5 truques incríveis e curiosos que só precisam de água para dar certo

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      12/11/14 às 18h37

Está a fim de impressionar seus amigos e já se cansou dos truques com cartas de baralho (clique se você não viu)? Então você veio ao lugar certo! Hoje vamos ensinar algumas formas interessantes de se tornar o centro das atenções usando água como a fonte de toda "mágica".

Ficou interessado, não é mesmo? Então confira a lista abaixo e conheça alguns truques infalíveis que vão divertir você e seus amigos e, de quebra, vão fazer vocês entenderem um pouco mais sobre física e química.

Veja só:

1. Bexiga à prova de chamas

1

Sabe como fazer uma bexiga "mágica", que não estoura se colocada sobre uma chama de vela? Fácil: basta encher uma bexiga com água. Mas, claro, não vale deixar o balão exposto ao fogo por muito tempo ou ele não vai resistir ao calor. Quem entende do assunto explica que isso acontece porque a água, dentro da bexiga, absorve o calor da chama e evita que a borracha se aqueça e se rompa.

2. De um copo para o outro

2

Para deixar seus talentos mágicos virem à tona e fazer esse truque você vai precisar de um cartão e dois copos, daqueles de tequila: um com água e outro com uísque. Agora, para fazer dar certo, é preciso ter precisão ou tudo vai acabar escorrendo sem que você veja o fenômeno acontecendo. Isso porque você vai ter que colocar o cartão sobre o copo com a bebida.

Bom, espera-se que o cartão fique presso por uma pressãozinha, porque você vai precisa "encaixar" tudo isso sobre o copo com água. Se nada escorrer e acabar com seu experimento logo de cara e você conseguir empilhar todos os itens, é hora de virar para que o copo com o uísque fique embaixo.

Depois disso tudo você, então, só vai precisar afastar um pouquinho o cartão para que abra uma passagem, permitindo o processo de troca acontecer. Durante mais ou menos 10 minutos, como você vai ver, o que estava em cima passa para o recipiente de baixo e vice-versa. Pesquisadores dizem que isso acontece devido à diferença de densidade entre os líquidos, o que vai a água descer, por ser mais densa; e a bebida subir, já que é menos densa.

3. Pimentas intocáveis

3

Gostou do efeito repelente do experimento? Tudo que você precisa fazer é encher uma vasilha com água e jogar um pouco de pimenta-do-reino em sua superfície. Dai, você molha a ponta do dedo com um pouco de detergente e o coloca no centro do recipiente. Pronto!

A explicação para isso é que a pimenta flutua sobre o líquido devido ao efeito chamado tensão superficial, uma parada lá dos livros de física. O detergente, por outro lado, funciona como repelente porque se trata de uma substância que interfere nas ligações de hidrogênio que existe entre as moléculas de água e acaba rompendo a tensão (isso já é coisa das aulas de química). Isso tudo faz com que as moléculas de água se atraiam de forma irresistível, indo de encontro à borda da vasilha e levando junto as partículas da pimenta. Entendeu?

4. Garrafa antigravidade

4

Essa realmente parece mágica e, como os outros truques, é super fácil de fazer. A tal garrafa antigravidade, no caso, não passa de uma garrafa de vidro (transparente, claro, ou não vai ter graça) parcialmente cheia de água, com uma malha de metal presa em sua abertura. Em seguida, é só terminar de encher o recipiente, até a boca; cobrir o buraco com uma das mãos e virar a garrafa de cabeça para baixo. Depois é só dar um tempinho e pronto, você pode colocar palitos nos vãos da malha que nada vai escorrer.

Porque isso acontece? Por que forças coesas da água criam uma espécie de membrana na malha metálica, o que impede que a água derrame. Somado a isso existe também a pressão do ar do ambiente, que é maior do que a pressão das pequenas bolsas de ar que estão dentro do recipiente e ajuda a manter tudo no interior da garrafa. Por outro lado, como os palitos são menos densos que o líquido, eles conseguem entrar numa boa e ainda flutuar.

5. Ilusão de ótica

5

Essa é muito boa e pode realmente dar um nó na cabeça das pessoas. Isso porque a água que está no copo consegue distorcer a imagem das setas e "virá-las" para o outro lado. Aliás, isso acontece porque a luz acaba sofrendo o efeito da refração, que basicamente a faz desviar quando ela atravessa o copo d'água, um meio diferente sobre o qual ela estava agindo. Esse mesmo efeito seria alcançado, por exemplo, se fosse usada uma lupa para desviar a luz em direção ao centro do copo.

E aí, dá para "fazer uma graça" para os amigos com esses truques, não é mesmo?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+