• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 dicas incríveis para tirar fotos igual um profissional

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      12/04/19 às 17h59

As câmeras de smartphones estão ficando mais avançadas a cada nova geração, mas qualidade não é tudo para capturar uma boa foto. Mesmo com os novos e mais intuitivos aplicativos de edição, é necessário entender princípios básicos caso queira extrair o máximo de significados possíveis na fotografia. Até porque as imagens são a linguagem fundamental das redes sociais, especialmente quando estamos falando do Instagram. Para aproveitar ao máximo a tecnologia que você carrega no bolso, apresentamos uma lista com 7 dicas incríveis para tirar fotos igual um profissional. Ou quase.

Com a ajuda de ângulos, cores e saturação, você consegue transmitir a sua personalidade e as mensagens que a fotografia carrega. A foto é mais do que uma imagem: é uma representação cheia de significados por trás. Se você está afim de passar uma mensagem específica, então também é necessário saber como fazer isso. Vamos às dicas, então?

1. Use a regra dos terços

Uma técnica fundamental na fotografia é a "regra dos terços", que consiste na utilização de linhas imaginárias dentro do campo imagético. O alinhamento é feito de forma horizontal e vertical, com o objetivo de organizar a posição dos objetos, de pessoas e da paisagem fotografada. Caso queira dar uma maior sensação de espaço e movimento, é sugerível usar o campo fora do centro. Ou seja, em alguma das linhas laterais. A maioria dos aplicativos de câmera, incluindo os de dispositivos Android e iOS, tem a opção de exibir uma grade de três por três. Use-as e abuse. Dessa maneira, você vai tirar fotos igual um profissional mesmo. Até porque a regra dos terços é um dos fundamentos da teoria sobre a fotografia.

2. Lembre-se da iluminação

A iluminação é o aspecto mais importante da fotografia. Se você estiver usando seu telefone para tirar fotos, é provável que você esteja em uma situação em que as fontes de luz estejam mais ou menos fora de seu controle. Como tal, é importante aproveitar o que se tem. Outro ponto importante: saiba quais são os melhores momentos para capturar a foto. A luz natural, advinda dos raios solares, tem os seus altos e baixos ao longo do dia. No entanto, geralmente em torno das 16h-17h, é o período em que a iluminação está mais concentrada e dinâmica.

3. Aproxime-se para contemplar todo o "cenário"

Às vezes, é importante "entrar no meio da ação", desde que não corte parte do que você queira fotografar. Preencha o quadro com "o alvo" da foto para que o espaço não seja desperdiçado. Quanto mais próximo você estiver, melhor você poderá exprimir o sentido por trás da captura. Caso queira fotografar a paisagem, utilize a mesma dinâmica, mas não se aproxime tanto assim. Esteja perto de maneira pontual para que nenhum objeto desnecessário apareça na imagem.

4. Use o flash somente quando for necessário e evite-o quando estiver à noite

O flash tende a tornar as fotos do smartphone piores do que a gente imagina. Use somente quando não houver plano B. A luz exagerada do flash pode criar contratempos indesejados, como olhos brilhantes ou pele excessivamente iluminada. Se você realmente precisar de uma fonte de luz artificial, considere um acessório de lâmpada LED que permite ajustar a temperatura.

Se o dia estiver extremamente claro, com o sol criando sombras fortes sobre o alvo da fotografia, ligue o flash sem dó e nem piedade. Ao forçar a luz extra sobre o que você quer colocar na foto, você será capaz de preencher as sombras e criar uma exposição uniforme.

5. Saiba o que você quer colocar no centro da fotografia

Antes de dar o "clique final", saiba exatamente sobre o que você quer fotografar. Ou seja, tenha em mente qual é a imagem exata que deve ser colocada no centro da imagem. Se oriente pela regra dos três terços, explicada no item 1. Não se esqueça de que olhar dos "espectadores" vai direto para o centro da foto, ok? Para tirar fotos igual um profissional, é necessário ter um pensamento prévio, sem se ancorar nos instintos.

6. Experimente diferentes formas de edição e de filtro

Se você não tem paciência para aplicativos de edição, não tem problema algum. Com as ferramentas do Instagram, você tem o necessário para balancear a estrutura da sua imagem. Você pode começar experimentando filtros diversos e calibrando-os de maneira a ficar o mais parecido com o que quer alcançar. Quer um efeito mais "natural"? Suavize os filtros e depois diminua a saturação pelo próprio Instagram. Se você quer um efeito mais avermelhado, use um filtro forte e depois vá em "cores" e escolha um tom mais vermelho. Não se contente apenas com um filtro ou um tipo de ferramenta do aplicativo. Teste até encontrar aquilo que busca. Com o tempo, vai ficando mais intuitivo. Isso que é tirar fotos igual um profissional.

7. Não use o zoom digital pois compromete a qualidade da fotografia

Outra coisa que deve ser evitada a todo custo é a função de zoom digital na câmera do seu celular. Elas não funcionam da mesma maneira do que em uma câmera convencional. A qualidade sai completamente prejudicada. Além disso, o zoom digital nos celulares faz com que os "alvos" pareçam mais próximos, mas com perda de "fidelidade". Evite.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+