Vírus que deixa pessoas mais ''estúpidas" é descoberto

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      12/11/14 às 18h35

Quando alguém te chamar de 'idiota' você pode tentar culpar esse vírus. Foi descoberto que o vírus ATCV-1, nunca antes observado em pessoas saudáveis, afeta as funções cognitivas, incluindo o processamento visual e a percepção espacial. Os cientistas da Escola de Medicina Johns Hopkins e da Universidade de Nebraska se depararam com a descoberta quando eles estavam realizando um estudo não relacionado em micróbios da garganta.

Surpreendentemente, os pesquisadores encontraram DNA nas gargantas de indivíduos saudáveis ??que combinavam com o DNA de um vírus conhecido para infectar as algas verdes. O Dr Robert Yolken, um virologista que liderou o estudo original, disse: "Este é um exemplo notável que mostra que os micro-organismos 'inócuos' que carregamos podem afetar o comportamento e a cognição.

[caption id="attachment_19973" align="alignnone" ]Esse é o vírus que deixa as pessoas mais "estúpidas". Esse é o vírus que deixa as pessoas mais "estúpidas".[/caption]

 

"Muitas diferenças fisiológicas entre a pessoa A e a pessoa B são codificadas no conjunto de genes que cada um herda dos pais, mas algumas dessas diferenças são alimentadas pelos vários micro-organismos que portamos e a forma como eles interagem com os nossos genes.", afirma Yolken. Dos 90 participantes do estudo, 40 testaram positivo para o vírus ATCV-1.

Aqueles que testaram positivo se saíram pior em testes destinados a medir a velocidade e a precisão do processamento visual. Eles também obtiveram pontuações inferiores em tarefas destinadas a medir a atenção.

twerk-fail

Os corpos dos humanos contêm trilhões de bactérias, vírus e fungos. A maioria são inofensivos, mas existem também os vírus e bactérias que já espalharam doenças mortais. Os resultados desta pesquisa mostram que existem alguns micróbios que podem ter um impacto negativo sobre as funções cognitivas, embora deixem os indivíduos saudáveis. Os resultados do estudo foram publicados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+