6 coisas perigosas que você faz na internet sem perceber

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      30/06/15 às 13h57

A maioria das comunicações tradicionais de mídia, como telefone, música, cinema e televisão estão sendo remodeladas ou redefinidas pela internet, dando origem a novos serviços. O acesso a um grande número de informações disponível às pessoas, com ideias e culturas diferentes, pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas além de trazer perigos.

O mundo digital cada vez mais faz parte de nossas vidas. Nós usamos smartphones e computadores a todo o instante, o que faz com que nossos dados passem de mão em mão (ou de computador para computador).

Muitas vezes pode acontecer de nossas informações caírem nas mãos de pessoas com más intenções que acabam por viralizar nossa vida em grupos do WhatsApp ou 4Chan sem a nossa autorização. Para manter sua vida online mais segura, destacamos 7 hábitos que a maioria das pessoas têm na web e que precisam ser repensados. Confira:

Você usa senhas totalmente idiotas

5
"123456", "senha", "admin", sua data de aniversário, seu número de celular. Todas essas são senhas totalmente manjadas e fáceis de adivinhar. São também as mais comuns e o maior motivo de contas invadidas pelo mundo afora. Como criar uma senha forte? Ela tem que ter no mínimo 8 caracteres, envolver maiúscula e minúscula, letras, números e caracteres especiais e ser mudada sempre!

Você não usa um navegador que te permite anonimato

6

Se você só quer esconder que você acessou a sites de pornografia ou coisas do tipo, o modo de navegação anônima do Chrome é o suficiente. Mas se você quer evitar que autoridades saibam o que você faz online ou que o Facebook colete seus dados pra vender pra anunciantes, navegadores como o TOR são o mais indicado.

Você não lê Termos de Uso e Privacidade

7

Sim, nós sabemos que eles são longos, chatos e entediantes mas você precisa ler. Diariamente estamos usando serviços que usam nossos dados de maneiras que nem imaginamos. Como brigar com algum serviço por alguma foto ou informação vazada sem saber quais são os direitos e deveres?

Você nunca remove aplicativos conectados à sua conta

8

Sabe aquele teste inocente pra descobrir qual país mais combina com você que te pede pra conectar sua conta do Facebook? Ou aquele aplicativo da moda que você usa uma vez, esquece, mas deixou todas os seus perfis conectados nele? Então, tudo isso pode deixar portas abertas pra que gente mal intencionada acesse suas contas.

Você acha que o que você faz na internet fica na internet

9

Isso é muito comum hoje em dia: 'zueira' na linha do tempo do amigo, namorados trocando fotos íntimas achando que do telefone/computador do parceiro aquela imagem não passa, pessoas abrem seus corações e suas vidas no Facebook porque acham que os posts não vão sair dali, outros tantos postam coisas racistas ou ofensivas em seus perfis achando que só quem é amigo vai ler.

Confiar demais em qualquer pessoa ou grupo pode fazer com que sua vida seja exposta na internet te causando um monte de problemas. Fique esperto com a quantidade de coisas íntimas que você posta por aí.

Você adiciona qualquer pessoa nas redes sociais

10

Por mais que você seja uma pessoa super sociável e que quer ficar amiga do mundo, sair aceitando qualquer pessoa nas suas redes sociais não é uma boa. Tem um monte de espertinhos se aproximando de pessoas online pra conseguir acesso à dados e informações que você não deveria compartilhar com qualquer um.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+