uma folha de qualquer árvore.

Encha o recipiente com água e coloque a folha dentro dele, de maneira que ela possa boiar. Em seguida crie atrito com a agulha, esfregando na sua roupa, por exemplo, fazendo com que ela fique magnetizada. Depois, coloque a agulha sobre a folha e ela vai mostrar a direção.

Gostou? Se tiver curiosidade, você pode ver o vídeo completo, em russo, abaixo:

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+